UDV tem hoje perto de 20 mil sócios

Bandeira da União do Vegetal | Foto: Bento Viana.

O seringueiro José Gabriel da Costa criou a União do Vegetal em 22 de julho de 1961, na Floresta Amazônica, divisa do Brasil e Bolívia. Em janeiro de 1965, Mestre Gabriel mudou-se com sua família para Porto Velho (RO), dando continuidade a organização da religião, com o apoio de sua esposa, Raimunda Ferreira da Costa (a Mestre Pequenina) e alguns poucos discípulos. Com a chegada de mais pessoas, criou o Quadro de Mestres, o Corpo do Conselho e o Corpo Instrutivo.

Em 1968, foi criada a Associação Beneficente União do Vegetal que, em 1971, passou a ter a denominação atual: Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, com sua primeira Sede Geral em Porto Velho. Em setembro de 1971, ocorre o desencarnamento de Mestre Gabriel, mas o crescimento da UDV se mantém de maneira firme e segura, sob a condução dos primeiros mestres formados por ele. Em 1982, a Sede Geral foi transferida para Brasília (DF).

“De Manaus, a União do Vegetal vai circular o mundo”

Em 1967, Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (Mestre Florêncio), um dos primeiros mestres formados na UDV, foi autorizado a distribuir o Chá Hoasca em Manaus (AM). “De Manaus, a União do Vegetal vai circular o mundo”, disse Mestre Gabriel. Em 1º de novembro de 1996, foi inaugurado o Núcleo Santa Fé (na cidade de Santa Fé, estado norte-americano do Novo México), o primeiro da UDV no exterior.

Até 11 de julho de 2016, o total de sócios da União do Vegetal era de 18.940, distribuídos pela Sede Geral, 172 núcleos e 20 distribuições autorizadas de Vegetal em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal. Está presente também em sete países: Estados Unidos, Espanha, Suiça, Holanda, Austrália, Itália e Peru.

“Retratos de Fé”

Assista abaixo o documentário sobre a União do Vegetal exibido na Série “Retratos de Fé”, da TV Brasil. O vídeo mostra o ritual religioso da UDV e ouve dirigentes e sócios do Centro.

10 respostas
  1. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Uma história viva que continua se auto-escrevendo, com a inspiração vinda de seu Criador. Que seus símbolos, Luz Paz e Amor, estejam presentes e cada vez mais plenos.

    Responder
  2. GRIJALBA HOLANDA
    GRIJALBA HOLANDA says:

    Matéria de primeira grandeza. Assisti e gostei muito. Parabéns aos membros da UDV.
    Conheci a UDV através de meu grande irmão Martonio Holanda, ao qual respeito e admiro sua determinação.

    Abraços

    São Paulo, 22/07/2016.

    Responder
  3. AntonioJorge de Souza Moura
    AntonioJorge de Souza Moura says:

    “No momento que saímos do Brasil e nos instalamos em Santa Fé – EUA, efetivamente iniciamos o trabalho de harmonização dos povos do planeta, o que só é possível pela prática da Paz que professamos. Em cada país, para ministrarmos a sagrada ciência de Salomão à Luz dos ensinamentos de Jesus, o verbo divino que se fez homem, buscamos obter o direito (ao trabalho de harmonização dos povos do planeta), observando criteriosamente o limite da liberdade que nos é facultada pela lei de cada nação”.
    O trecho acima, de mensagem do Mestre Monteiro a propósito dos 55 anos de recriação da UDV, nos indica os desafios que a instituição deverá enfrentar pelos anos à frente na construção da paz mundial!.

    Responder
  4. Guida
    Guida says:

    É muito bom ver a palavra do Mestre se concretizando no crescimento da UDV! Somos nós quem fazemos a União! Por isso desejo contribuir para este crescimento, trabalhando pelo meu desenvolvimento espiritual e por esta Obra Sagrada.

    Responder
  5. Eduardo Abrantes
    Eduardo Abrantes says:

    Em um mundo materialista e consumista, a União do Vegetal, vem, feito farol, iluminar a mente, a vida e o coração das pessoas que buscam a Luz Verdadeira. O Poder Superior. Salve a UDV.

    Responder
  6. Angela
    Angela says:

    Sou de Manaus e membra a 3 anos da CEUDV (Centro Espiritualista União do Vegetal) como sou grata ao Mestre Gabriel por esse precioso líquido que é o vegetal.
    Feliz daquele que tem a oportunidade de comungar o vegetal.
    Conheci através do meu companheiro Antônio Douglas hj ele é conselheiro e tenho imensa gratidão ao Mestre Asplinger que em cada sessão dirigida me dá oportunidade de mais e mais conhecimento.
    Gratidão gratidão gratidão
    Luz paz e amor

    Responder
    • celso
      celso says:

      Estou querendo conhecer e participar do nucleo aqui em curitiba , mas nao consigo acesso, infelizmente, nao conheço ninguem que possa me convidar a participar de uma reuniao, e nao sei como fazer para obter um convite, espero que alguêm que como membro , que possa me ajudar e lembrar que no passado nao participava e foi convidado e hoje participa.e que me ajude.. agradeço pela atençao.
      Att, Celso.

      RESPOSTA: Caro Celso, por gentileza, entre em contato conosco através do e-mail contato@udv.org.br.

      Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *