Casa da União apoia alfabetização e inclusão digital em Mato Grosso

Denise Farias*

| 14 agosto,2018

O Projeto Luz do Saber trabalha a alfabetização de crianças e adultos aliado à inclusão digital | Foto: DMC/Núcleo Florestal.

No município de Alta Floresta (Mato Grosso), o Projeto Luz do Saber concluiu seu primeiro semestre de trabalho alfabetizando 41 alunos, entre crianças e adultos. No município, o projeto é de responsabilidade e gestão da Fundação Altaflorestense de Resgate da Cidadania, conta com o apoio técnico da Associação Beneficente Casa da União (inciativa do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal), e apoio financeiro da Justiça Estadual-Fórum de Alta Floresta/MT.

O Luz do Saber, inicialmente chamado de Luz das Letras, foi desenvolvido em 2003 pelo Departamento de Beneficência da União do Vegetal e distribuído em diversos estados e Distrito Federal, por meio da Associação Beneficente Casa da União. Tem como objetivo principal a complementação educacional de crianças e jovens, assim como de seus familiares, em diversos aspectos, a exemplo de programas de aprendizagem e alfabetização, por meio do uso da ferramenta digital (software). Auxilia na superação de três desafios sociais e econômicos impostos à sociedade brasileira: o reforço escolar de crianças para superação do analfabetismo funcional; a alfabetização de jovens e adultos; e a inclusão digital de jovens, adultos e crianças.

Trabalho voluntário

As atividades em Alta Floresta estão sendo conduzidas pela coordenação da professora Irene Duarte, membro do Corpo do Conselho da União do Vegetal do Núcleo Florestal (localizado na cidade) e Coordenadora do Projeto Luz do Saber. Com uma monitora contratada e com voluntários, o programa atende alunos das mais variadas faixas etárias, em três turnos e em quatro dias da semana.

A Fundação Altaflorestense de Resgate da Cidadania está localizada no bairro Vila Nova e tem por objetivo, além de contribuir com a redução do analfabetismo, proporcionar à comunidade local o acesso ao conhecimento.  Recentemente, deu início a novos projetos, resultado de parcerias firmadas com o Fórum Estadual da Comarca de Alta Floresta (Vara Criminal), Ministério Público do Trabalho e outros apoios advindos de empresários e organizações locais.

Associação Beneficente Casa da União

A Associação nasceu da prática da beneficência – já conhecida na UDV pelo Departamento de Beneficência, instituído pelo Mestre José Gabriel da Costa – e do ato de servir e fazer o bem ao próximo. Estruturou-se  legalmente no ano de 2017, no intuito de captar recursos e atender a um maior número de pessoas, tendo atualmente 29 unidades no Brasil. Conheça seus projetos e atuação pelo site: www.casadauniao.org.br.

*Denise Farias é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Florestal (Alta Floresta –MT).