Encontro no Acre marca intercâmbio entre Brasil e Peru

Evento de confraternização, esporte, cultura e lazer reuniu sócios da União do Vegetal de ambos os países e integrou a programação de 20 de anos de fundação do Núcleo Jardim Real

Herley da Luz Brasil* 
Jacqueline Pinheiro** 

| 20 setembro, 2018

Irmandade do Núcleo Encanto da Rosa presente no evento | DMC/Núcleo Jardim Real.

A 7ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal realiza, anualmente, em Rio Branco (Acre), um encontro de Confraternização, Esporte, Cultura e Lazer com a participação da irmandade dos diversos Núcleos que a compõem e visitantes – pessoas da sociedade local e sócios de outras regiões da UDV. Neste ano, o Encontro foi realizado nos dias 6, 7 e 8 de setembro, no Núcleo Jardim Real e teve um caráter internacional. A abertura da festividade, que ocorreu na noite do dia 6, contou com a presença de autoridades civis e religiosas e foi marcada pelo significativo momento de intercâmbio cultural, com a presença de 20 irmãos sócios da Distribuição Autorizada de Vegetal de Cuzco e Lima, em Peru.

A cada ano, um dos Núcleos da 7ª Região realiza a atividade que ocorre, geralmente, no quarto final de semana de agosto, em homenagem ao aniversário de Mestre Luiz Máximo (comemorado em 25 de agosto), considerado o patriarca da Região, fundador do Núcleo João Lango Moura, que bebeu vegetal com o Mestre Gabriel durante algum tempo. O encontro vem sendo realizado há cerca de 30 anos.

Após as falas de abertura, o público assistiu a duas apresentações culturais, sendo a primeira, número de ginástica rítmica pelas crianças da Orientação Espiritual do Núcleo Jardim Real; a segunda, a “danzaschumbivilcas”, dança típica da província Chumbivilcas – do Departamento de Cusco – apresentada por crianças e jovens da comitiva do Peru. Houve, ainda, a apresentação da banda musical “Se Oriente” e uma praça de alimentação com diversas opções gastronômicas, que funcionou durante os três dias do encontro.

Programação intensa

Visando proporcionar a confraternização, a prática de esportes e a produção artística e cultural, a Coordenação do Encontro realizou uma grande programação contendo torneios de futebol, voleibol, dama, xadrez, tênis de mesa e dominó, bem como partidas de basquete, aulas de yoga e de pilates, tai chi chuan, oficina de teatro, escotismo infantil, apresentação de tecido acrobático e diversas recreações para jovens, adultos, idosos e crianças (pula-pula, futebol de sabão, tobogã etc).

O torneio de futebol aconteceu nos dias 7 e 8 de setembro, em clima de muita alegria, em que todos são considerados vencedores, principalmente, pela harmonia e respeito entre os participantes.

Aniversário

No dia 7 de setembro, comemorou-se o aniversário de 20 anos do Núcleo Jardim Real, oportunidade em que foi realizada uma Sessão de Vegetal, dirigida pelo Mestre Assistente Geral da UDV, Teodoro Irigaray, que veio a Rio Branco com a sua companheira, a Conselheira Maria Irigaray, para participar do Encontro, abrilhantando a festa, com alegria, disposição e bom humor. Na sessão, cinco irmãs peruanas receberam a camisa de sócias da UDV.

*Herley da Luz Brasil é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Jardim Real (Rio Branco-AC); 
**Jacqueline Pinheiro é  integrante do Corpo Instrutivo e Monitora do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Jardim Real (Rio Branco-AC).

 

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *