O veterano Mestre Nelson Bitencourt

Alberto Bracagioli*

| 8 Setembro, 2022

Está findando meu tempo 
A tarde encerra mais cedo 
Meu mundo ficou pequeno 
E eu sou menor do que penso” 

Na madrugada do dia 27 de julho de 2022, recebi a notícia do desencarne do meu compadre, amigo querido Mestre Nelson Bitencourt. Como era ainda 1h. da manhã voltei a dormir e meu sonho trouxe a imagem dele cavalgando no pampa. Lembrei-me ao acordar que a derradeira música que ele escolheu em uma Sessão foi O Veterano (Leopoldo Rassier), que narra a história de um gaúcho que finda seu tempo, lembra o tempo de quebra (dificuldades), mas não se entrega assim no mais.

Assim foram estes anos em que lutou bravamente para manter a saúde do seu corpo, porém seu espírito manteve-se ativo. Esteve presente em todas as Sessões que teve oportunidade de participar, e manteve o afeto e o carinho com todos. Teve tempo de receber a chegada do seu neto Wiliam e também a sua filha, que mora no Canadá, e suas netas (Gabriela e Isabela).

Ele sempre teve uma palavra de carinho e amizade, e aproveitou estes derradeiros momentos para perdoar e ser perdoado. Momentos de profunda emoção.

Assim é o veterano que já tem anos de dedicação à Obra do Mestre Gabriel. Foi adventício em 1987. Ocupou o lugar de Tesoureiro, Presidente, Mestre Representante do Núcleo Jardim das Flores (Porto Alegre – RS), entre 1997/2000 e entre 2000/2003. Mestre Representante do Núcleo Porto Alegre (Porto Alegre – RS), entre 2006/2009; e Mestre Representante do Núcleo Bom Jardineiro (Antônio Prado – RS), entre 2017/2021. Foi também Coordenador Regional da Beneficência (2015/2017) e Mestre Central (2003/2006) da 9ª Região da UDV.

Muito mais do que o registro dos cargos que tive que buscar nos arquivos da União do Vegetal, tem a memória do coração que lembra com clareza. Relembro e me comove lembrar os dias em que estive descrente e me mostrou a esperança, dias em que errei e me mostrou o caminho certo e tantas outras palavras e gestos que me trouxeram alegria e alento para minha vida. Isto será eternizado na minha mente e no meu coração e, certamente não tem dinheiro no mundo que pague.

E assim conclui a música O Vetereno: “quando chegar meu inverno, que vem branqueando o cerro, vai me encontrar venta-aberta de coração estreleiro. Mui carregado dos sonhos, que habitam o meu peito e que irão morar comigo no meu novo paradeiro”.

Que o Mestre lhe tenha recebido de braços abertos, compadre, no seu novo paradeiro e que sua amada companheira, Conselheira Fabiane e seus filhos Fabiene, João Luiz, Benhur e Gabriela; e seus netos William, Isabela e Gabriela recebam a devida conformação que o tempo promove.

*Alberto Bracagioli é integrante do Quando de Mestres do Núcleo Bom Jardineiro (Antônio Prado – RS).

17 respostas
  1. Ilza Brum Ribas
    Ilza Brum Ribas says:

    Linda homenagem e emocionante depoimento! Palavras que narram uma vida e emolduram uma paisagem do bom amigo Nelson.
    Saudades pampeana no salão do vegetal.

    Responder
  2. Gabriel Oshida
    Gabriel Oshida says:

    Amado mestre Nelson, o conheci aos 12 anos de idade. Um amigo, pai e mestre… responsável pra minha formação como discípulo da UDV e pela formação do meu pai como mestre. Deixa lembranças amorosas e fraternas. Só gratidão por tudo.

    Responder
  3. Felipe Felice
    Felipe Felice says:

    Querido amigo m. Nelson… pessoa que me serviu o primeiro copo de Vegetal na UDV e de quem recebi a camisa de sócio. Exemplo de dedicação e amor ao próximo que jamais será esquecido. Gratidão e saudade são os sentimentos que ficam!

    Responder
  4. REARD MICHEL DOS SANTOS
    REARD MICHEL DOS SANTOS says:

    Bela homenagem com palavras sinceras e apropriada. Quando cheguei na UDV M. Nelson era o Central da 9 reg. Na coord. da beneficência esteve presente, acompanhando e assessorando os trabalhos da CDU Caminho do Bem. Lembro com alegria e consideração do amigo M. Nelson. Que o Mestre lhe abençoe .

    Responder
  5. Luciane Leal
    Luciane Leal says:

    Amigo querido, irmão solidário, coração generoso sem fim.
    Oportunizou meu crescimento e desenvolvimento espiritual sempre conduzindo com bondade suas palavras e atitudes.
    Saudades meu bom amigo.
    Gente boa faz falta nesse mundo.

    Responder
  6. Ciria Martins dos Santos
    Ciria Martins dos Santos says:

    Que homenagem bonita a esse nobre homem, que se dedicou a Obra do nosso Grande Mestre Gabriel.
    Como diz a música : ‘Pela Obra de conhece o bem feitor ‘. Que o Mestre conforte os corações dos familiares..

    Responder
  7. Flávio Weiss
    Flávio Weiss says:

    Pessoa de fino trato, uma referência para mim pelo seu grande coração, pelo amigo, orientador e conselheiro, tinha sempre uma palavra amiga, um gesto de conforto. Atendia a todos do mesmo modo gentil e prestativo, foi uma honra ter sido seu amigo!

    Responder
  8. Lena
    Lena says:

    Querido amigo,
    Sempre me recebia com um sorriso alegre.
    Uma grata satisfação tê-lo conhecido e ter tido a oportunidade de conviver contigo e tua família, alguns momentos nesse plano. Sua jornada por aqui deixou uma estrada longa de bons feitos e muito amigos.

    Responder
  9. Luis Carlos Alves dos Reis Junior
    Luis Carlos Alves dos Reis Junior says:

    Meu Querido Amigo Mestre Nelson! Senhor exemplar, nas suas condutas, nas suas palavras, doutrinas e ensinamentos perante à Obra de Nosso Mestre Gabriel.
    Foi um Bom Jardineiro, plantando em meu peito, palavras de Esperança, Conhecimento, Amor e Paz, bem de acordo com os Ensinamentos do Mestre Jesus.
    Fica uma Grande Saudade das Boas conversas que tivemos e Gratidão é a palavra Registrada em meu Coração por eu ter tido o Privilégio de tê-lo como meu Amigo.
    Sei que o Mestre o Acolheu em uma de suas Moradas e peço à Nossa Mãe Santíssima que Console os Corações dos Familiares e Amigos.

    Responder
  10. Regis T. Karam
    Regis T. Karam says:

    Grande amigo e irmão Mestre Nelson, tive a oportunidade de conviver com ele desde 2002, profissionalmente e nas sessões da UDV, sem dúvida deixou seu legado de boas práticas e bons exemplos pra todos nós, um amigo verdadeiro,uma pessoa íntegra e de bom coração, sempre preocupado em auxiliar um irmão em dificuldades e mostrando o caminho certo. Tenho boas lembranças do amigo, estará sempre presente na minha memória e no meu coração e talvez um dia a gente se encontra em outras camperiadas da vida! Que ele esteja bem no seu novo paradeiro e nosso mestre Gabriel e mestre Jesus confortem os familiares para que possam atravessar esse momento com paz,tranquilidade e conformação.

    Responder
  11. Leandro Ouriques
    Leandro Ouriques says:

    Atento e cuidadoso, assim me lembro do Mestre Nelson, lembro com alegria o dia que tive a oportunidade de conversar com ele pela primeira vez. Eu estava chegando na União, ele dedicou atenção e cuidado com palavras que me acolheram como um irmão. O M. Nelson praticava aquilo que ensinava, desejo de coração que ele esteja num bom lugar.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *