Série Memórias dos Seringais aborda a origem amazônica da UDV
Augusto Pessoa*
| 8 Abril, 2021
A União do Vegetal é uma religião de origem amazônica. Alguns dos mais importantes acontecimentos que alicerçam a memória da nossa instituição ocorreram ali, no coração da maior floresta tropical do planeta. Desde o início da década de 1940, até o ano de 1965, quando fixou definitivamente residência em Porto Velho, Mestre Gabriel viveu muitos anos nos seringais da Alta Floresta Amazônica. Nesse território, selvagem e encantador, Mestre José Gabriel da Costa bebeu o Vegetal pela primeira vez em primeiro de abril de 1959, e criou a UDV em 22 de julho de 1961.
O Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da Diretoria Geral do Centro lança, neste sábado, 10 de abril, 20h00, uma série de pequenos documentários denominado Memórias dos Seringais, com o objetivo de contar as histórias desses anos em que o Mestre e sua família estavam em busca do Tesouro, através de depoimentos de quem viveu de perto a origem dessa Sagrada Obra. Serão quatro capítulos, até julho, quando estaremos comemorando 60 anos da criação da UDV, ocasião em que será apresentado um filme comemorativo à essa data tão importante.
Os rios, as árvores, os animais, tudo é parte do rico repertório de histórias que cercam aqueles anos. A ideia da série é apresentar ao espectador o universo poderoso da Floresta Amazônica, através dos testemunhos da gente simples que esteve com o Mestre Gabriel na primeira metade da década de 1960, quando o José, seringueiro, plantou as sementes dessa obra que hoje, 60 anos depois, floresce no Brasil e no mundo. Estamos apenas iniciando essa incrível jornada que nos levará até 22 de julho de 2021. Vamos juntos!
Acesse aqui o primeiro vídeo da série Memórias dos Seringais, a partir das 20h de 10 de abril de 2021:
*Augusto Pessoa é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Flor Pequenina (Conde- PB) e Vice-Diretor de Conteúdo do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) da UDV
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Muito bom poder resgatar a memória daqueles momentos do Mestre na busca do tesouro. Momentos que ficarão registrados em nossa memória para conhecimento cada vez mais desse grande mestre. Parabéns pela dedicação de todos nossos irmãos. Viva a União do Vegetal! Viva Mestre Gabriel! Alysson Sena N. Caupuri
e maravilhoso escultar essa maravilhosas historias
saude a todos pedro neto n.tucunaca
Uma preciosidade esses relatos e as bonitas imagens me fizeram sentir saudades do Sunta, do Seringal Novo Encanto… parabéns ao DMC e que esses lugares de florestas continuem vivos e preservados ⭐
Rico em imagens e histórias.
Belíssimo vídeo, gratidão por estar podendo conhecer um pouco mais da história do Mestre!
Muito massa essas memórias! Trabalho riquíssimo!!! ✨ Grata!
Necessária essa série documental contando a história de um período pouco conhecido por muitos Caianinhos. Um feliz iniciativa na comemoração dos sessenta anos da União. Que venham outras surpresas agradáveis semelhante à essa. Parabéns a todos que participaram desse Importante trabalho.
Que lindo!!!
Parabéns pelo trabalho, muito bom ter essa oportunidade de ver o Mestre “pelos olhos” de mais pessoas que o conheceram antes da União. Valor inestimável. Continuem esse trabalho lindo.
Quanto mais o tempo passa, maior o brilho que resplandece do trabalho do Mestre, e mais valioso fica o trabalho do DMC. Preciosos os depoimentos!
Grato as pessoas que se dedicaram para termos acesso a esse relicário histórico dos caminhos que nosso Guia percorreu em busca do Tesouro. Em especial, por colherem os depoimentos dos senhores Antônio Tomé Dias e Paulo Ramos, “pelo bem se conhece o benfeitor”, sinto-me renovado sempre que tenho a oportunidade de saber de acontecimentos com o M. Gabriel. Vídeo muito bem produzido e com um conteúdo rico e belo, salve essa nossa União.
N. Encantos da Natureza
Patrocínio/MG