Retomada das expedições ao Seringal Novo Encanto

| 10 Dezembro, 2021

Eloisa Murbach Arbigaus*
Vinícius Maurício de Lima**

Novo Encanto reúne 50 pessoas do Brasil e do exterior em 26ª Expedição ao Seringal | Foto: Thales Vasconcelos.

De 17 a 21 de novembro de 2021, aconteceu a 26ª Expedição ao Seringal Novo Encanto. A atividade, que marcou a retomada das expedições, reuniu em torno de 50 pessoas que se propuseram a vivenciar momentos de comum-união com a Natureza, conforme diz a Carta de Princípios da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico, braço ecológico do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal. Na programação, foram realizadas as atividades Vivência do Seringueiro, palestra a respeito dos 9 Vegetal, trilha pela mata, banhos no igarapé do Iquiri, passeio de barco pelo rio, confraternização ao redor da fogueira e shows de música ao vivo.

Ouvindo o chamado da Natureza, deixamos nossas residências, em diferentes Estados do Brasil (Acre, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Minas Gerais, Paraná, Piauí, Rondônia e São Paulo) e dos Estados Unidos (Washington), encontramo-nos em Rio Branco (AC) e dali fomos com o ônibus da Novo Encanto até o município de Lábrea (AM) onde fica o Seringal. Localizado em uma área de 8.125 hectares de floresta Amazônica preservada, o Seringal é administrado pela Associação Novo Encanto.

A sede do Seringal tem uma excelente estrutura para receber os expedicionários, com redários telados, algumas camas para quem precisa, espaço para camping, um refeitório amplo, diversos banheiros e casas de seringueiro que recriam o modo de vida dos trabalhadores da floresta.

Distinta de outras instituições ambientalistas, a Novo Encanto tem como princípio o despertar para a ecologia por meio da espiritualidade. Nesse sentido, cada um de nós, expedicionários, pôde conhecer mais de nossa própria natureza humana e encontrar, na simplicidade da floresta, uma força potente que nos conduz ao autoconhecimento e à transformação.  Entre os sons dos pássaros e do vento divino que toca as plantas, sentindo o sol em nossa pele ou observando as estrelas que brilham no céu do Seringal, pudemos refletir a respeito do Sagrado, expandindo nossa compreensão de Deus, criador de tudo quanto há. E percebemos nossa responsabilidade perante a Natureza, que é superior ao ser humano, como também traz a Carta de Princípios.

*Eloisa Murbach Arbigaus é membro do Corpo Instrutivo do Núcleo Monte Alegre (Quatro Barras-PR)
*Vinícius Maurício de Lima é membro do Corpo Instrutivo do Núcleo São João Batista (Mairiporã-SP).

2 respostas
  1. ADELINO NUNES DOS SANTOS
    ADELINO NUNES DOS SANTOS says:

    Oportunidade de conhecer um pouco mais da floresta, ver a dedicação das pessoas da organização, o valor que tem a preservação da floresta e suas características naturais. Sentir o ar puro e renovar a caminhada. Buscar um melhor jeito de reconhecer o trabalho do M Gabriel, por ver a beleza da floresta, porém as dificuldades enfrentadas em outra época, ausência certa dos recursos hoje encontrados.
    Gratidão as pessoas que lá estiveram e demonstrou amor pela obra do Mestre, M Anchieta, C Jandira, M Francisco todos com seus consortes, por eles quero ser grato a todos os expedicionários e equipe de apoio.

    Valeu e vale o investimento para conhecer este pedaço de chão no Amazonas.

    Grande abraço.

    Adelino Nunes

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *