Jesus, verbo encarnado, transformando eras e corações

| 24 Dezembro, 2023

Danielle Hounsell Silva Garcia*

Neste momento em que vivemos um dos dias mais importantes para a Humanidade Cristã – o Natal, cuja etimologia traduz-se em nascer -, uno-me com louvor aos que, com clara consciência, reverenciam a existência desse Ser de Luz, Jesus, que, dentre tantos ensinamentos, trouxe consigo, em essência, o maior de todos os sacramentos: o Amor.

Com o mais puro sentimento de humildade, Jesus nasceu em um lugar onde era presente a simplicidade, demonstrando, assim, como exemplo, em toda a sua glória e poder, um dos atributos mais importantes para o desenvolvimento da espiritualidade. Foi ali que, após o nascimento d’Ele, recebeu a visita dos Reis Magos, três reis sábios, que, seguindo a Estrela do Oriente, chegaram ao destino traçado, conduzindo presentes em reconhecimento ao Rei dos Reis que havia chegado.

Pela sua história e cumprindo a profecia, os anjos deram glória a Deus nas alturas para aquele que, nascido de Maria, em Belém, na Judéia, veio ser o nosso Salvador. O Deus, presente na Terra, que veio mudar a Era da Lei de Talião, propondo o cessar da vingança, trazendo a nova aliança do Amor com o perdão.

Em plenitude de sabedoria, como Bem-Aventurado, ensinou aos pobres e aos nobres, aos senhores e aos doutores, que amar a Deus de todo o coração é um mandamento sagrado, que deve sempre ser lembrado em momentos de oração.

Muitos foram os acontecimentos na vida de Jesus, desde o encontro com os apóstolos, na pregação d’Ele. Logo após o seu batismo nas águas do Rio Jordão, quando a Ele, por João, foram entregues homens que se transformaram em seguidores, rendendo-lhe louvores e vindo a lhe reconhecer como o Rei dos Judeus.

Ao longo daqueles dias, Jesus pregava sobre a fé, fazendo o povo crer que é possível vencer a adversidade do mundo, gerando um sentimento profundo de crença nessa Verdade, à proporção em que operava milagres, curava enfermidades e apascentava o rebanho d’Ele como o Bom Pastor.

Pelos seus ensinamentos, podemos perceber que amar a Deus sobre todas as coisas é reconhecer a existência do Superior. Que amar ao próximo como a si mesmo é saber que é necessário, primeiro, reconhecer-se no próprio interior e, então, pelo reconhecimento posterior, estabelecer o vínculo aproximado de afeto e de amor. É saber que o perdão é a demonstração de um sentimento que liberta, que afasta a maldade e é afeito à bondade que se concede a um irmão.

Do substantivo, que nomina um ser, destacou-se um verbo que determinou a ação e, assim, Jesus veio da Casa do Pai para trazer a doutrina que nos ensina a crer no caminho para a salvação. Dessa forma, pelo tempo, a verdade d’Ele apresenta-se, sustenta-se e renova-se, por obra dos homens que, com boa vontade, continuam a divulgar a boa nova d’Ele.

Dentre esses homens, está Mestre Gabriel: um benfeitor. Um seguidor de Jesus e criador da nossa religião, que, assim como hoje se comemora, rememorava esta data em Sessão. Este lugar é onde nós, discípulos dele, somos orientados a termos nossos passos guiados por essa mesma doutrina e a seguir essa Luz.

É nesta estrada que caminhamos, seguindo a Estrela do Oriente, que podemos receber, dependendo do nosso plantio, dependendo do nosso querer, tudo aquilo que buscamos, tudo aquilo que almejamos para o nosso bem viver. É neste caminho que podemos despertar a consciência e descobrir que, pela paz, por nós construída, haveremos de ter mais felicidade em nossa vida, haveremos de realmente crescer.

O meu desejo é que, neste Natal, Jesus apresente-se-nos e que o real significado de sua missão fique registrado no coração e na consciência de cada discípulo desta nossa Sagrada União. Que a Luz se faça presente, fazendo tudo ser transparente naquilo que é verdadeiro, por amor ao Mensageiro que, assim, a tudo e a todos conduz.

Feliz Natal a todos os meus irmãos e amigos!

Danielle (1)*Danielle Hounsell Silva Garcia integra o Corpo do Conselho da Sede Geral (Brasília-DF).

22 respostas
  1. Renata Maia
    Renata Maia says:

    Mensagem que tocou meu coração. Como é bom receber bons conselhos que clareiam nossas vidas e reafirmam em nós este propósito de fazer a paz no mundo, começando dentro de nós! Gratidão e um Natal de Luz, Paz e Amor!

    Responder
  2. Alexandre Ubaldini
    Alexandre Ubaldini says:

    Belas palavras para este dia tão importante para todos aqueles que estão em busca de conhecer melhor a mensagem do Nosso Salvador. Um Ser de Luz, que venceu o mundo com a Verdade, nos mostrando o Caminho que leva a plenitude da Vida. A Luz do Divino Mestre esteja presente em seu lar e no seio de sua família, que a Boa Nova seja perpetuada pelas nossas ações e o Amor seja a Lei que nos conduza de volta a casa do Pai.

    Responder
  3. João Bosco
    João Bosco says:

    Um belo texto que reflete o sentimento que devemos ter não apenas no período natalino, mas durante toda nossa caminhada. Acredito que é chegado o tempo de seguirmos o exemplo do Rabino Jesus e também do nosso Mestre Gabriel, praticando verdadeiramente as virtudes ensinadas, para que a Luz de Deus possa refletir através da nossa prática de vida e que o amor ao próximo não seja apenas palavras ditas na nossa oratória diária, mas o sentimento vivido intensamente por termos entendido a mensagem da Cruz e compreendido que devemos seguir no caminho da Luz, da Paz e do Amor. Feliz Natal a todos e um próspero 2024.

    Responder
  4. Lucineide Dias
    Lucineide Dias says:

    Feliz Natal!
    Parabéns, C. Danielle, por esse texto tão lindo, trazendo-nos mais conhecimentos sobre esse ser de Luz, Jesus!
    Que hoje e sempre possamos reconhecer o amor e o perdão, que nos ensina o nosso guia espiritual, M. Gabriel e Jesus!
    Abraço fraterno!
    Felicidades e um novo ano com muitas bênçãos!

    Lucineide Dias

    Responder
  5. Leonard Lana Lopes
    Leonard Lana Lopes says:

    Hoje eu percebo o quanto é importante cultivarmos a paz entre todos nós para que seja possível, através dessa paz, recebermos os ensinamentos do Divino Mestre de uma maneira clara e harmoniosa. A Paz é a condição imprescindível para que o Eu Superior encontre em nós terreno fértil para renascer e florescer

    Responder
  6. Alexandre da Costa Gois
    Alexandre da Costa Gois says:

    Mensagem de amor e fraternidade em nome do divino Mestre Jesus, esse que tem a missão de salvação, a todos que a ele buscam em nome do perdão e amor ao próximo. Tudo de bom C. Danielle pelo texto que toca nosso sentimento por este momento especial de Natal, a festa cristã, onde todos somos irmãos e discípulos do grande Mestre Gabriel. LPA

    Responder
  7. Náiber Pontes de Almeida
    Náiber Pontes de Almeida says:

    O belíssimo artigo “Jesus, verbo encarnado, transformando eras e corações” oferece uma reflexão valiosa sobre os pilares do cristianismo. A contemplação desses temas, especialmente em um período de significado tão elevado como o Natal, é de grande importância para a nutrição da fé e a promoção de valores universais de amor e fraternidade. No cerne da doutrina de Jesus, encontramos a verdade que transcende o palpável e nos convida à introspecção e à fé. Que o menino Jesus esteja presente em nossos corações, com sua Luz, sua Paz e seu Divino Amor.

    Responder
  8. Maricélio Medeiros Guimarães
    Maricélio Medeiros Guimarães says:

    Que linda mensagem, pura sabedoria, grato! Desejo um Feliz Natal a todos nós, que o amor de Jesus esteja sempre crescente em nossos corações!

    Responder
  9. Miriam Santana
    Miriam Santana says:

    Texto belíssimo!
    Inspiração especial à história de sublime realeza.
    Destaco a sábia fineza do 7º parágrafo decifrando e aproximando um mandamento tão especial e seguro.
    Felicidades e gratidão!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *