Núcleo Mestre Iagora inteira 32 anos

Ricardo Teixeira*

Irmandade do Núcleo Mestre Iagora | DMD/Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho, RO).

Mestre Iagora

Em 9 de junho deste ano, o Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho- RO) inteirou 32 anos de fundação. Sua história começa no início da década de 80, quando houve necessidade de desmembramento da Sede Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (que ainda estava em Porto Velho). Então, a Mestre Raimunda Ferreira da Costa (Mestre Pequenina) e família; a Conselheira Eulália (que conviveu com Mestre Gabriel) e família; e ainda alguns irmãos iniciaram o trabalho para a formação de uma nova Distribuição de Vegetal em Porto Velho.

             Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Iagora.

As primeiras sessões aconteceram na casa do irmão Jorge Simon (hoje integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Mestre Iagora), situada na Avenida Rio Madeira, que na época era ainda de barro e de difícil acesso. A Distribuição de Vegetal permaneceu neste local por aproximadamente três anos enquanto se providenciava um terreno próprio da União do Vegetal com as condições necessárias pra dar início ao novo Núcleo.

Neste período, as dificuldades eram grandes. Mas, com o esforço e dedicação dos primeiros irmãos, a irmandade veio crescendo. Um dia, Mestre Jair Gabriel da Costa (filho de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina) estava conversando com a sua mãe a respeito da irmandade, quando ele perguntou: ‘E agora, como vamos fazer pra conseguir um terreno e iniciar o Núcleo?’. Mestre Pequenina respondeu: ‘Iagora é o Mestre’.

Daí surgiu o nome do Núcleo por ideia da Mestre Pequenina: Mestre Iagora. Assim, a facilidade apareceu. Poucos dias depois, Mestre Pequenina ganhou um terreno do hoje Mestre Central da 1ª Região dos Estados Unidos (Paulo Afonso Condé), como gratidão pela pessoa dela e por ela ter feito um tratamento de saúde na esposa e filha dele.

Mestres Jair Gabriel e Carmiro

Então, em 9 de junho de 1984, deu-se início ao Pré-Núcleo Mestre Iagora. Na mesma data do ano seguinte, passou para a condição de Núcleo. Jair Gabriel da Costa foi o primeiro Mestre Representante, e formou o Quadro de Mestres e direção do Núcleo. Na época, alguns Mestres chegaram a receber a Estrela de Mestre antes de serem convocados para o Corpo do Conselho.

O segundo Mestre Representante foi o Mestre Carmiro Gabriel da Costa (também filho de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina). Na sua gestão, na data de 28 de setembro de1989, foi inaugurado o Templo atual em formato de estrela de cinco pontas.

Na sequência, vieram ocupar o lugar de Mestre Representante: Sérgio Melo (in memorian), Mário Filho, Máximo, Carlos Alberto, Helder Linhares, Antônio Normando. Em 2000, uma boa quantidade de irmãos foi participar do início do Núcleo Erunaiá. Em 2007, houve o primeiro desmembramento, do qual surgiu o Núcleo Caminho do Mestre, com o Mestre Carmiro Gabriel a frente dos trabalhos.

Atualmente, o Núcleo Mestre Iagora conta com 9 integrantes no Quadro de Mestres (incluindo a presença da Mestre Pequenina), 35 no Corpo do Conselho e um total de 116 sócios do Corpo Instrutivo e Quadro de Sócios. Conta ainda com 21 jovens, 40 crianças e alguns irmãos que ainda não se associaram.

Aniversário de Mestre Pequenina

Aniversário de Mestre Pequenina | DMD/Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho, RO).

          Clique aqui e assista o depoimento de Mestre Pequenina no Youtube.

O Núcleo Mestre Iagora também possui outra importante data em seu calendário: o festejo de aniversário da Mestre Pequenina (28 de setembro), matriarca e pessoa da maior importância na União do Vegetal, que juntamente com o Mestre Gabriel e sua família está desde o início auxiliando de perto na criação e crescimento desta obra. A cada ano, a crescente participação da irmandade nesse evento vem confirmando o carinho e o respeito dedicado à pessoa da Mestre Pequenina, assim como o interesse em conhecer a história e o lugar da criação da União do Vegetal.

Todos os anos, mais de 800 pessoas se fazem presentes no Núcleo Mestre Iagora para homenagear a aniversariante, proporcionando o encontro e o reencontro da irmandade da União do Vegetal, fortalecendo laços de amizade e fraternidade, em um ambiente de verdadeira confraternização.

Que essa data de aniversário do Núcleo venha se repetir por muitos anos e que o Mestre continue abençoando a todos os seus integrantes com força e clareza pra se conduzir com Luz, Paz e Amor no caminho do desenvolvimento espiritual.


*Integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Iagora (Porto Velho-RO).

3 respostas
  1. Roberia Barroso Dos Anjos
    Roberia Barroso Dos Anjos says:

    Esse núcleo pra mim representa um lugar muito especial. Lugar onde conheci a UDV ainda bem criança e cresci vendo o progresso do nosso núcleo. Peço muito ao Mestre que guarneça todos os meus irmãos do núcleo Mestre Iagora. Que possamos viver momentos de alegria cada vez mais. Sou grata aos mestres que iniciaram o trabalho e muito grata aos demais mestres que vem dando continuidade no desenvolvimento do nosso núcleo. Que o Mestre abençoe todos nós. E viva o Núcleo Mestre Iagora.

    Responder
  2. Graciele
    Graciele says:

    Guardo boas lembranças desse núcleo, lugar onde brinquei muito quando era criança. Lembro que sempre participávamos de algumas atividades, sessões, festejos com o núcleo que meus pais eram sócios e alguns preparos também. Bons momentos de alegrias e amizades. Desejo à toda irmandade saúde e felicidade, progresso para continuar dando seguimentos nessa obra que o Mestre Gabriel nos deixou com tanto amor e dedicação.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *