Departamento de Plantio e Meio Ambiente e Novo Encanto realizam Curso de Sistemas Agroflorestais em Manaus

| 9 outubro, 2018

Juliana Geraldo de Carvalho Hase*

Curso reuniu sócios da União do Vegetal na cidade de Manaus em busca de um mesmo ideal: plantar uma floresta | DMC/2ª Região.

Como plantar uma floresta? Como melhorar a qualidade do Mariri e da Chacrona nos plantios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal? Como produzir alimentos mais limpos e saudáveis para alimentar toda a irmandade, gerando recursos para os núcleos? Como cultivar nossas plantas sagradas e alimentos em mais harmonia com a natureza?

Essas e outras perguntas foram respondidas e abordadas durante o Curso de Sistemas Agroflorestais – Princípios da Agricultura Agroflorestal, realizado pela primeira vez na 2ª Região da UDV. O curso ocorreu nos dias 1 e 2 de setembro de 2018, no Núcleo Mestre Vicente Marques (Manaus-AM), e contou com a participação de 70 sócios, entre monitores e auxiliares do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA) e monitores e auxiliares da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico (NE), entidade parceira da União do Vegetal.

Estiveram reunidos sócios de 13 Núcleos (Amor Vivíssimo, Menino Deus, Princesa Sama, Caupuri, Mestre Angílio, Flor do Norte, Jardim do Norte, Mestre Vicente Marques, Luz do Norte, Tiuaco, Águas Claras, Jardim do Chacronal e Rosário de Luz) e Distribuição Autorizada de Vegetal do município de Maués (AM).

O curso foi organizado pelo coordenador regional do DPMA da 2ª Região, Mestre Moacir Biondo, e pelo coordenador regional da Novo Encanto da 2ª Região, Hugo Bindá, e contou com equipe de apoio formada por integrantes de diversos núcleos, entre eles os Mestres Emerson Nogueira e Evandro de Jesus (Núcleo Mestre Vicente Marques), Conselheiro Nailson Celso (Núcleo Princesa Sama) e os monitores José Guedes, Leandro Farias (Núcleo Menino Deus) e Eric Brosler (Distribuição de Maués).

Ministrado pelo profissional da área, Murilo de Lima Arantes, (sócio no Núcleo Rei Inca – Goiânia-GO), em parceria com os monitores, o curso apresentou aos participantes os conceitos básicos de agrofloresta, mostrando a técnica como um norte para o trabalho do Plantio de toda a União do Vegetal, conforme diretriz do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, Departamento de Plantio e Meio Ambiente e com apoio do Mestre Central da 2ª Região, Mauro Allen.

“O sistema agroflorestal é uma técnica de plantio que tem no desenvolvimento da floresta a sua referência de construção teórica e prática. Busca trazer, para o plantio, espécies agricultáveis consorciadas com espécies florestais, o que possibilita uma energia de vitalidade para as plantas e uma dinâmica semelhante ao que ocorre no desenvolvimento natural das florestas”, explicou Murilo Arantes.

Agrofloresta Caianinha

Entre os objetivos principais da intenção de implantar este sistema nos Núcleos da 2ª Região e nas demais Regiões da UDV no País estão obter mais qualidade para o Mariri e Chacrona dos Núcleos, proporcionar mais saúde, com alimentação orgânica produzida nos próprios núcleos, aumentar o número de árvores frutíferas e envolver os jovens dos núcleos no trabalho de agrofloresta.

“O que buscamos é implantar, futuramente, o que o Departamento de Plantio chama de Agrofloresta Caianinha, ou seja, a UDV pretende que todos os núcleos do Centro passem a utilizar as técnicas que estão sendo ensinadas, proporcionando um plantio e uma colheita mais saudáveis dentro do âmbito da religião”, destacou Murilo Arantes.

“O sentido, com a realização do curso, é buscar a sustentabilidade, juntamente com a diversidade, aumentando assim as possibilidades de autossuficiência em todos os sentidos, pois além do Mariri e Chacrona faz-se necessária a produção de espécies lenheiras, madeireiras, medicinais, alimentícias e frutíferas da nossa região”, complementou o coordenador regional do DPMA da 2ª região, Mestre Moacir Biondo.

Vivência e Prática de agrofloresta

Com a participação significativa de jovens e mulheres, os presentes no curso tiveram, além de aulas teóricas sobre os conceitos da agrofloresta, uma vivência na floresta durante o dia e a oportunidade de construir um Sistema Agroflorestal (SAF), na prática.

Em uma área de aproximadamente 270 metros quadrados, foram plantadas 30 mudas de espécies frutíferas, 14 mudas de árvores de grande porte, 44 mudas de espécies produtoras de biomassa (árvores que podem ser podadas frequentemente), 50 manivas de macaxeira, sementes de espécies nativas e de produção de biomassa. Os participantes também plantaram hortaliças no local (alface, tomate, couve e brócolis).

Após o curso, sentimos a necessidade de formar um grupo de pessoas que irão assessorar os Núcleos que quiserem desenvolver esse sistema em seu âmbito. Será formado por pessoas treinadas e capacitadas, que estarão à disposição do Departamento de Plantio e Meio Ambiente para serem consultados e realizar cursos nucleares, informou Mestre Moacir Biondo.

Juliana Geraldo de Carvalho Hase é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Menino Deus (Manaus-AM).

1 responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *