Site Luz do Saber recebe 5 mil visitas mensais

| 30 Janeiro, 2011

Um sonho é mais lindo quando se torna realidade.

Em 2010, no III Encontro da Beneficência do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em São Paulo, comemoramos o lançamento e apresentação do novo software Luz do Saber – alfabetização de jovens e adultos, uma semente do bem para humanidade. Agora, depois de grande trabalho está aqui, levando conhecimento aos que ainda não podem entender nossa linguagem escrita e se comunicar com o mundo, que é de todos.

O “Luz do Saber”, um software livre para alfabetização de jovens e adultos, lançado como software aberto pelo Departamento de Beneficência do  Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Nos primeiros cinco dias, o portal do Luz do Saber recebeu mais de 3 mil cliques de 35 diferentes cidades brasileiras.

Hoje, ainda no início de 2011 estamos com ótimos números:

Visitantes diferentes que acessaram o Luz do Saber:  4.117

Quantidade de visitas: 14.101

Quantidade de páginas visitadas: 37.671

Download do Luz no site – 2.913

Para quatro meses podemos considerar como muito acessado por que tivemos Dezembro e Janeiro, meses nos quais temos poucas atividades.

O processo de alfabetização de jovens e adultos se desenvolve a partir do trabalho pedagógico do professor alfabetizador que conta com um valioso software que possui recursos lúdicos, como jogos, círculos de cultura e karaokê, facilitando substancialmente o aprendizado dos alunos.

O Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV) possui, desde 22/7/1999, o Título de Utilidade Pública Federal. Fruto da ação das 27 Unidades Beneficentes/Casas da União vinculadas à UDV que, desde 2002, elegeram como atividade prioritária o atendimento ao público externo, alfabetizando jovens e adultos. Nestes oito anos, já foram alfabetizados cerca de 4000 jovens e adultos.

O novo software Luz do Saber nasceu da vontade e necessidade da União do Vegetal continuar seu trabalho de alfabetização com maior segurança, substituindo o software Luz das Letras, um software proprietário utilizado desde 2002, pelo novo programa, um software livre que utiliza a metodologia de Paulo Freire*.

Paulo Reglus Neves Freire (Recife, 19 de setembro de 1921 — São Paulo, 2 de maio de 1997) foi um educador e filósofo brasileiro. Destacou-se por seu trabalho na área da educação popular, voltada tanto para a escolarização como para a formação da consciência. É considerado um dos pensadores mais notáveis na história da pedagogia mundial[1], tendo influenciado o movimento chamado pedagogia crítica (origem: Wikipédia, a enciclopédia livre).