Semeador de corações: a história de Paulo Afonso Amato Condé e sua família na União do Vegetal

Camila Condé*
Paula Condé**

| 20 Novembro, 2020

Mestre Paulo Afonso e Conselheira Léa | Arte: Tiago Hoisel.

A história do nosso pai, Mestre Paulo Afonso Amato Condé, também é a nossa história na União do Vegetal. Somos gratos por tudo que temos, principalmente por esse tesouro chamado Família. Hoje a União é nossa família e temos a nossa família na União.

Está inteirando hoje 65 anos. Nascido na roça em Ubá, interior de Minas Gerais, em 20 de novembro de 1955, quarto filho do casal Therezinha e Sebastião Condé, teve uma infância simples, de poucos recursos materiais, trabalhando desde os 6 anos de idade para auxiliar seu pai. Assim, andando descalço e comendo fruta do pé, foi crescendo junto aos seus seis irmãos, seguindo o exemplo de luta, trabalho e honestidade dos pais.

Quando concluiu o Ensino Médio foi para Viçosa, cidade vizinha a Ubá, para estudar Agronomia, curso ligado às suas raízes. Lá, conheceu sua companheira, Léa Maria, que também frequentava o mesmo curso. No período em que ainda estava na universidade, aos 21 anos, foi pai pela primeira vez. E assim, com poucos recursos, e dividindo o tempo entre trabalho e estudos, Paulo e Léa iniciaram sua vida em família com sua filha Camila e um quintal, com um galinheiro e uma grande horta.

Na Amazônia encontra com o Vegetal

Um dia, depois de receber o convite do seu irmão Fernando Condé para ir para Rondônia em busca de trabalho, uma colega da Universidade falou para o casal para procurar em Porto Velho o Mariri, informando-os a respeito de uma matéria na Revista Cruzeiro.

Sendo assim, em janeiro de 1980, Paulo e Léa, então recém-formados, chegam a Porto Velho (RO) com apenas uma mala, o diploma e sua filha. Nesse mesmo ano, em 24 de abril, o casal recebe o primeiro copo de Vegetal das mãos do então Mestre Nonato, na então Sede Geral (atual Núcleo Mestre Gabriel e Sede Histórica da UDV).

Como ainda não eram muitas as pessoas que seguiam na UDV, tivemos a oportunidade de vivenciar aquele momento como uma verdadeira família, na qual as divergências de opiniões nunca eram motivo para as pessoas deixarem de trabalhar lado a lado. A irmandade superou muitos momentos, se auxiliaram e, nesse movimento, se fortaleceram. Daquela convivência simples com os Mestres da Origem ainda jovens, nasceram fortes laços de amizade e memórias de um tempo muito rico!

A Mestre Pequenina, que ainda morava na antiga casa da Rua Abunã, os recebeu com o carinho e a atenção de uma mãe. Os Mestres da Origem, alguns dos quais ainda moravam em casas de madeira e chão batido, dentro de uma grande simplicidade, sempre tinham o que compartilhar com os jovens que estavam chegando: um copo de café, açaí, uma boa prosa e boas orientações. Um acalento para aqueles que, distantes de suas famílias, desbravavam a Amazônia e chegavam àquele lugar.

Família

Logo nas primeiras burracheiras Paulo Afonso se lembrou de seus pais e irmãos. Então pediu autorização ao Mestre Braga para dar Vegetal a sua família quando os encontrasse. Pela transformação que viram no filho, seus pais, que eram muito católicos, quiseram conhecer a UDV, junto com outros irmãos e alguns amigos. Hoje, grande parte da família frequenta a União e, em sua cidade natal, se formou o Núcleo Recanto das Flores (Ubá-MG).

Na sequência dos acontecimentos, em 1º de maio de 1982, Paulo Afonso foi convocado para o Corpo Instrutivo. Em novembro de 1982, Mestre Braga, junto com o Mestre Herculano e respectivas companheiras, com mais algumas pessoas, iniciaram a construção do Núcleo Estrela do Norte em Porto Velho, de onde meus pais tornaram-se sócios fundadores.

Em 10 fevereiro de 1984, chegou ao Corpo do Conselho e, no mesmo ano, em 24 de dezembro, recebe a Estrela pelas mãos de Mestre Herculano, pessoa com uma participação muito importante e fundamental em sua vida.

De lá pra cá ocupou alguns lugares de responsabilidade na União. No Núcleo Estrela do Norte foi tesoureiro, vice-presidente, presidente e Mestre Representante. Depois se mudou para Campo Grande (MS), onde foi Mestre Representante do Núcleo Senhora Santana e Mestre Central da 13ª Região. Mudando-se novamente, então para Florianópolis (SC), foi Mestre Representante do Núcleo Estrela D’Alva, Mestre Central da 9ª Região e da 1ª Região da América do Norte, Mestre Assistente Geral e hoje está nesse lugar de Mestre Geral Representante.

Amizades 

O trabalho, a família e a religião sempre estiveram presentes na vida do casal. Sempre se empenharam em trabalhar e aprimorar o plantio de Mariri e Chacrona, o que frutificou em muitos aprendizados e amizades. Profissionalmente também deram sua parcela de contribuição, desenvolvendo alguns projetos para auxiliar famílias em condições menos favorecidas.

Em todos os lugares por onde passaram, esta dupla de plantadores sempre esteve a cativar e cultivar, não somente a terra, com o Mariri e a Chacrona, mas também semeando amizades que lhes trazem fartas colheitas ao coração, nesta grande fábrica de amigos que é a União do Vegetal. Paulo e Léa se dedicaram não apenas à formação de seus quatro filhos (Camila, Gabriel, Clariana e Paula), mas de muitos filhos adotivos e afilhados que vieram chegando a este trabalho dentro da União. Hoje, após 43 anos de casados, a família está crescida, pois somaram-se genros, nora, nove netos e mais os filhos e netos de coração, que têm grande importância em suas vidas.

Em todos estes anos não acumularam riquezas materiais, mas, sim, conquistaram o tesouro de contribuir com esta grande Obra da União e terem o coração cultivado com tantos amigos. Uma estrada de peleja e, com certeza, de vitórias e flores. Muitas realizações de vida ainda estão por vir… Estão se mudando, agora, para sua nova casa, depois de tanto tempo, a primeira planejada em cada detalhe.

Certamente, o quintal se encherá novamente de cana, banana, mandioca, frutos e flores. Não em grande quantidade, mas o suficiente para oferecer a quem chega a uma casa de portas abertas, com o aroma de hortaliças frescas e sabor de frutos do quintal. Porém o cultivo mais importante, pelo qual agradecemos aos nossos pais, Paulo Afonso e Léa, é o de ter nos ensinado a plantar os pés no chão, semear amigos no coração e hastear, junto com nossas famílias, a bandeira da Luz, da Paz e do Amor.

“Que a alegria lhes faça constante companhia,
E que a confiança sempre possa aumentar
Por mais que haja chuva e noites frias,
Acima da incerteza, da dor ou da tristeza,
O Sol sempre estará a brilhar!”

(Tradução para a língua portuguesa de trecho de poema escrito em língua holandesa e de autor desconhecido.)

*Camila Condé é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Luz de Maria (Campo Grande-MS).
**Paula Condé é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Lupunamanta (Campinas-SP).

55 respostas
  1. Erika Madelaine
    Erika Madelaine says:

    A beleza do texto se mistura com a riqueza da história. Viva ao M. Paulo Afonso, C. Léa e sua família.
    Saúde e muitas alegrias nessa existência é o que lhes desejo.
    Gratidão por tudo que tem feito pelo engrandecimento desta obra
    Luz Paz e Amor, grande abraço daqui de Boa Vista, Roraima

  2. João Marcos
    João Marcos says:

    Parabéns M. Paulo Afonso,
    Saúde, paz, alegria, tudo de bom pro sr e sua família.
    Que 6 de janeiro venha com sentimento de dever cumprido, mas tb trazendo esperança e forças pra uma nova jornada.
    Muito bom sentir no sr e na C. Lea pessoas amigas e próximas, mesmo não estando tão perto sempre.
    Prosperidade pra todos nós!

  3. Gilberto Rocha Queiroz
    Gilberto Rocha Queiroz says:

    Parabéns e felicidades, M. Paulo Afonso!!
    Gratidão por ter levado o Vegetal para sua família, foi lá que me encontrei com a UDV.
    Que o Mestre sempre o abençoe com saúde, paz e prosperidade!

  4. Erley Dutra
    Erley Dutra says:

    Uma bela história de vida, onde enfrentaram as dificuldades com amor e união da família. Na União foi possível superar, não muito diferente de tantas outras famílias que chegam a este caminho de Luz, paz e amor. Minha gratidão ao senhor e sua família por auxiliarem esta União em seu crescimento e assim possibilitar que mais famílias cheguem a este caminho. Grato também por estar e aceitar essa missão como MGR pois é um trabalho que tem que ter disponibilidade e ainda mais amor. Que Deus e o Mestre abençoe o senhor e sua família, feliz aniversário, prosperidade, saúde e vida longa, felicidades sempre,

    Fraternalmente, Erley, Priscila e família, de Parintins-Am.

  5. Sandra Miranda Pereira
    Sandra Miranda Pereira says:

    História linda, recheada de simplicidade, amor e dedicação à família e à Obra! Saúde e longevidade com sabedoria e guarnição para toda família a qual nos identificamos! Abraços aqui de casa:
    M.Reinaldo e C. Sandra
    N.Lupunamanta- Campinas/SP.

  6. Luis Felipe
    Luis Felipe says:

    Mestre, que história de vida, tão firme na palavra da Doutrina, de muita luz, paz e amor!!! Um verdadeiro exemplo do testemunho das maravilhas dessa imensa família UDV, e do que ela pode realizar nesse caminho de plena retidão!!!! Obrigado pelo exemplo de vida, muitas felicidades nesse novo ciclo que se inicia!!! Um grande abraço de todos daqui de Montréal!!!

  7. M Carlos Sônio
    M Carlos Sônio says:

    Que história maravilha, lutas, vitórias e muita disposição. Parabéns, M. Paulo Afonso. Tive oportunidade de participar em sessões nesta 1a região dirigidas pelo senhor. Desejo-lhe boa saude, que Mestre Gabriel continue nos guiando.

    Abraço fraterno.

  8. Henrique Gentil
    Henrique Gentil says:

    Lindo texto que presta uma justa homenagem ao aniversariante de hoje e à sua companheira.
    M. Paulo Afonso, vida longa, com saúde e muitas alegrias junto à sua bela família.
    Gratidão por todo o seu trabalho e da C. Léa!

  9. Lucas da Costa Lima
    Lucas da Costa Lima says:

    Feliz Aniversário, M. Paulo Afonso Condé. Fiquei feliz em ver sua história de construção de bons valores e muito trabalhos em virtude da União do Vegetal e valorizando os ensinos do Mestre Gabriel e os Mestre Feitos por ele!

    Agradeço de coração a contribuição virtuosa que o senhor vem fazendo por essa Nobre Religião Sagrada.

    SEJA FELIZ

  10. Luana EA Baratieri
    Luana EA Baratieri says:

    Ao ler essas palavras, por alguns segundos me senti no lugar desses pais lendo sua história através do olhar e reconhecimento das filhas… lágrimas correram. Ao mesmo tempo, um sentimento de gratidão por termos pessoas, família assim na União, que nos inspiram, além das nossas próprias famílias de origem. Viva a Vida!

  11. Lôua
    Lôua says:

    Que linda história!
    Parabéns M. Paulo Afonso, pelos 65 anos e pela maneira que os viveu e vem vivendo, tendo a responsabilidade como uma guia.
    Uma honra estar contigo, C. Léa e parte da sua família em 2009 no Perú, momentos gravados no coração.
    Grata por essa Representação Geral, num momento desafiador para toda a humanidade.
    Grata pela liderança, amor e esperança!
    Que o Mestre Gabriel continue lhe fortalecendo com Saúde e Alegrias!
    Forte abraço em ti, C. Léa e familiares.

    Lôua

  12. Moara Oliveira Liberato
    Moara Oliveira Liberato says:

    Belo texto, bela história. Fiquei emocionada, talvez porque estou conhecendo esse casal especial um pouco mais de perto agora. Deixarão saudades por aqui! Desejo vida longa e felicidade pra toda a família!

  13. Augusto Lobo
    Augusto Lobo says:

    Esse é o Mestre Geral Represetante de quando me associei a UDV. Sempre presente e alerta a cada núcleo e região, vimos bons frutos e Amor pela obra do Mestre, que alegria poder fazer parte dessa irmandade de histórias e vidas dedicadas a comunhão e a Paz no Mundo.

  14. Virgínia paulo sérvio arsujp
    Virgínia paulo sérvio arsujp says:

    É lindo ver as filhas contarem com alegria a história da vida dos pais. Percebi o quanto elas mostram a satisfação da vida exemplar dos seus pais. Felicidades ao casal e toda família

  15. Ivan de Souza
    Ivan de Souza says:

    Parabéns, Mestre Paulo Afonso, por esse dia especial!
    Inscrever o nome na rica história da União Do Vegetal e honrar a Divina Obra do Mestre Gabriel é um feito memorável e comemorável. A bela homenagem, neste texto, é um reconhecimento que dignifica, ainda mais, sua trajetória no Bem. Grato por seu exemplo de equilíbrio e dedicação!

  16. Graça Cabral Mendes
    Graça Cabral Mendes says:

    Parabéns Camila e Paula, bonito de perceber a felicidade de filhas, contando com alegria a história da sua querida família. Deus continue abençoe e renove sempre o Amor.
    Abraços dos manos e amigos,
    Graça, Ascelino e família.

  17. M. José Roberto.
    M. José Roberto. says:

    Felicidades, caro amigo. Você merece!!!
    Sua história de união com sua família é muito bonita,
    Gratidão por compartilhar conosco, por sinal muito bem escrita pela Camila e Paula.
    Abraços fraternos de sua família aqui do Acre.

  18. Isadora Solon
    Isadora Solon says:

    Acompanhei um trecho dessa história e posso garantir que o Mestre Paulo tem uma sensibilidade didática em ensinar retidão e firmeza, que para mim, na época foram essenciais para eu criar domínio em mim. Tempo forte para sair do labirinto e encarar verdades. O Mestre Paulo me ensinou a me dirigir e, me reconhecendo, me dava copo cheio de Vegetal, onde me recuperei e criei BOMS para mercado verde, também a pedido dele. Parabéns, família!

  19. Elenara Jardim Bender Baís
    Elenara Jardim Bender Baís says:

    Bom amigo, M. Paulo Afonso, sua história e de sua família vem orientando a mim e a minha família nessa caminhada. A gratidão que trago em meu coração por estar nessa União tem sua presença e da C. Léa fortalecendo meus passos até aqui e assim quero prosseguir. Desejo-lhe a paz e o bem sempre, saúde e abundância de simples alegrias em seus dias!

  20. Franklin, Palmas - TO.
    Franklin, Palmas - TO. says:

    Quero somar aqui meus votos de prosperidade e vida longa ao M. Paulo Afonso e a sua família, que pelo seu bom exemplo de discípulo e pai de família honrado, lhe rendem hoje o reconhecimento pelo bom trabalho prestado à União do Vegetal. Tive em poucas ocasiões a oportunidade de está em sua companhia e sentir a presença do Grande Mestre Gabriel em sua maneira simples de ser e em seu jeito claro de doutrinar. Senti-me motivado em me colocar a serviço dessa Sagrada Obra e também procurar ser Instrumento para propagar os ensinamentos de nosso Guia Espiritual, felicidades.

  21. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    Amigos verdadeiros, gente do bem, de paz e responsabilidade que tem boas lições a ensinar.
    Uma história de vida que pode servir de espelho a jovens e adultos.
    Que sejam sempre felizes, plantando e colhendo amizade e alegrias.

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário