Luz do Saber no coração do Rio Grande do Sul

luz do saber2011 é um ano de vitória para a Associação Beneficente Casa da União Porto das Flores, que celebrou no dia 10 de agosto a assinatura de um termo de parceria com a Escola Estadual de Ensino Fundamental Professora Celina de Moraes para a implantação de uma turma de alfabetização de jovens e adultos através do projeto Luz do Saber.

A cerimônia simples, porém de importante significado, contou com a presença de representantes da direção da escola, membros do Círculo de Pais e Mestres e Conselho Escolar, alunos e sócios do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

A idéia de se trabalhar com a alfabetização de jovens e adultos na escola surgiu a partir de uma demanda real manifestada pela comunidade. “Vários pais de alunos já haviam me solicitado para que tivéssemos turmas de alfabetização para adultos”, disse a  professora Ione Oliveira Copetti, diretora da escola.

O treinamento ministrado pela Sra. Lauréti Mascarin, coordenadora nacional do projeto, aos professores alfabetizadores cedidos pela escola nos dias 11 e 12 de março deste ano em Porto Alegre, impulsionou o projeto.

Desde então, a diretora Ione, juntamente com a coordenadora pedagógica da escola, Sra. Noeli Homrich, investiu na inclusão da metodologia do Luz do Saber no projeto EJA (Educação de Jovens e Adultos) em nível interno.

A aula inaugural aconteceu no dia 17 de agosto. A primeira turma conta com 6 inscritos e suas aulas ocorrem diariamente no laboratório de informática da escola, no horário das 17h30min às 19h30min.

A Escola Professora Celina de Moraes está localizada no bairro São José – Quilometro 3, na periferia urbana de Santa Maria, e atende aproximadamente 360 alunos. Na sua maioria, são moradores do bairro e membros de comunidades que vivem em situação de vulnerabilidade social nas vilas circunvizinhas: Bili Bil, Vila Floresta, Beco da Tela e a ocupação da Estação dos Ventos.

Outra iniciativa que merece especial destaque é que o Luz do Saber está  sendo utilizado como ferramenta didática no reforço escolar para os alunos  do segundo e terceiro ano que participam do programa Mais Educação, do Governo Federal. Desde o dia 29 de agosto, 50 crianças da escola Professora Celina de Moraes estão sendo beneficiadas com a  metodologia do Luz do Saber nas 3 horas de aula que recebem semanalmente no contraturno escolar.

O objetivo é que este projeto-piloto organize uma base de sustentação para a expansão do Luz do Saber em solo gaúcho.