Alfabetizadores do Luz do Saber recebem capacitação

| 17 Janeiro, 2011

Alfabetizadores e coordenadores do Projeto Luz do Saber em Campo Grande (MS) participaram nos dias 11 e 12 de janeiro de uma capacitação visando a formação de novas turmas para 2011. Esse aperfeiçoamento é realizado pela instituição Obras Sociais Casa da União Lar de Santana, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SED).

O projeto faz parte do programa Brasil Alfabetizado, do governo federal, e já alfabetizou mais de mil pessoas, entre jovens e adultos. A proposta da formação é garantir a utilização do software “Luz do Saber” como interface didático-pedagógica, desenvolvido para atender a alfabetização e a educação de jovens, adultos e idosos.

De acordo com a técnica da Educação de Jovens e Adultos da SED, Isabel Cristina Alves, a intenção é que a parceria entre a SED e a Casa da União cresça. “É valioso o trabalho da autoestima para as pessoas, aprender a ler e a escrever é muito importante. É um resgate da cidadania”, destacou a professora.

Estão sendo capacitados 30 professores. Atualmente, o projeto Luz do Saber atua em 26 locais, com laboratórios de alfabetização estruturados em escolas, no Asilo São João Bosco e no Parque Ecológico Anhanduí.

Por meio de um computador, os participantes do projeto aprendem a ler e a escrever, o que possibilita também a inclusão digital dos alfabetizados. O projeto existe há cerca de dez anos, período em que foi intitulado “Luz das Letras”. A coordenadora nacional do projeto, Laureti Mascarin, destacou a importância do trabalho para a inclusão social. “O principio deste trabalho é a pedagogia do carinho, além da importância da metodologia do aprendizado. Uma pessoa que não sabe ler, se exclui. Este trabalho é digno. Hoje, em Campo Grande, possui 26 salas de aula. O desejo é que este projeto cresça e se estenda para os municípios do interior”, afirmou Laureti.

O software Luz do Saber foi lançado, oficialmente, em São Paulo, em setembro de 2010. De acordo com Laureti, ele esta em constante aperfeiçoamento. A ideia é que o projeto Luz do Saber, desenvolvido pela associação beneficente Casa da União (pertencente à entidade religiosa União do Vegetal) em parceria com a Universidade Federal do Ceará, possa ser multiplicado, uma vez que é um software livre e está disponível para dowload na internet.

Em abril de 2009, foi publicada pelo Governo do Estado de Mato Grosso do Sul uma resolução autorizando a Casa da União, por meio do Projeto Luz do Saber, a compor a Comissão da Agenda Territorial criada pelo Ministério da Educação (MEC), com o objetivo de implementar mesas permanentes de trabalho, fortalecer os espaços já existentes e, ainda, planejar, executar e avaliar conjuntamente ações direcionadas à Educação de Jovens e Adultos (EJA) em Mato Grosso do Sul. Atualmente, a Casa da União – Lar de Santana preside o Fórum Estadual de Educação de Jovens e Adultos (Feja).

Fonte:  Portal MS