Núcleo Tiuaco inteira 33 anos
Moacir Biondo*
| 1º janeiro, 2017
O Núcleo Tiuaco está inteirando 33 anos hoje. Mas a história deste segundo Núcleo da União do Vegetal em Manaus (AM) começou oito meses antes, em abril de 1983, quando a Administração Geral da UDV, em Brasília, tendo então à frente Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro) como Mestre Geral Representante, liberou uma Distribuição de Vegetal na cidade. Na oportunidade, foi designado o Mestre Geraldo Florêncio de Carvalho como responsável pela primeira Distribuição Autorizada do Núcleo Caupuri, que na época tinha Roberto Souto como Mestre Representante. Florêncio Siqueira de Carvalho era o Mestre Central da Região.
Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Tiuaco.
Mestre Geraldo Carvalho contou na época com apoio indispensável da Conselheira Auxiliadora e Conselheiro Guilherme Walsh e mais 10 pessoas que o acompanharam.
Em novembro e dezembro de 1983, foi construído o templo ainda provisório, de madeira, medindo 10 x 5 m com piso de cimento e telhas de amianto, com capacidade para 75 pessoas. É bom lembrar que naquele tempo ainda não havia no local água encanada e nem a energia elétrica.
Inauguração com Sessão Instrutiva
A data da inauguração então foi marcada para o dia primeiro de janeiro de 1984, com a primeira sessão sendo Instrutiva e dirigida na época pelo Mestre Monteiro, tendo 76 pessoas presentes. Depois de distribuído o Vegetal, foi lido a Ata de Registro do então Pré-Núcleo e a designação do Mestre Geraldo Florêncio de Carvalho para a Representação. Mestre Monteiro então entregou a camisa de Mestre Representante à Geraldo Carvalho, dando posse ao mesmo. O primeiro preparo de Vegetal aconteceu em 10 de março de 1984 com chacrona de Rondônia e Mariri da região. Foram então preparados 40 litros de Vegetal.
Começava então o trabalho com poucos e determinados discípulos que fizeram ao longo deste 33 anos, com suor e dedicação junto com os irmãos que aqui chegaram, um Núcleo forte, de patrimônio considerável e uma irmandade solidária e trabalhadora, dedicada ao aprendizado, a prática do bem e aos ensinos do nosso grande Mestre Grabriel.
Origem de dois novos núcleos
O Núcleo Tiuaco tem atualmente 168 sócios, e durante sua história, aconteceram desmembramentos que deram origem a dois outros núcleos em Manaus. O Núcleo Mestre Vicente Marques foi fundado em 30 de abril de 1997. E o Núcleo Mestre Angílio foi fundado em 8 de dezembro de 2005.
A primeira diretoria foi assim constituída:
Presidente: Guilherme Walsh Bastos;
Vice- Presidente: José Osmar Moraes;
1ª Secretária: Rosa Maria Nogueira de Souza;
2ª Secretária: Maria Elza Barbosa;
1º Tesoureiro: Evandro Jesus de Souza;
2º Tesoureiro: Francisco Amaro Costa;
Orador Oficial: Francisco Rosário Neves Filardi;
Conselho Fiscal:
Presidente: Ivania Marques Amaro;
1º Membro: Auxiliadora Carvalho;
Organ: Auxiliadora Carvalho.
*Moacir Biondo é Mestre Representante do Núcleo Tiuaco (Manaus-AM).
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Fiz parte desse núcleo ainda adolescente, tenho boas recordações de lá, principalmente, do Mestre Geraldo Carvalho, pessoa interessantíssima, como ele mesmo se referia aos irmãos.
Prosperidade à todos os irmãos. Feliz 2017.
Faço apenas uma pequena retificação. Os sócios, considerados fundadores do Núcleo Tiuaco, são 13, conforme ordem de registro de associação abaixo. Portanto o parágrafo “Mestre Geraldo Carvalho contou na época com apoio indispensável da Conselheira Auxiliadora e Conselheiro Guilherme Walsh e mais 11 pessoas que o acompanharam.”, a bem da verdade, deve ser “Mestre Geraldo Carvalho contou na época com apoio indispensável da Conselheira Auxiliadora e Conselheiro Guilherme Walsh e mais 10 pessoas que o acompanharam.”
1 – Geraldo Florêncio de Carvalho (+)
2 – Guilherme Wash Bastos
3 – Maria Auxiliadora Chaves de Carvalho
4 – Francisco Rosário Neves Fillardi
5 – Evandro Jesus de Souza
6 – Rosa Maria Nogueira de Souza
7 – José Osmar Moraes
8 – Maria Elza Barbosa de Souza
9 – Francisco Amaro Costa
10 – Ivania Marques Amaro
11 – Hermínia B. Fillardi (+)
12 – Angílio Cláudio de Jesus (+)
13 – Virgilina Soares de Jesus
RESPOSTA: Caro Daniel, agradecemos a sua colaboração. O texto está atualizado agora.