Departamento Médico e Científico realiza Encontro na Bahia

Luisa Torreão*

| 13 julho 2017

Participantes do Encontro do DEMEC no Núcleo Vento Divino, em Lauro de Freitas-BA | Foto: Luciano Oliveira

Participantes do Encontro do DEMEC na 4ª Região - Foto Luciano Oliveira

O fortalecimento da beneficência nas ações de zelo à saúde dos sócios do Centro foi o ponto-chave abordado no Encontro Regional do Departamento Médico e Científico (DEMEC) da Diretoria Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, realizado no dia 8 de julho na 4ª Região – que engloba os Núcleos da Bahia e de Sergipe. Sediado no Núcleo Vento Divino (Lauro de Freitas-BA), o Encontro contou com a presença do Diretor do DEMEC, José Roberto Campos de Souza (Núcleo Luz de Maria, Campo Grande-MS), e teve a participação de membros da Direção do Centro e integrantes do DEMEC e do Departamento de Beneficência (DEBEN) da 4ª Região.

No dia anterior (7 de julho), José Roberto ministrou, no auditório da Secretaria de Agricultura do Governo da Bahia, uma palestra aberta ao público com o tema “Hábitos para a vida saudável: o Tripé da saúde”. Com a experiência de quem atua há 40 anos na área de medicina nutricional, o Diretor do DEMEC falou a respeito da importância da boa nutrição, dos exercícios físicos e do controle de emoções na manutenção da saúde. A abordagem foi voltada principalmente para a prevenção de doenças degenerativas.

No Encontro no Núcleo Vento Divino, José Roberto voltou a tratar desse assunto, enfatizando a orientação da Diretoria Geral para que o DEMEC realize, nos Núcleos da UDV, ações de prevenção e combate ao diabetes e outras doenças degenerativas. Ele também fez uma apresentação sobre a Farmacologia da Hoasca e traçou um panorama histórico do DEMEC, desde a sua criação em 1985 (ainda como Centro de Estudos Médicos) até a atualidade, destacando as atribuições do Departamento. Segundo ele explicou, “o DEMEC tem função de assessoria. Não é da sua competência ser um órgão normatizador”.

Beneficência

Seguindo a orientação da Diretoria Geral, de realizar um trabalho de prevenção, o DEMEC da 4ª Região estabeleceu uma parceria com a Casa da União do Salvador – o braço beneficente da UDV na capital baiana – na promoção de ações voltadas aos sócios do Centro. Um bom exemplo disso são os Mutirões de Saúde, que já vêm sendo realizados em parceria com a ONG Instituto Santana para a realização de exames e consultas médicas gratuitas.

De acordo com o Coordenador do DEMEC na 4ª Região, Tarcyo Bonfim (Núcleo Caminho Real, Ilhéus-BA), o objetivo é estabelecer um somatório de forças entre o DEMEC e o DEBEN para que haja uma sinergia nas atividades a serem realizadas. “A gente quer socializar o que já vem sendo feito e uniformizar as ações”, explicou Tarcyo. Para isso, ele propôs a criação de um Grupo de Trabalho para dar continuidade ao projeto.

A Coordenadora do DEBEN na 4ª Região e Presidente da Casa da União do Salvador, Sueli Daltro (Núcleo Apuí, Lauro de Freitas-BA), destacou a integração dos Departamentos como um dos pontos principais do Encontro. “Com o apoio do DEMEC, vamos fazer a beneficência interna e ampliar os atendimentos”. De acordo com ela, já existe inclusive um planejamento anual para os Mutirões de Saúde que estão sendo feitos nos Núcleos.

Também presente ao Encontro, o Mestre Central da 4ª Região, Estácio Ferrer, avaliou como muito boa essa união entre o DEMEC e o DEBEN. “A gente identificou um bom número de sócios com problemas de saúde. E é nosso dever fazer alguma coisa. Neste sentido, é bem importante esse trabalho em conjunto”, resumiu. Já o Coordenador Regional da Diretoria Geral na 4ª Região, Joel Miguez Sobrinho (Núcleo Estrela da Manhã, Camaçari-BA), destacou a importância da presença, no Encontro, dos Monitores dos dois Departamentos. “As informações apresentadas aqui serviram de atualização e orientação para o trabalho dos Monitores nos Núcleos, e isso vai facilitar a integração das ações”, concluiu ele.

O Diretor do DEMEC, José Roberto, salientou ainda que esse trabalho está dentro da construção da paz. “A ação mais nobre que o DEMEC pode fazer é fortalecer a beneficência. E eu percebi que a 4ª Região entendeu muito bem isso. Estou surpreso em ver o nível de organização. Eu vi em Salvador e nas pessoas um exemplo muito importante, de caráter fundamental, de enxergar o Centro além do Núcleo”, afirmou.

*Luisa Torreão é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Apuí, Lauro de Freitas-BA. 

3 respostas
  1. Cláudia Rodrigues
    Cláudia Rodrigues says:

    Penso ser bastante importante saber como funciona a UDV. Ter informações sobre seus departamentos e suas atuações junto a irmandade me traz mais confiança e certeza que está obra realmente vem buscando cumprir a missão do nosso Mestre José Gabriel da Costa .

    Responder
  2. Raphael Carvalho
    Raphael Carvalho says:

    O fortalecimento das ações de atenção à saúde dos sócios da UDV é um iniciativa louvável que visa promover a saúde dos filiados, podendo melhorar abrangência em diversos aspectos do ser humano as ações da União !

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *