Central de Formação de Plantadores realiza mais uma capacitação

Erika Madelaine*

| 6 Dezembro, 2021

Participantes da 11ª Capacitação de Plantadores em São João da Baliza, novembro de 2021 | Divulgação.

Entre os dias 10 e 14 de novembro passados, aconteceu a 11ª Capacitação de Plantadores promovida pela Central de Formação de Plantadores e Zeladores da União do Vegetal, em São João da Baliza, Roraima. A Central está inserida como ação prioritária da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico dentro das áreas de preservação ambiental, compatibilizando o crescimento socioeconômico, preservando os recursos naturais e garantindo o bem-estar humano. A Associação Novo Encanto é importante aliada na realização de projetos para manutenção e sustentabilidade das instalações e atividades da Central de Formação de Plantadores.

A capacitação neste ano de 2021 marcou a retomada das atividades na Central após o difícil ano de 2020. Foi um momento especial para os participantes e toda equipe de apoio. Estiveram presentes, Mestre Thiago Beraldo (Núcleo Príncipe Teceu, Brasília/DF) Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, bem como o Mestre José Roberto Barbosa (DAV de Cusco, Peru), membro do conselho consultivo da Associação e responsável pelo Seringal Novo Encanto.

As diversas atividades propostas foram realizadas dentro de um clima de harmonia, descontração, e muita emoção. Nesta edição os participantes tiveram a oportunidade de aprender a reconhecer o Mariri e a Chacrona na floresta e outras plantas de grande importância para a cultura hoasqueira, como João Brandinho (Piper aleyreanum), Samaúma (Ceiba pentandra), Carapanaúba (Aspidosperma nitidum), entre outras. Além das atividades de plantio (demarcação e abertura de covas, correção do solo, construção de composteira), realizaram vivências na floresta como a trilha dos Nove Vegetal e preparação de chás caseiros. Participaram também de uma noite cultural animada e alegre com a equipe de apoio e comunidade da vicinal.

Os participantes desta edição de capacitação vieram das 1ª, 3ª, 4ª, 5ª, 7ª, 8ª, 9ª, 11ª, 13ª e 16ª Regiões, bem como da Sede Geral da UDV. A presença de todos permitiu a troca de experiências, o fortalecimento da fábrica de fazer amigos e a continuidade do maior objetivo da Central que é preparar os sócios da União do Vegetal para reconhecerem as plantas sagradas e lidarem com elas, além de aprenderem técnicas de agrofloresta e receberem orientações de como entrar e sair de uma floresta em segurança.

Depoimentos

“Foi uma alegria conhecer a Central de Plantadores e uma satisfação a Novo Encanto poder apoiar essa iniciativa tão importante para a UDV. Lá pude encontrar uma floresta bem cuidada, boa infraestrutura, instrutores capacitados e pessoas bem atenciosas. É um desses lugares encantados que todo caianinho precisa um dia conhecer. Um lugar onde se pode conhecer mais dos mistérios da natureza, dos Nove Vegetal, do plantio de Mariri e Chacrona e da nossa cultura que veio da floresta.”

Thiago Beraldo, Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Teceu (Brasília-DF)

“Fiz minha inscrição para a formação na Central de Plantadores com o objetivo de aprender melhores práticas no plantio de Mariri e Chacrona e de todas as plantas necessárias para criar um plantio sadio. Para minha alegria e surpresa, além dessas técnicas e conhecimentos da medicina dos Nove Vegetal, aprendi lições para minha vida, aprendi com o amor da equipe de apoio que faz todo esse trabalho acontecer. O trabalho dela nos fortalece e nos faz crer em dias melhores. Para além das técnicas aprendi que o bom plantador tem que cuidar do seu sentimento, fortalecendo a conexão com as forças espirituais dessas plantas tão sagradas a nós. Prosperidade e vida longa a esse trabalho da Central de Plantadores.”

Beatriz Holanda, membro do Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela Brilhante (Fortaleza-CE)

“Estar na Central de Plantadores para mim foi uma experiência muito rica encontrar pessoas simples, mas que estão fazendo um trabalho muito bonito por aquele local. Lá eu encontrei uma natureza bem exuberante, os Nove Vegetais e um local com uma boa estrutura e a floresta ao lado – que é uma floresta bem encantadora. É muito importante se cada um que tiver essa oportunidade de ter esse contato com a Central de Plantadores, com a floresta, com as raízes da UDV. Foi uma experiência muito gratificante para mim, tanto pela natureza, quanto pelas pessoas, a simplicidade e o amor daquelas pessoas que estão ali. É um conjunto de coisas. É algo muito bonito e que eu senti no meu coração. Senti e voltei para casa bem renovado.”

Victor Godinho, membro do Corpo Instrutivo e monitor do Plantio da Sede Geral (Brasília-DF).

*Erika Madelaine é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Santa Rosa  (Boa Vista-RR) e membro da equipe de apoio da Central de Formação de Plantadores e Zeladores.

2 respostas
  1. Fernanda Mattos de Souza
    Fernanda Mattos de Souza says:

    Lugar precioso que todo caianinho deveria conhecer. Foram momentos de muita alegria, união e conexão com a natureza.
    Grata a todos que organizaram as atividades e nos receberam tão bem.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *