Os 20 anos de uma Santa Fé no Cariri

Edmar Dino da Silva*
Francisco Roberto Brito Cunha**
José Emerson Monteiro Lacerda***

| 18 Novembro, 2020

Irmandade do Núcleo Santa Fé do Cariri, 15 de novembro de 2017 | DMC/Núcleo Santa Fé do Cariri.

Em 15 de novembro festejamos 20 anos de uma caminhada dedicada a esta Sagrada Obra em terras Cariri. Aqui neste solo foi semeada a esperança de um amanhã que é sempre pleno, pois nosso Guia Espiritual, o Mestre Gabriel, tem nos auxiliado a nos reconhecer como irmandade ao longo deste caminho trilhado por muitos. A contribuição de cada um, indistintamente, vem pautando a nossa história. Uma história que se inicia dentro da força motriz do Núcleo Tucunacá (Caucaia-CE).

                 | Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Santa Fé do Cariri

O início da instalação da UDV no Cariri aconteceu em 1984, quando José Emerson Monteiro Lacerda (hoje Mestre) foi a Brasília portando uma carta de apresentação de seu amigo e conterrâneo Tiago Araripe (hoje Mestre), então filiado ao Núcleo Samaúma (Araçariguama-SP), endereçada ao Mestre Raimundo Monteiro de Souza, então Mestre Geral Representante. Após esse encontro, Mestre Monteiro autorizou que se realizassem Sessões sempre que viesse algum Mestre em visita ao Cariri. De volta ao Ceará, José Emerson filiou-se ao Núcleo Tucunacá. Ainda naquele ano, recebeu na sua residência e de Isabelisa a visita de Mestre Pádua e outros irmãos do Núcleo Tucunacá, que atenderam a todos com zelo nesse início de caminhada, quando se realizou a primeira Sessão do Vegetal no Cariri, na casa de um sócio, e na sequência, a primeira Sessão de adventícios.

Enraizamento

Depois, com o apoio de Mestre Manu (Manoel Ferreira da Silva), após sua vinda para permanecer algum tempo no Ceará, iniciam-se as atividades, de forma regular. Em 1992, seguiram-se com mais frequência as Sessões na casa de Isabelisa. Em maio de 1994, foram realizadas duas Sessões para adventícios, e, na primeira, beberam pela primeira vez: Alemberg de Souza Lima e Rosiane Limaverde. Na segunda Sessão do mesmo ano, Raimundo Nonato da Silva e Raimunda Galdino. Estes se associaram ao Núcleo Tucunacá e chegaram a ser Mestres e Conselheiras e vieram somar forças ao grupo, nesse momento inicial, favorecendo o “enraizamento” dos trabalhos que, aos poucos, na nova fase, se consolidavam na região.

Em 1995, chegaram ao Crato Rodrigo Otávio Correia Barbosa Júnior (naquela época, membro do Corpo Instrutivo, hoje Mestre) e sua companheira, Carmem Débora Lopes Barbosa (hoje Conselheira), ambos sócios do Núcleo Tucunacá. As Sessões passaram a ser realizadas uma vez por mês, sob a coordenação de Rodrigo. Daí o casal aceitou que as Sessões passassem a acontecer em sua residência.

Distribuição Autorizada de Vegetal 

Em 1997, fixaram residência em Crato o então Conselheiro Gerardo Júnior e a irmã Regina, sua companheira, ambos sócios do Núcleo Tucunacá, trazendo grande contribuição para o fortalecimento e a construção da irmandade. Em agosto do mesmo ano, iniciou-se a busca por um terreno. O grupo adquiriu um terreno no distrito de Santa Fé, em Crato-CE. Nesse local, instalou-se uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV).

O Mestre Luiz Carlos Alcântara Weyne, sob a orientação do Mestre Manu (então Mestre Representante do Núcleo Tucunacá) e do Mestre Pádua (Mestre Central da 11ª Região), comprometeu-se em supervisionar os trabalhos no Crato nesse período em que foram autorizadas duas Sessões mensais.

Pré-Núcleo e Núcleo

Em 21 de outubro de 2000, na Reunião do Quadro de Mestres da Sede Geral, autoriza-se a criação do Pré-Núcleo Santa Fé do Cariri. Em 15 de novembro, é instalado o Pré-Núcleo Santa Fé do Cariri junto com a inauguração do Templo. O então Mestre Geral Representante, José Luiz de Oliveira, designa o Mestre Gerardo Júnior Cavalcante Lopes para Mestre Representante, e é eleita a primeira Diretoria. Em 15 de novembro de 2003, o Pré-Núcleo é elevado a Núcleo Santa Fé do Cariri.

Em 7 de setembro de 2018, começou o processo de desmembramento do Núcleo Santa Fé do Cariri, originando o Núcleo Mestre Raimundo Nonato da Silva, em homenagem póstuma a um dos seus primeiros sócios, apresentado aqui nesta breve história.

Há de se considerar o valor do trabalho daqueles que iniciaram a instalação da União do Vegetal no Cariri cearense. Isso somado aos que agregaram esforços nas primeiras horas, todos identificados com os resultados auspiciosos que descrevemos. No entanto, jamais deixaríamos de lado a importância preciosa dos atuais irmãos, empenhados na grande realização também neste lugar, neste Caminho de Luz para toda a Humanidade. É sempre assim que nasce um Núcleo da UDV: um pequeno grupo de pessoas e um grande sonho a realizar, que é justamente o que une os irmãos e passa a agregar mais e mais sócios em torno de um objetivo maior e mais alto.

Assim aconteceu no Núcleo Santa Fé do Cariri, onde homens e mulheres perceberam a grandeza da União e resolveram fazer parte desta história, unindo esforços e trabalhando com amor e determinação para o fortalecimento deste tesouro tão valioso que nos foi deixado pelo Mestre Gabriel. Muitos mais ainda estão por vir a fazer parte deste grupo voluntarioso, dedicado e amigo. Vivamos, pois, este raro momento de integração e carinho, a soma de todos nós da nossa Irmandade.

Gratidão ao Mestre Gabriel por mais um ano de vida do Núcleo Santa Fé do Cariri!

*Edmar Dino da Silva é o atual Mestre Representante do Núcleo Santa Fé do Cariri;
**Francisco Roberto Brito Cunha é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Santa Fé do Cariri;
***José Emerson Monteiro Lacerda é integrante do Quadro de Mestres e sócio fundador do Núcleo Santa Fé do Cariri.

3 respostas
  1. Vanessa Weirich Lemos
    Vanessa Weirich Lemos says:

    Votos de que na continuidade da história da querida irmandade do N. Santa Fé do Cariri prossiga florescendo e frutificando dessa semente de esperança plantada com amor.
    Abraço fraterno aos queridos amigos e amigas.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *