Aprendizado do valor da vida

| 27 Abril, 2020.

Doracy Ribeiro | Foto: arquivo pessoal.

Nas últimas semanas, a Conselheira Doracy Ribeiro de Melo, do Núcleo Tiuaco, em Manaus-AM, tem visto coisas e vivido situações que até então seus 16 anos como técnica de enfermagem não haviam ainda lhe apresentado. Integrante da equipe que atua na ala de isolamento dos casos positivos, no Hospital e Pronto-Socorro da Criança, Doracy tem colecionado experiências que lhe rendem muitas histórias, mas, principalmente, um grande aprendizado a respeito do valor da vida.

Por mais assustadores que fossem os relatos vindos da Ásia, Europa e dos Estados Unidos, ver de perto o impacto do coronavírus e, mais do que isso, atuar na linha de frente mostraram a ela a exata dimensão do problema. “Ouvir falar em um outro país é uma coisa, mas quando chega próximo de nós é outra realidade. Foi algo que pegou a todos de surpresa”, lembra.

Doracy, que é mãe, Conselheira da UDV e bastante humana, não está imune aos efeitos psicológicos de ver uma criança no hospital por causa do COVID-19. Ela e os demais colegas da unidade em que trabalha já vinham acompanhando os casos nos pacientes adultos, mas quando o coronavírus chegou ao setor de pediatria, isso mexeu com ela.

As consequências do coronavírus no Estado do Amazonas têm sido mais drásticas, entre outros fatores porque a chegada da doença coincidiu com o período de alta demanda das síndromes gripais, frequentes na época das chuvas. Doracy conta que, nesses meses, os pronto-socorros já são superlotados e o COVID-19 agravou uma situação que já não era fácil.

Para além disso, ela e os demais colegas ainda convivem com problemas estruturais, como a falta de EPIs, que atingem inúmeras unidades de saúde, não apenas no Brasil. Essa falta de recursos exige dela ainda mais atenção e cuidado na desgastante rotina laboral.

Apesar de todos os percalços e motivos para desanimar, Doracy encontra uma razão para seguir em frente. Sem perder o foco, obedece a todos os procedimentos sanitários recomendados, e se vira como pode para prestar o melhor serviço possível sem se expor ao risco de contaminação.

Ao chegar em casa, evita contato com os filhos e o marido antes de fazer a completa higienização, e não deixa a roupa dormir suja. “Estou nessa escala desde quando começou o fluxo do COVID-19, e tenho tido sucesso. Graças a Deus e ao Mestre, estou me guarnecendo”, agradece.

Por ela, pelos outros dois sócios do Núcleo Tiuaco que hoje também atuam no combate contra o coronavírus, e por todos os profissionais de saúde, Doracy agradece o reconhecimento do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. “Continuamos com a nossa rotina de trabalho e buscamos fazer nosso melhor, cumprindo nossa missão. Tenho certeza de que cada um que exerce esta profissão o faz com amor e da melhor maneira possível.”

2 respostas
  1. Antonio Albuquerque Junior
    Antonio Albuquerque Junior says:

    Meu reconhecimento a esses profissionais que cumprem o seu dever de forma tão corajosa e honrada, zelando pela vida de todos que precisarem. LPA.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *