Um sorriso abraça a quem chega ao Núcleo Estrela Matutina

| 28 Junho, 2021

Edson Lodi*

“Abre os olhos, mostra o riso
Quero, careço, preciso
De ver você se alegrar.
Eu não estou indo embora
Tô só preparando a hora
De voltar”

Um Dia – Caetano Veloso

Chego ao Núcleo Estrela Matutina, no dia 23 de junho passado. No dia anterior, dera-se a passagem do nosso querido amigo Mestre Mauro Mesquita. Penetro no Salão com os olhos baixos, sentindo em meus ombros o suave e, ao mesmo tempo, indescritível pesar por tão sentida perda.

Ao levantar meus olhos, avisto a foto do Mestre Mauro, fundador daquele Núcleo. Seu sorriso aberto e sincero se espalha para além da moldura e toca meu coração. A leveza de seu gesto ao sorrir diante da câmera está ali eternizada, em boas-vindas, diante de todos que adentram essa casa santa – paz e acolhimento.

Mauro e sua esposa, Niura, iniciam sua caminhada no Núcleo Estrela do Norte, em Brasília, no ano de 1977 (atualmente, a Sede Geral da UDV). Antes dele, em 1974, havia chegado seu irmão Cláudio, e na sequência o Flávio e o Marcos. Juntamente com o Mauro, quatro irmãos de sangue, e todos eles, cada um a seu tempo, viriam a se tornar valorosos e dedicados trabalhadores nos primórdios da Obra de Mestre Gabriel na capital do País.

Em 10 de fevereiro de 1983, o Conselheiro Mauro Mesquita recebe a camisa com a estrela de Mestre na União do Vegetal. Compromisso que haveria de honrar com dedicação e lealdade, imprimindo em sua caminhada o afeto e o benquerer, virtudes essenciais à elevadíssima ciência do cativar, as quais dedicava a seus irmãos de luz, seguindo o exemplo de Mestre Gabriel.

Fez dessa ciência sua forja, sua chama e sua têmpera, instrumentos nas relevantes funções que desempenhou na instituição. Dentre elas, destacam-se seu trabalho como Mestre Fundador, em 1993, e Representante do Núcleo Estrela Matutina, nos idos de 2003/06. E também à frente da Beneficência do Centro, em dois momentos distintos, como Presidente do Lar Sama, em São Paulo, e da Casa da União, no Distrito Federal.

Além disso, sua constante dedicação ao plantio e cuidado das plantas sagradas, o Mariri e a Chacrona, atividades as quais se dedicou com afinco na instituição, fizeram com que ocupasse com fecundo desvelo o cargo de Diretor do Departamento de Plantio do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, responsabilidade que desempenhou com mérito e louvor.

Mestre Mauro e Conselheira Niura – o rio, o leito, as margens: os filhos – viveram juntos por mais de 44 anos, em amizade e amor, usufruindo as alegrias do compartilhar.

Rafael, Mariana, Marina e Cecília, seus filhos, todos integrantes da União do Vegetal, fazem parte de sua finíssima herança espiritual, legado de imensurável valor.

Meus olhos volvem àquela fotografia. Mais do que isso: ao rosto amigo e gentil que nos convida a entrar na Casa de Mestre Gabriel. Tantas lembranças vêm à minha memória. Mas não me sinto triste nem alegre, abraçado que sou por aquele sorriso que está acima do piso, das paredes e do telhado do templo que tanto se empenhou em construir.

Está além, nas esferas da espiritualidade, e permanecerá no coração de todos aqueles que foram cativados por ele em invisíveis e perenes laços de benquerer.

E fico com a esperança e a certeza de que nosso querido amigo Mestre Mauro se encontra agasalhado pelo Divino Manto de Nossa Senhora da Conceição. E esse mesmo manto, tecido em claríssima luz, haverá de emanar o conforto e a compreensão à Conselheira Niura, aos seus filhos, netos e muitos amigos.

Brasília, DF. Lua Cheia de São João. 2021

*Edson Lodi é integrante do Quadro de Mestres da UDV e membro do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.

61 respostas
  1. José Roberto Yunes
    José Roberto Yunes says:

    Uma justa homenagem a esse amigo e irmão nosso Mestre Mauro Mesquita, que o Grande Mestre GABRIEL, o receba e continue guarnecendo a sua família.

    Responder
  2. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Tocante homenagem a esse servidor da causa do Mestre. Conheci Mestre Mauro logo que cheguei à União, ainda na década de 70. E desde então assisti à sua perseverança no caminho de servir, os cargos que ocupou, sua busca em tornar-se cada vez mais amigo de todos, juntamente com sua família, todos da União. Que Deus o receba em uma de suas moradas. .

    Responder
  3. Lílson Pelegrine Simas
    Lílson Pelegrine Simas says:

    Mestre Mauro, um amigo presente é um presente em minha vida. Assim era esse meu amigo, irmão, padrinho e mestre. Guardo no coração a gratidão, a alegria por conviver… e agora a saudade. Grato ao M. Edson Lodi por esta homenagem de fina sensibilidade e rara beleza que, mais uma vez, toca profundamente em meu coração!

    Responder
  4. Erika Madeline
    Erika Madeline says:

    Lembro do M Mauro na Central de Formação de Plantadores, esse mesmo sorriso descrito neste lindo texto, a mesma atenção com as pessoas. Tenho certeza que ele está num bom lugar, que está assistido pelo nosso Grande Mestre Gabriel. Que a Luz de Jesus conforte sua família

    Responder
  5. Fernando Honorato de Oliveira
    Fernando Honorato de Oliveira says:

    Justa e merecida homenagem a um amigo querido de todos nós. Minha família e eu sentimos muito a partida do M. Mauro Mesquita, mas sabemos que, certamente, ele está junto do Mestre. Que DEUS conforte a família e lhes dê serenidade e paz.

    Responder
  6. Sara Prado
    Sara Prado says:

    Um amigo muito querido, de grande valor em meu coração. E era isso mesmo, um sorriso aberto e o coração disposto a auxiliar. “A gente corre o risco de chorar um pouco quando se deixou cativar.”

    Responder
  7. Agnaldo freitas
    Agnaldo freitas says:

    Mestre Mauro está deixando um grande legado pra todos nós do Núcleo Estrela Matutina e para toda a União. O que ele me ensinou com suas palavras estão estão gravadas no meu coração. Que o MESTRE e Nossa Senhora o receba em seu lar. MISSÃO CUMPRIDA, MESTRE MAURO.

    Responder
  8. Ana Lucia Felizola
    Ana Lucia Felizola says:

    Amigo querido,
    Meu padrinho no Vegetal, conforme eu dizia pra ele. Gratidão por servir o meu primeiro copo de Vegetal. Que o Divino Mestre o receba em uma de suas moradas.

    Responder
  9. Éser Avelino da Silva
    Éser Avelino da Silva says:

    Quero aqui expressar minha gratidão pela acolhida e valorosos conselhos desse professor amigo, que em tantos momentos me auxiliou com a clareza de suas palavras sempre inspiradas nos ensinos do Mestre.

    Responder
  10. Márcia Luana
    Márcia Luana says:

    Meu querido amigo Mestre Mauro, assim descrito pela bela homenagem do M. Edson Lodi , me recebeu nessa casa Santa União do Vegetal com um sorriso amigo, me cativando e me auxiliando a ser uma pessoa melhor, com seus conselhos e doutrina amorosa, chegando ao meu coração. Me sinto honrada por ter te conhecido e me tornado sua amiga.

    Responder
  11. Marco Antonio Storani
    Marco Antonio Storani says:

    Belíssimas palavras, Mestre Edson Lodi! Mestre Mauro Mesquita deve estar feliz com esta sincera homenagem! Que Deus nos ilumine a todos com suas bênçãos!

    Responder
  12. Jaques Furtado de Andrade
    Jaques Furtado de Andrade says:

    Grande pessoa, um amigo que fiz na UDV e que sempre dispensou atenção a minha pessoa quando nos encontrávamos. Somos amigos pela UDV e pela nossa profissão, que é a de Corretor de Seguros! Siga em paz meu irmão!

    Responder
  13. Edmilson
    Edmilson says:

    Caro amigo, saudades. Gratidão pela acolhida de sempre. Sua vida e sua familia fizeram e fazem diferença na nossa. Do que pude aprender com o senhor uma compreensão sua que ficou gravada: “Eu mesmo não digo que valoriso as coisas, tudo tem seu valor, o que posso fazer é reconhecer este valor”. Gratidão! Que o Mestre o receba e dê à familia a conformação

    Responder
  14. Arthemisy
    Arthemisy says:

    Fica a saudade desse amigo que me auxiliou em tantos momentos difíceis…Que bom que pude vê-lo a tempo e agradecer com todo meu coração toda amizade dele e da família. Sentirei falta de chegar na minha casa de infância e encontrá-lo com aquele sorriso no rosto me cumprimentando. ♥️

    Responder
  15. Alysson Bastos Sena
    Alysson Bastos Sena says:

    É muito gratificante ver pessoas como o M. Mauro ter plantado o amor em uma irmandade. Deixando saudades e recordação. Pelo que percebi tinha a alegria de sorrir com o coração. Deixo aqui minhas palavras de sentimento a toda irmandade e família que com certeza está saudosa deste querido caianinho. Alysson Sena -N. Caupuri

    Responder
  16. Marco Antônio Torres
    Marco Antônio Torres says:

    Meu nobre e querido amigo M. Mauro Mesquita, foi com tristeza que recebi a notícia de sua passagem, mas guardo no coração a recordação e os sentimento mais nobres de amizade consolidada entre nós. Siga em paz meu querido amigo.

