Segurança: conscientizar é a melhor maneira de prevenir

15 Maio, 2024

Reprodução (vídeo)/Depart. de Segurança do Trabalho.

Na segunda escala de abril deste ano, no âmbito do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, foi realizada uma série de atividades relativas ao “Dia da Segurança do Trabalho”. Esta é uma ação do Departamento de Segurança do Trabalho que tem por objetivo garantir a boa prática e a eficiência das atividades laborais realizadas no Centro e que tem por objetivo resguardar a  integridade física dos sócios da União do Vegetal. Nesta ocasião, o Blog da UDV compartilha uma reflexão de autoria do Mestre Paulo Afonso Candiani* a respeito deste importante tema para a nossa irmandade. 

São tantas alegrias, nestes anos de história da UDV, permeadas pelo sentimento de vitória, cumprindo missão: adubação realizada, plantios frutificados, Preparos realizados com resultado de bom grau, Templos edificados e mantidos… Tantos amigos e irmãos de caminhada… Se nos é bom tê-los, é melhor ainda mantê-los.

Com este objetivo, o de manter a integridade física e a saúde de todos os caianinhos, desenvolve-se um processo, com décadas de aperfeiçoamento, feito por muitas mãos e corações, em muitos lugares, com estudo e dedicação, e contando com o apoio das autoridades: a implantação da cultura da Segurança do Trabalho, que cada vez mais vem sendo incorporada em todas as atividades materiais do Centro.

Seguimos uma religião que tem origem numa história longínqua no tempo, mas presente e revivificada no agora, cuidando de si. E, através do estudo da Ciência da Prevenção (consciência = com Ciência), podemos nos conscientizar e nos capacitar na defesa contra acidentes. Aprender a ver o uso dos Equipamentos de Proteção Individual e dos Equipamentos de Proteção Coletiva como aliados preciosos e bem-vindos, fazer do Diálogo de Segurança uma ligação diária com a Guarnição Divina. Praticar o conhecimento.

É árduo fazer análises preliminares de risco para orientar procedimentos operacionais-padrão em todas as atividades materiais realizadas nos Núcleos.mas compensa, pela alegria de ver os bons resultados.

Temos de nos conscientizar de que a época pioneira, em que aprendíamos fazendo, passou. Hoje temos de treinar e temos de ser treinados. Temos de ser orientados e temos de cumprir a orientação. Já não somos umas poucas centenas de pessoas. Como um batalhão, que cresce dia a dia, temos de nos alinhar com uma Ordem Superior.

Que venham muitos e muitos mais mutirões, plantios, colheitas e Preparos, a serem realizados com ânimo e tranquilidade, dentro dos parâmetros de segurança e prevenção necessários. Que siga em frente essa procissão de homens e de mulheres de fé no Salvador e que o mote, trazido por Mestre Gabriel, de que todo cuidado reunido no mundo ainda é pouco, seja a Luz que guia os nossos trabalhos e o nosso caminho.

Paulo Candiani*Paulo Afonso Candiani é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Princesa Encantada (Campinas-SP, 3ª Região).

4 respostas
  1. Thiago Meneses Emérito
    Thiago Meneses Emérito says:

    Belas palavras. No Núcleo Mestre Adamir temos sido constantemente orientados a nos manter em alerta e a cuidar dos nossos irmãos.
    Isso tem transformado até a maneira como fazemos nossas tarefas domésticas, cuidando melhor da nossa família.
    Sou grato a todos que com carinho desempenham esse trabalho de conscientização.

  2. Telio Martins Bento
    Telio Martins Bento says:

    Gratidão amigo M.Paulo Candiani por estas verdadeiras e boas palavras de incentivo.Alegra nossos corações ver a celebração desde dia com nível crescente de envolvimento e participação neste trabalho de preservação da vida.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário