Posicionamento da União do Vegetal no atual momento político
Paulo Afonso Amato Condé*
| 5 outubro, 2018
O atual momento vivido por nosso país exige que façamos profunda reflexão sobre a situação social e política de nossa nação, que atravessa momentos de divisão, animosidade e intolerância, cabendo-nos refletir também sobre nosso posicionamento, palavras e atitudes, e sobre a nossa responsabilidade em contribuir para a construção de um mundo mais justo, harmônico e pacífico.
Cumpre-nos sempre lembrar que nosso Guia Espiritual, Mestre Gabriel, criou este Centro Espírita Beneficente União do Vegetal (UDV), no seio da floresta amazônica, como uma instituição religiosa de fundamentação Cristã, com o objetivo de trabalhar pela paz no mundo através do desenvolvimento do ser humano em seu sentido moral, intelectual e espiritual.
Mestre José Luiz de Oliveira, sócio da UDV desde 1965, que integra a Direção do Centro e já ocupou o lugar de autoridade máxima em nossa instituição, recorda que “Mestre Gabriel disse que não veio à Terra para tirar nem uma vírgula do que Jesus disse, mas sim para cumprir e ensinar a cumprir a Sua doutrina e os Seus ensinamentos.”
Por isso mesmo, desde seu início, a União do Vegetal enxerga nas diferenças de compreensões, tão evidentes na sociedade atual, um estágio evolutivo da caminhada espiritual da humanidade e traz consigo uma palavra de respeito e tolerância para com todas as religiões e seres humanos indistintamente, considerando a todos como irmãos, porque feitos à semelhança de Deus e filhos de um mesmo Pai.
Em artigo publicado em 16 de Julho de 1971, no jornal O Guaporé de Porto Velho, nosso Guia Espiritual assim se manifestou: “A União do Vegetal pratica e ensina exatamente o amor a Deus sobre tudo extensivo aos seus semelhantes. Por isso quando vejo a presença de um homem respeito-a, pois é a semelhança de Deus.”
Neste sentido a UDV é uma sociedade religiosa, de cunho espiritualista, apartidária, com mais de 20 mil associados, que desenvolve os seus trabalhos no Brasil e em outros 10 países da América do Sul, América do Norte, Europa e Oceania, contribuindo para levar ao mundo uma palavra de paz e fraternidade, sempre de maneira simples e sem qualquer intuito financeiro. É também nosso objetivo preservar e fortalecer os vínculos familiares, por considerar a família espiritualizada e orientada como um dos pilares de uma sociedade saudável.
Entre seus associados é possível encontrarmos indivíduos de todos os matizes sociais, desde pessoas muito simples com baixa escolaridade e poucas condições financeiras, até médicos, cientistas, parlamentares (nos Estados e no Congresso Nacional brasileiro), empresários, juízes e militares que, apesar de terem realidades de vida distintas, possuem um mesmo propósito: a busca do autoconhecimento e do desenvolvimento de suas virtudes morais e espirituais.
Tendo como símbolo da paz e da fraternidade humana “Luz, Paz e Amor”, a UDV abriga sob este símbolo e em harmonia, uma ampla diversidade de posicionamentos políticos, com o livre exercício de liberdade de expressão e respeito mútuo, convivendo de forma fraterna e amiga.
Cabe ressaltar que nossa instituição religiosa não abre mão dos seus princípios fundamentais de ordem, respeito, amor ao próximo e outros valores que integram a moral e os princípios cristãos de fraternidade.
Acreditamos que, alicerçados nesses princípios espirituais, podemos contribuir para a construção de um mundo mais justo e pacífico e convivermos, na UDV, com as diferenças de opiniões buscando, pela consciência clara, um dia chegarmos a Uma Só Compreensão.
*Paulo Afonso Amato Condé é Mestre Geral Representante do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.