    Responder
  17. Delson e Lenita, Luís e Viviane Gesteira
    Delson e Lenita, Luís e Viviane Gesteira says:

    Nós, aqui, também, permanecemos “com a esperança e a certeza de que nosso querido amigo Mestre Mauro se encontra agasalhado pelo Divino Manto de Nossa Senhora da Conceição. E esse mesmo manto, tecido em claríssima luz, haverá de emanar o conforto e a compreensão à Conselheira Niura, aos seus filhos, netos e muitos amigos.”
    Delson e Lenita
    Luís e Viviane Gesteira

    Responder
  18. Adelino Nunes
    Adelino Nunes says:

    Um bom amigo! Tive oportunidade de conviver bons momentos com ele. Ele deixa saudade e bons exemplos. Que o Mestre Gabriel acolha em sua morada. Abraços a família.

    Responder
  19. Simone Andrade
    Simone Andrade says:

    “Fica sempre um perfume nas mãos que oferecem flores…” Cada um é lembrado pelos feitos aqui deixados, esse texto maravilhoso reflete um pouco desse plantio deixado pelo Mestre Mauro. Expresso aqui minha gratidão pela dedicação à Obra do Mestre Gabriel com a certeza que ele está em um bom lugar. Que a virgem Mãe Maria traga o conforto espiritual à família e amigos .

    Responder
  20. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Justa homenagem com palavras finas e verdadeiras! O Amor permanece em nós no aguardo que volte logo com seu talento e doçura! Até breve mano, amigo e mestre querido!

    Responder
  21. Júlio César T S Junior
    Júlio César T S Junior says:

    Bela mensagem!

    Um amigo, um professor. Preparos, plantios, mutirões e tantos outros momentos vivenciados juntos.
    Aqui em casa sua presença é sempre constante, em boas lembranças.
    Ainda, eu e Luciana estamos administrando o impacto da notícia.
    O seu legado é muito valioso. Sua família é muito querida.
    Júlio e Luciana

    Responder
  22. Edair Azevedo
    Edair Azevedo says:

    Amigo querido, pessoa cativante, belas palavras que descreve que era M.Mauro Mesquita, que a luz do Mestre esteja presente com ele é com toda a família e amigos, um dia voltamos a nós encontrar.

    Responder
  23. Aguinaldo
    Aguinaldo says:

    Édson, belas e boas palavras a respeito do Mauro, com quem convivi na SQS 208, na minha infância e adolescência, que reencontrei na União, e que prosseguia sendo o mesmo, daqueles inícios de Brasília.

    Responder
  24. Sandra Miranda Pereira
    Sandra Miranda Pereira says:

    Bela homenagem, ao querido amigo M.Mauro Mesquita!
    Cumpriu com dignidade e amor sua missão!
    Ficam as boas lembranças e a certeza do reencontro! Desejamos conforto aos familiares e amigos.
    Sandra e Reinaldo Pereira
    Núcleo Lupunamanta
    Campinas/SP.

    Responder
  25. Júlio Linhares
    Júlio Linhares says:

    Um Amigo que me cativou e me fez reconhecer o quão grande e valorosa é esta maravilhosa casa do Mestre Gabriel. Sou grato a este bom homem pelas boas orientações mostrando-me o rumo a seguir… Que a Luz Divina seja a sua guia nesta presente dimensão e que o Amor da Santíssima Virgem Maria acolha os familiares queridos e a todos nós, trazendo-nos conformação e certeza de um reencontro.

    Responder
  26. Lucia Helena Monteiro
    Lucia Helena Monteiro says:

    Mestre Mauro partiu de repente, e no momento em que soube, meu mundo ficou sem cor. Sinto que foi um grande privilégio tê-lo conhecido e ter sido acolhida juntamente com a minha família no NEM no ano de 1996, e ter convivido com ele e sua amável família, e me confortam todas as lembranças que guardo do senhor! Para sempre lembrarei e sentirei saudades suas. Até sempre e descanse em paz amigo! Sua amiga “Índia Velha”!!

    Responder
  27. Paulo de Tarso
    Paulo de Tarso says:

    Amigo Mestre Mauro deixa um legado de dedicação à Obra, fino incentivo na caminhada dos que procuram paz e alegria. M. Edson Lodi tão bem traduz o cativar do amigo que vai para voltar. Um dia, noutro mutirão de plantio, a história continua sua construção.

    Responder
  28. Estêvão
    Estêvão says:

    Mauro é daqueles seres que precisam de um encontro apenas para cativar, para deixar sua marca de um ser leve que consegue equilibrar comprometimento com leveza e simpatia. Uma referência positiva para mim.

    Responder
  29. Glaucia Silva
    Glaucia Silva says:

    Um grande pai ,amigo, conselheiro,mestre na arte de cativar o coração das pessoas,sou grata por todos os bons momentos, que o senhor teve paciência de ensinar e ouvir. Que a luz do Divino Mestre Jesus te acolha e traga conformação aos seus familiares.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *