Por uma vida mais saudável

Mutirões de Saúde na Bahia já beneficiaram mais de 360 pessoas

Carlos Vianna Junior*

| 30 Agosto 2017

Sócio do Núcleo Estrela da Manhã é atendido por nutricionista no Mutirão de Saúde | Foto: Márcio Lima.

O trabalho de prevenção a doenças e de orientação para uma vida mais saudável, promovido pelo Departamento Médico-Científico (Demec) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, tem avançado na 4ª Região (Bahia e Sergipe) com os Mutirões de Saúde realizados nos Núcleos da UDV. Até agora já foram realizados 916 atendimentos, que beneficiaram 366 pessoas em quatro Núcleos da UDV (Salvador, Apuí, Vento Divino e Estrela da Manhã). O próximo Mutirão será neste sábado, dia 2 de setembro, no Núcleo Serenita, em Lauro de Freitas (BA).

Realizado pela Casa da União, o projeto dos Mutirões de Saúde envolve o Departamento de Beneficência (Deben) e o Departamento Médico-Científico, numa parceria com o Instituto Santana de Ação Social, organização que atua na área de saúde, ação social, educação e cultura.

Segundo a Presidente da Casa da União do Salvador e Coordenadora do Departamento de Beneficência na 4ª Região, Sueli Daltro (Núcleo Apuí, Lauro de Freitas-BA), esse modelo de parceria é muito importante para a Casa da União porque fortalece o trabalho de beneficência interna e externa. “A prova disso é o resultado que estamos conseguindo, tanto em número de atendimentos quanto de pessoas atendidas”, explica.

Em cada Mutirão é disponibilizada uma unidade móvel, na qual são realizados exames laboratoriais, ecocardiograma, preventivo, de glicemia capilar e aferição de pressão arterial. Médicos e profissionais de saúde da própria UDV também realizam atendimentos e orientam os pacientes, que são em sua maioria sócios do Centro, mas também familiares e moradores da comunidade onde os Núcleos estão inseridos. São pessoas que não possuem plano de saúde e muitas vezes têm dificuldade de conseguir atendimento médico no serviço público.

“Tem exame que a gente está fazendo aqui que, se fosse esperar pelo SUS, demoraria pelo menos uns três ou quatro meses”, comemorou Antônio Pereira dos Santos, integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Estrela da Manhã. Ele ainda teve a oportunidade de fazer uma consulta com um nutricionista, que lhe prescreveu uma dieta para perda de peso e deu orientações para uma alimentação mais saudável. O Mutirão no Estrela da Manhã aconteceu no dia 19 de agosto e atendeu 50 pessoas (194 atendimentos). A segunda etapa será no dia 30 de setembro, quando os exames serão entregues e médicos de diversas especialidades (clínica médica, ortopedia, ginecologia, dermatologia, cardiologia, reumatologia, entre outras) estarão no Núcleo para avaliar os resultados e dar os encaminhamentos nos casos em que seja necessário realizar um tratamento.

“Ao longo desses Mutirões, percebemos que esse é o melhor formato: fazer em duas etapas para que o atendimento seja o mais completo possível”, explica o Vice-Presidente da Casa da União do Salvador, Eduardo Reis (Núcleo Salvador, Salvador-BA). Para isso, foi formada uma equipe com profissionais de saúde que são sócios de diversos Núcleos. “São pessoas que reconhecem a importância de fazer o trabalho de beneficência, tanto para quem recebe quanto para quem faz”, ressalta a Coordenadora Regional do Deben, Sueli Daltro.

Presente desde o primeiro Mutirão de Saúde, a Monitora do Demec no Núcleo Vento Divino (Lauro de Freitas-BA), Diana Teixeira, faz coro às palavras de Sueli: “É muito bom. Sentimos a força da beneficência no sentimento dos sócios que têm sua saúde cuidada, na maneira como demonstram gratidão, na disposição dos voluntários em auxiliar e trabalhar pela harmonia que esse tipo de trabalho exige. Participar de algo assim faz bem”, afirma Diana.

O Coordenador do Departamento Médico-Científico na 4ª Região, Tarcyo Bonfim (Núcleo Caminho Real, Ilhéus-BA), ressalta que essa integração com o Departamento de Beneficência só traz benefícios. “Estamos fazendo o que o Mestre Gabriel nos ensinou: trabalhar em união e buscar auxiliar uns aos outros”, explica. Recentemente, integrantes dos dois departamentos estiveram juntos no Encontro Regional do Demec, realizado em julho, no Núcleo Vento Divino, que serviu para fortalecer as ações de beneficência na área de saúde.

Ainda este ano, serão realizados Mutirões de Saúde em mais quatro Núcleos. Confira a programação:

02 e 16/09 – Núcleo Serenita (Lauro de Freitas-BA)

07 e 21/10 – Núcleo Coração de Maria (Coração de Maria-BA)

02 e 16/12 – Núcleo Reis Magos (Ilhéus-BA)

03 e 16/12 – Núcleo Vitória (Vitória da Conquista-BA)

*Carlos Vianna Junior é integrante do Quadro de Sócios do Núcleo Estrela da Manhã (Camaçari-BA).

4 respostas
  1. Maria Clara Benicio
    Maria Clara Benicio says:

    Parabéns Carlos Viana pela matéria, e a todos que fazem parte desse projeto. Excelente ação realizada pelo Departamento de Beneficência (DEBEN).

    Responder
  2. Eduardo
    Eduardo says:

    Parabéns a Carlos Viana pela excelente matéria mostrando a conscientização do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal para com seus sócios e a irmandade. Feliz pela riqueza de fazer parte desta instituição.

    Responder
  3. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Como é bom trabalhar pelo bem, como é bom escrever sobre boas ações, como é bom lê um texto que vem do sentimento de amor, assim é esse belo registro feito pelo irmão Carlos Viana, mostrando essa generosa ação do amor realizada pela UDV. Parabéns, Carlos, pela matéria, e todos da equipe da beneficência.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *