Nova Irradiação Caianinha

Cristina da Luz*

| 7 Julho, 2020

nova irradiação

O Podcast Nova Irradiação chega como resultado de um projeto de jovens da 5ª Região do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (Rio de Janeiro e Espírito Santo), que querem conhecer e fazer conhecer, com linguagem atual, a história e os valores da UDV. Com o apoio dos Mestres da Região, experiências pessoais e registros de acontecimentos históricos da UDV têm sido colhidos por meio de depoimentos produzidos, gravados e editados pela equipe que começou sem prática profissional e vem se sentindo cada vez mais animada com os resultados do projeto, idealizado por jovens para a nova geração caianinha.

Gabriel Bernardo e Kim Queiroz, do Núcleo Janaína, do Rio de Janeiro, estudam Comunicação e veem nas plataformas digitais uma oportunidade para que a luz da informação de qualidade circule. João Portugal, do Núcleo Agulha de Marear, Maricá, estuda Música e é o produtor musical do podcast. Mão na massa, ele responde pela direção musical do Nova Irradiação: compõe os temas de fundo, toca e faz arranjos, como o que preparou para a música “Novo Encanto”, interpretada na edição mais recente do podcast pelo seu autor, o cantor Marcos Lessa.

Com nome inspirado na canção colocada em Sessões pelo Mestre Gabriel, o Podcast Nova Irradiação conta também com a participação de Thais Damião. Ilustradora, é ela quem desenha as capas de cada edição, dando cor aos temas tratados pelo grupo.

A proposta, em linguagem atual, dirige-se a todos os sócios, mas especialmente aos jovens da UDV, que assim conhecerão a União do Vegetal por meio de pesquisas e entrevistas realizadas pela nova geração caianinha, tratando de temas relevantes à espiritualidade com um tom poético e artístico.

Acesse a seguir o Podcast Nova Irradiação:.

– A 1ª edição foi dedicada ao lançamento do livro do Mestre Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), nos salões da UFRJ. https://youtu.be/W-Pss2w4nuc

– A 2ª contou com o aconselhamento do Mestre Geral Representante da UDV, Paulo Afonso Amato Condé, e da sua esposa, Conselheira Lea Maria Dantonino Alves Condé, a respeito de como vencer a depressão. https://youtu.be/bHxpQ8gBVy8

– A 3ª foi dedicada à Beneficência do Centro. Foram entrevistados Mestre Monteiro, a Conselheira Myrna Rego Monteiro, Presidente de Honra da Casa Assistencial no Rio de Janeiro, e Mestre Fernando Portugal, um dos responsáveis pelo início do trabalho da Beneficência no Rio de Janeiro. https://youtu.be/gUN3J7JWj2Q

– O convidado especial da 4ª edição é o Mestre Assistente Geral Teodoro Irigaray, jurista reconhecido por sua expertise no campo do Direito Ambiental e da cultura indígena. https://youtu.be/xyMysLa_QWc

É com participação crescente dos jovens que se confirma mais uma vez a palavra de Mestre Gabriel pela paz no mundo.

Saiba mais sobre o Podcast Nova Irradiação em https://linktr.ee/Novairradiacao

*Cristina da Luz é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Pupuramanta (Rio de Janeiro-RJ).

6 respostas
  1. Wiviani Ribeiro da Silva
    Wiviani Ribeiro da Silva says:

    Maravilhoso esse projeto que acompanhei de perto e vi tornando realidade de forma gradual com o aperfeiçoamento e profissionalismo dos jovens. Uma forma de levar o conhecimento de fatos históricos da UDV com a sensibilidade da Arte, da Poesia e da Musica. Parabéns pela iniciativa da criação da Nova Irradiação !!!

    Responder
  2. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Esse material a respeito do Nova Irradiação sai publicado no dia do aniversário do Mestre Fernando Portugal, avô de João Portugal, produtor musical dos podcasts. Homenagem do universo, já que o vovô Fernando sempre foi um dos mestres mais ligados às músicas selecionadas para as sessões, tanto no Nucleo Pupuramanta quanto no N. Agulha de Marear. Parabéns a ele e a esse ótimo projeto que emergiu do querer dos jovens produtores! Vida longa!

    Responder
  3. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Parabéns aos jovens que enchem o seu imaginário com poesia, música, arte e beleza, trazendo registros significativos da UDV pra todos nós.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *