Sócios de Núcleos da UDV em Minas Gerais visitam Unidade Demonstrativa do Sistema Agroflorestal

| 22 Maio, 2023

Nilso Gessé da Costa*

Imagens: DPMA

A 12ª Região (Minas Gerais) promoveu, no dia 22 de abril de 2023, uma revisita à Unidade Demonstrativa do Sistema Agroflorestal da União da Vegetal (SAF-UDV), no Núcleo Santana do Paraíso, em Santana do Paraíso (MG). A atividade teve participação de Sócios dos Núcleos Estrela Dourada, Flor de Santana, Luz Divina, Recanto das Flores, Rosa Divina e Santana do Paraíso e da DAV de Bom Jesus do Amparo. O Sistema Agroflorestal é uma forma de cultivo do Mariri e da Chacrona (plantas com as quais é preparado Chá Hoasca) com a maior aproximação possível do sistema originário delas na natureza, a floresta.

Os participantes puderam visualizar os resultados após quatro anos de implantação do SAF, observando os erros e acertos, projetando um olhar para as possibilidades futuras deste trabalho que vem unindo amor e ciência nos plantios da UDV.

Na programação do dia, os presentes conheceram um pouco mais do Guia do SAF – quando foram enfatizados os princípios norteadores – e puderam rever algumas imagens da implantação, em maio de 2019. Na sequência, foi realizado um diálogo de segurança, mostrando os cuidados com as ferramentas. Os sócios com certificação em escalada em árvores realizaram uma demonstração de ascensão com equipamentos e trabalho em altura com escada.

Participantes

Participaram Monitores de plantio, Mestres Representantes, o Vice-diretor de Capacitação e o Coordenador Regional do Departamento de Plantio e Meio Ambiente (DPMA), além de alguns jovens, totalizando 45 pessoas.

Após uma sessão de ginástica laboral, iniciou-se uma caminhada pelo terreno para a revisita ao SAF. No percurso, foi mostrado o SAF das crianças, uma iniciativa dos monitores da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens da UDV, da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico e do DPMA, que tem jaqueira, helicônias, abacaxi, Chacrona, boldo, taioba, dentre outras plantas. Foi uma oportunidade de ver na prática a aplicação dos princípios do Guia do SAF.

Ainda durante a manhã, os participantes visitaram as três áreas de SAF – implantadas em 2017, 2018 e 2019 – que formam a Unidade Demonstrativa. Foram momentos ricos de observação do ambiente. Além da identificação das plantas que ali se desenvolvem, dezenas de perguntas foram feitas, propiciando uma interação muito rica com os professores. Um dos destaques foi quando os participantes puderam fazer uma avaliação sensorial comparativa de amostras de solo da área do SAF e do terreno fora do SAF.

Na parte da tarde, sob a orientação técnica dos professores Murilo Arantes e Nilso Gessé, iniciou-se o trabalho de poda e manejo da área do SAF, trazendo cobertura para o solo e abertura de luz no sistema. Neste momento, reforçou-se ainda mais, na prática, a aplicação dos princípios do guia, mostrando a importância do manejo e da cobertura do solo. Ao final das podas, o entendimento da estratificação do sistema pôde ser mais bem percebido.

Na conclusão dos trabalhos em campo, foi realizada uma dinâmica de grupo, onde cada um pôde expressar o que achou mais significativo (marcante) na vivência.

Missão cumprida!

Nilso
*Nilso Gessé da Costa é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Santana do Paraíso (Santana do Paraíso-MG).

3 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *