UDV realiza encontro de jovens na Bahia

| 16 agosto, 2018

Reinaldo Mota Andrade*

De forma alegre e divertida, jovens participaram de atividades que promoveram a integração, resistência e aventura | Foto: DMC/Núcleo Vitória.

A 5ª edição do Encontro de Jovens da 4ª Região (que abrange Bahia e Sergipe) do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal reuniu mais de 200 participantes no Núcleo Vitória, em Barra do Choça (BA), nos dias 21, 22 e 23 de junho de 2018. Denominado Incante Jovem, o Encontro contou com a presença de jovens de 12 a 17 anos, e também de 18 a 25 anos, que participaram como auxiliares e monitores.

Na abertura do Encontro, foi exibido um vídeo do Mestre Geral Representante, Paulo Afonso Amato Condé, dando as boas vindas e falando da importância deste trabalho da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens, pois servirá de aprimoramento e preparação para os futuros dirigentes do Centro.

Com o tema “Remando com a Ciência”, as atividades foram desenvolvidas em meio à natureza. Foram formadas equipes que participaram de provas de integração, resistência, aventura e raciocínio, em que foram explorados os talentos de cada participante de maneira alegre e divertida. Houve também uma gincana elaborada pelos jovens que já haviam participado de edições anteriores do Encontro.

As equipes foram nomeadas como partes de um navio (proa, agulha, convés, âncora, leme e timão), cada uma com seu “grito de paz” e com um só sentimento: que todos somos importantes na construção deste grande navio.

Os jovens também fizeram apresentações teatrais e musicais, com cada grupo representando o Núcleo em que frequenta. “Foi uma oportunidade muito boa de fazer novas amizades e fortalecer as que já temos, tudo isso dentro do símbolo da União: Luz, Paz e Amor”, expressou Ana Luiza, 16 anos, que frequenta o Núcleo Amor Divino (Ipiaú-BA).

Convidado para participar do Encontro, o Mestre Márcio Da Rós (Núcleo Conselheiro Salomão Gabriel, Santa Rita-PB) falou aos jovens, trazendo conselhos e orientações. “Vocês tiveram algo fino, que é a obediência ao coração de vocês. A obediência em estar aqui em paz. O passo verdadeiro que se pode dar na vida é criar no coração amor que dure toda vida’, disse Márcio Da Rós, na conclusão das atividades.

Também estiveram presentes, o Mestre Assistente Central da 4ª Região, Antônio Rabello Neto, o Coordenador Regional da Orientação Espiritual com Crianças e Jovens, Maurício Corso, além de Mestres e Conselheiros de diversos Núcleos da 4ª Região.

*Reinaldo Mota Andrade é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Vitória (Barra do Choça, Bahia).

7 respostas
  1. Humberto Ibañez
    Humberto Ibañez says:

    Tive a oportunidade de ver parte desta juventude querida no derradeiro dia do encontro. Pelos sorrisos, pela alegria é possível sentir que tudo foi maravilhoso neste rico encontro!!!

    Sds, Humberto Ibañez. LPA.

  2. Alfredo Jairo dos Santos
    Alfredo Jairo dos Santos says:

    Esse maravilhoso trabalho realizado pelo Núcleo Vitória, com apoio da Coordenação de Orientação Espiritual, merece nossos parabéns pela dedicação aos jovens da UDV. Foi um trabalho dirigido para os Núcleos da parte sul e sudoeste da Bahia onde ficam os Núcleos Reis Magos, Encanto das Águas, Caminho Real, Amor Divino e Porto Seguro e que contou com a presença de jovens de outros núcleos. Nesse segundo semestre estamos querendo realizar outro encontro, este com os jovens dos Núcleos Apuí, Serenita, Salvador, Vento Divino, Coração de Maria e Sultão das Matas. E, da mesma forma, convidando os jovens de todos os outros Núcleos. Parabéns ao Núcleo Vitória e a Coordenação de OE da 4ª Região.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta