Nos trilhos de um novo tempo, a continuação da história

| 3 Janeiro, 2024

Giuliano Villa Nova*

Aquarela: Luiz Gallina Neto (Lulo) | Agenda Seringais, 2015.

Ao longe, ouvia-se o barulho do trem. Nele, entre tantos outros passageiros, vinham José Gabriel da Costa, a companheira dele – Raimunda Ferreira da Costa – e  sete filhos do casal, até aquele momento: Getúlio, Jair, Jandira, Carmiro, Abomir, Róseo e Salomão Gabriel – este, com pouco mais de dois meses de vida. Saídos do coração da floresta amazônica em direção a Porto Velho, chegaram na passagem do ano de 1964 para 1965.

Como é comum durante a virada do ano, havia muitos fogos de artifícios, mas, para aquelas crianças vindas da floresta, aquele movimento e luminosidade dos fogos chamou-lhes a atenção e marcou a memória deles – alguns estavam vendo aquilo pela primeira vez. Aportaram na cidade e deram início a um novo momento na história da União do Vegetal.

Numa data como a de hoje, José Gabriel e a família dele viviam os primeiros dias do ano de 1965 residindo na capital de Rondônia. Com empenho, ainda estavam buscando as melhores condições para ali habitar. No entanto, na consciência e no pensamento deste senhor, havia a plena certeza da missão a cumprir e do objetivo para o qual estavam vindo para a cidade.

Neste momento em que um novo ano está se apresentando, com a chegada dos primeiros dias e com o sentimento de renovação no ar, podemos nos espelhar neste exemplo do Mestre, de procurarmos saber a nossa missão, de fazermos o possível para cumprirmos com ela e termos cada vez mais confiança neste objetivo maior do Mestre Gabriel: fazer uma Paz no mundo.

Mesmo diante de tantas circunstâncias desafiadoras dos tempos modernos, este nobre propósito do Mestre permanece atravessando décadas e assim o será enquanto houver quem desta União do Vegetal precisar.

A chegada de um novo ano, naturalmente, traz-nos a percepção do transcorrer do tempo. E há um entendimento de que esta noção de “temporalidade” seja apenas uma referência humana. Porém, podemos observar este movimento na própria Natureza: no nascer e no pôr do Sol, no surgimento da Lua, no movimento dos astros no céu. Até mesmo nas plantas e nos animais, nitidamente vemos que eles têm o momento de nascer, de crescer, de se desenvolver, de florir, de se multiplicar, de se renovar e de dar continuidade à Obra do Criador.

Por esta observação, percebemos que o tempo não é apenas um conceito humano, mas também uma expressão de Deus, que nos concedeu a vida e o direito de usufruirmos das maravilhas deste mundo.

Pedimos ao Mestre Gabriel que, neste novo ano de 2024 – e sempre -, continue nos guiando e nos clareando para que possamos fazer o melhor possível para continuarmos zelando pela Obra dele, pelo bem da humanidade.

Com votos de feliz 2024 e sempre,
Equipe do Blog.

Giuliano*Giuliano Villa Nova é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Tucunacá (11ª Região) e Diretor Adjunto do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral (DMC-DG), no triênio de 6.01.2021 até 6.01.2024.

13 respostas
  1. Maria Sheridan Soares Bsstos
    Maria Sheridan Soares Bsstos says:

    Texto bonito, sensivel e verdadeiro.
    Parabéns, Mestre Giuliano, pelo seu caminho na União do Vegetal, juntamente com sua família. Um feliz Ano Novo!

    Responder
  2. Julio Cesar Teles de Sousa Junior
    Julio Cesar Teles de Sousa Junior says:

    Belo texto M Giuliano , nobre missão essa do nosso Mestre Gabriel, que essa força e essa luz esteja sempre presente em nossa caminhada, nesse 2024 e pra sempre. Nos dando condições de auxiliar a semear a semente da paz . Abs. Amigo .

    Responder
  3. Gustavo Noronha
    Gustavo Noronha says:

    Parabéns pelo excelente texto.
    Gratidão a todos da diretoria geral pelos 3 anos de trabalhos realizados em pro de todos nós!
    Que este ano de 2024, que também é um ano que abre um novo triênio na nossa sagrada união, venha como nosso mestre neste trem, trazendo ensinamentos superiores, de respeito a todos, de fraternidade, nos conduzindo ao alto, nos dando as mãos. Desejo votos de saúde a toda a irmandade da udv.

    Responder
  4. FRANCISCA ELZENITA ALEXANDRE
    FRANCISCA ELZENITA ALEXANDRE says:

    texto simpes e de uma expressividade bem forte. gratidão a todos que trabalham pela nossa UDV. que esse novo triênio fortaleça em cada um de nós os principios e ensinos de nossa sagrada religião.

    Responder
  5. Luiz Makiuchi
    Luiz Makiuchi says:

    Relato incrível dessa grandiosa obra do mestre sempre em expansão trazendo luz no coração unindo a todos nós!
    E essa belíssima obra de arte do senhor Luiz Gallina Neto (Lulo). sintonia entre arte e os fatos. Show!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *