Assembleia Legislativa de Rondônia homenageia a União do Vegetal

Em sessão solene proposta pelo deputado Neodi Carlos (PSDC), a Assembleia Legislativa homenageou, na manhã do dia 9 de novembro, o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), dentro das comemorações dos seus 50 anos, ocorrido no dia 22 de julho. A solenidade contou com a presença de muitos sócios da UDV, que se sentiram felizes e honrados pela homenagem.

Trata-se da consolidação de um trabalho de cinco décadas, cuja trajetória tem na cidade de Porto Velho uma relevância ímpar, por ter sido o berço desta jovem religião, a partir de 1965, quando seu fundador José Gabriel da Costa (Mestre Gabriel) a trouxe para o meio urbano, instalando ali sua sede e de onde surgiram os primeiros núcleos (templos) dos mais de 160 existentes no Brasil e no exterior, onde congregam mais de quinze mil sócios.

Foi, também, uma oportunidade para que que fossem transmitidas aos presentes, principalmente aos parlamentares daquela Casa e à mídia, informações sobre os princípios que norteiam a prática religiosa da União do Vegetal, manifestada, inclusive, na sua atuação na sociedade em geral pela beneficência, trabalho este reconhecido de utilidade pública federal, bem como em nível municipal e estadual em muitas localidades.

No histórico do desenvolvimento da UDV, desde sua criação por Mestre Gabriel, em 1961, falaram os fundadores Mestre Raimunda Ferreira da Costa (Pequenina) e Mestre Jair, respectivamente, viúva e filho de Mestre Gabriel, bem como Mestre Raimundo Carneiro Braga, que participaram dos primórdios desta caminhada. Mestre Jair lembrou das palavras de Mestre Gabriel, ainda nos seringais, quando lhe falou da expansão da União do Vegetal e de seu pensamento em fazer uma paz no mundo. Nesse mesmo sentido, Mestre Pequenina explicou que “com luz na consciência temos paz e podemos sentir o amor de Deus. Assim a União do Vegetal vem se estendendo pelo mundo”.

Também representaram a UDV o Mestre Central da Primeira Região, Mário Rodrigues Filho, e o coordenador de relações institucionais, Mestre Edson Lodi,cujas explanações deram conta do contexto institucional atual, cuja favorabilidade em relação ao direito ao uso ritualístico do chá Hoasca reflete o resultado de muitos anos de firme conduta e sincero diálogo com as autoridades constituídas no Brasil e Estados Unidos.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal se regojiza com esta manifestação de reconhecimento ao trabalho prestado à sociedade rondoniense, esperando poder fazer ainda mais às próximas gerações.

Luz, Paz e Amor

Flavio Mesquita da Silva
Presidente da Diretoria Geral