UDV participa de conferência nos EUA

Chá Hoasca é tema de palestra em Universidade da Flórida, EUA | Foto: Ivan Castro

O mestre Teodoro Irigaray representou o Centro Espírita Beneficente União do Vegetal na conferência Religião, Ciência e o Futuro” realizada entre os dias 14 e 17 de Janeiro de 2016, na Universidade da Flórida, Estados Unidos. O evento foi organizado pela Sociedade Internacional para os Estudos da Religião, Natureza e Cultura.

No dia 17, mestre Teodoro participou do painel “Hoasca, Shamanismo e o Futuro da Amazônia” com os pesquisadores Dr. Esther Jean Langdon, Dr. Evgenia Fotiou, Raven Ray e Dr. Baird Callicott.

A apresentação do representante da UDV teve o título “A Contribuição da Ayahuasca para a Construção de uma Ética de Responsabilidade para a Conservação da Amazônia” e despertou grande interesse do público presente. Proporcionou ainda uma interação com outros pesquisadores que estudam o Chá Hoasca na perspectiva antropológica.

Clique aqui e assista a apresentação.

Aproveitando a visita aos Estados Unidos, mestre Teodoro fez, em 12 de janeiro, uma conferência aberta na universidade para o Centro de Estudo Latino-americanos, Programa de Conservação e Desenvolvimento Tropical da Universidade da Flórida. A apresentação também foi sucesso de público gerando boas conversas a respeito do tema.

Novo Encanto

Teodoro Irigaray é Professor Doutor de Direitos Humanos e Meio Ambiente da Universidade Federal de Mato Grosso e Procurador do Estado de Mato Grosso. Na União do Vegetal, é membro do Conselho da Administração Geral (CONAGE). É tambem o atual Presidente da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, entidade parceira da UDV.

Resumo da palestra:

A Amazônia com sua dimensão continental e megadiversidade é o lócus onde se evidencia a crise civilizatória vivida pela humanidade, que coloca em risco um patrimônio natural e cultural de importância global.

Nesta abordagem analisa-se esse quadro de crise civilizacional e seus reflexos na Amazônia, buscando identificar se a Hoasca pode oferecer uma alternativa à transcendência humana, de modo a compensar o mal estar característico dessa crise.

Embora a utilização da Hoasca se caracterize como uma experiência espiritual, a multiplicidades de suas manifestações (religiosas, xamânicas, curativas), que ocorre principalmente nos países amazônicos, tem uma dimensão multicultural e seu uso, em contexto religioso, como ocorre na União do Vegetal , pode contribuir para uma revisão ética de nossa relação com os outros seres vivos, e uma reconexão do homem com a natureza, em sua dimensão sagrada.