Rei do Oriente

Jovens da UDV no interior do Nordeste realizam um mergulho na cultura popular

Augusto Pessoa*

| 10 janeiro, 2019

Crianças e jovens da UDV participam de apresentações culturais no nordeste do país | Reprodução

O Núcleo Santa Fé do Cariri, situado dentro da Floresta Nacional do Araripe, na fronteira de Ceará e Pernambuco, surgiu num ambiente ricamente emoldurado pelas manifestações da cultura popular nordestina. Em cidades como Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha, as festas populares são parte da tradição local e povoam o imaginário da gente simples do interior.

Dentre as dezenas de manifestações, uma se destaca: o Reisado. Conhecida em outras partes do Brasil como Folia de Reis, a brincadeira foi trazida ao Brasil pelos portugueses e, no Cariri cearense, ganhou um brilho todo especial, especialmente no período natalino, quando dezenas de grupos saem às ruas no que ficou conhecido popularmente como Ciclo de Reis e que tem o seu ponto alto no dia 6 de janeiro, com a chegada dos Três Reis Magos em Belém para visitar o Menino Jesus.

Inspirados por essa rica tradição, os jovens do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, Núcleo Santa Fé do Cariri, tiveram a ideia de formar um grupo próprio de Reisado. Reuniram forças, talentos e se dedicaram aos ensaios para que a Folia de Reis pudesse ser apresentada para a irmandade e para a comunidade circunvizinha ao Núcleo, no povoado de Santa Fé.

A dedicação valeu a pena. No dia 29 de dezembro, o grupo fez a sua estreia durante uma atividade do Departamento de Beneficência. Lá, puderam festejar o ciclo de Reis junto à comunidade e, no dia 2 de janeiro, fizeram uma apresentação oficial dentro do Ciclo de Reis que reúne – em Juazeiro do Norte – diversos grupos da tradição popular.

A monitoria do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo produziu um filme sobre a atividade, sendo esse um singelo e importante registro da atividade que – entre tantas outras coisas – teve o objetivo de despertar nos jovens a necessidade sempre presente da valorização das nossas raízes.

Assista ao vídeo:

*Augusto Pessoa é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo São José (São José do Bonfim, Paraíba). 

29 respostas
  1. ALISON HONORIO DE OLIVEIRA
    ALISON HONORIO DE OLIVEIRA says:

    Muito bonito esse trabalho de educação espiritual consoante com o de construção cultura que vem sendo desenvolvido pelo Núcleo Santa Fé do Cariri. Quando somos crianças, são esses momentos que vivenciamos, momentos de êxtase, que proporciona em nosso ser admirar o Belo nos transformando em adultos perceptivos da verdadeira felicidade. Parabéns aos Jovens e Crianças da Orientação Espiritual e aos amigos da cultura da Carroça de Mamulengo.

    Responder
  2. Almir Nahas
    Almir Nahas says:

    Muito bonito, emocionante o exemplo da irmandade de Santa Fé do Cariri!
    Alegria simples e genuína, a cara e o coração do nosso povo! Uma expressão valorosa do melhor da alma brasileira. Parabéns, que este exemplo frutifique por nosso mundo.

    Responder
  3. Thereza Martha
    Thereza Martha says:

    Que linda vivência de amor e religiosidade, tão expressiva da cultura popular nordestina e caianinha! Os jovens do Cariri estão de parabéns ! Me deu foi vontade boa e grande de visitar vcs!

    Responder
  4. Rosângela Pereira
    Rosângela Pereira says:

    Eu amo reisado !
    Fiquei emocionada com esse vídeo. Ver crianças e jovens da UDV participando com carinho e alegria de uma festa popular
    brasileira tão linda e especial de reconhecimento do Menino Jesus alegrou meu coração.
    Parabéns a todos !

    Responder
  5. Kaline núcleo Natal
    Kaline núcleo Natal says:

    Que trabalho bonito esse. Saber que a União do Vegetal também está nesses lugares me deixa muito feliz. Gostei demais desse movimento popular tão positivo pra quem participa e pra quem prestigia esse trabalho. Parabéns a todos

    Responder
  6. Ramide Dino
    Ramide Dino says:

    Muito bonito o trabalho realizado. Parabéns a toda a irmandade pela iniciativa, organização e empenho de todos para que pudessem ser feitos todas apresentações. Vejo nesse tipo de trabalho muito presente a identidade da União do Vegetal que nosso Mestre deixou pra nós. Viva o dia Reis. Viva o Menino Jesus!

    Responder
  7. DOROTEIA FERREIRA DE OLIVEIRA BOTELHO
    DOROTEIA FERREIRA DE OLIVEIRA BOTELHO says:

    Muita emoção senti ao assistir essa apresentação e as palavras dos irmãos. Que essa cultura perdure por gerações futuras,pois é nossa história.

    Responder
  8. Manoel Teixeira Barros Filhoki
    Manoel Teixeira Barros Filhoki says:

    Lindo trabalho. A União firmando raízes na cultura e no povo da nação Cariri. Ver tudo isso acontecendo são momento de emoção e alegria.

    Responder
  9. Érica Monteiro
    Érica Monteiro says:

    Simplesmente maravilhoso!
    Senti muita alegria em ver este trabalho tão bem feito!
    Boa arte e boa cultura em nossos corações!
    Que possamos nos inspirar e levar esta bandeira pelo mundo!
    Parabéns!
    Abraços fraternos,
    Érica Monteiro

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *