Título de Utilidade Pública da UDV é renovado

Em clima de grande alegria, a UDV recebeu o comunicado, em 25/05/2011, de que o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal teve renovado, pelo Ministério da Justiça, o Título de Utilidade Pública Federal.

Esta conquista é fruto do trabalho de mais de 5 mil voluntários (permanentes e eventuais) que se dedicam cotidianamente ao desenvolvimento de projetos sociais em todas as regiões do país, onde está a UDV.

“Dos 149 núcleos, pré-núcleos e DAVs existentes em 2010 no território nacional, conforme dados da Secretaria Geral da UDV, 131 colaboraram enviando relatório com registro das suas ações que contribuem para o enriquecimento do relatório de atividades beneficentes consolidado enviado ao Ministério da Justiça para fins de renovação do Título de Utilidade Pública Federal. Este título é o reconhecimento do Estado aos serviços prestados pelas entidades que servem desinteressadamente a sociedade. A origem da fonte de recursos que custeiam as atividades e serviços realizados é decorrente em quase sua totalidade das doações dos associados”, complementa Tânia Batista, Diretora do Deben.

Neste ano de comemoração dos 50 anos da UDV, esta renovação reafirma o compromisso de continuidade de ações beneficentes, oferecendo a contribuição da UDV à construção da paz no mundo.

A titulação à UDV teve seu primeiro reconhecimento em 22 de Julho de 1999, e  vem sendo renovada anualmente, em concordância com as realizações do Centro, todas em Benefício do Ser Humano. O reconhecimento do Estado é uma confirmação de parceria que vem crescendo anualmente e dando bons frutos em prol da Sociedade Brasileira. Desde 2010, o cadastro dos dados no Ministério da Justiça são compartilhados com o Ministério Público Federal, dando maior transparência das atividades beneficentes da UDV ao governo e sociedade.

Conforme publicação na página do MJ “O CNEs/MJ pretende acolher toda e qualquer entidade que queira desenvolver atividades de interesse público com recursos públicos. Desta forma, o CNEs está se preparando para funcionar como a “porta de entrada” para captação de recursos públicos junto à Administração Pública, em âmbito federal, estadual e municipal. Para isto, o CNEs já está desenvolvendo mecanismos de interoperabilidade com os sistema de outros órgãos da Administração Pública.” – acrescenta Denise Spies.