Núcleo Santa Fé inteirou 20 anos em 1º de novembro
Thiago Beraldo e Isabel de Oliveira Cavalcante*
O início da história do Núcleo Santa Fé (Estado do Novo México- EUA) é geralmente ligado à história da chegada do Vegetal nos Estados Unidos. Em 1986, dois americanos, David Lenderts e Patrícia Domingo visitaram Rio Branco (AC) e conheceram mestre Luís Gonzaga e mestre Maciel que, na época, estavam procurando doadores para comprar o Seringal Novo Encanto (AC). Em 1988, David e Patrícia convidaram esses dois mestres para irem aos Estados Unidos, no Estado do Colorado, para dirigir sessões e falar sobre o Seringal.
Em 1990, um potencial doador, Jeffrey Bronfman, veio ao Brasil para conhecer a União do Vegetal e o Seringal. Jeffrey bebeu o Vegetal pela primeira vez no dia 22 de julho de 1990 e logo se tornou um sócio da UDV. Em 1992, Mestre Florêncio Siqueira de Carvalho (Mestre Florêncio) visitou a cidade de Santa Fé (Novo México-EUA) e profetizou que “um dia haverá um templo da União do Vegetal aqui, que será chamado Núcleo Santa Fé, e você (Jeffrey) será Mestre Representante”.
Em 1993, o então Mestre Geral Representante da União do Vegetal, Luiz Felipe Belmonte (atualmente Mestre Assistente Geral) criou o primeiro Pré-Núcleo nos Estados Unidos, sendo que ele mesmo ficou respondendo diretamente pela sua Representação e o então Conselheiro Jeffrey Bronfman ficou como seu auxiliar. Em 1º de novembro de 1996, o Pré-Núcleo foi elevado a Núcleo Santa Fé, na Representação Geral do Mestre Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), e mestre Jeffrey foi designado para o lugar de Mestre Representante.
Suprema Corte autoriza UDV nos Estados Unidos
No entanto, em 1999, a distribuição de Vegetal foi suspensa no país e as sessões começaram a ser realizadas com água. Assim, iniciou-se o processo de legalizar a União do Vegetal nos EUA. Apenas em 10 de dezembro de 2004, a UDV recebeu uma decisão favorável que permitiu a liberação das sessões com Vegetal. Duas sessões foram realizadas em Santa Fé em dezembro de 2004 para comemorar, reiniciando assim as sessões com Vegetal. No dia 1º de novembro de 2005, data marcada pela Suprema Corte dos Estados Unidos, foi realizada a audiência final com a presença de 50 sócios da UDV e o então Mestre Geral Representante, José Luiz de Oliveira, e em fevereiro do ano seguinte foi publicado o resultado desta audiência, a qual afirmou por unanimidade a decisão das duas cortes menores, garantindo assim o direito do uso do Vegetal pela UDV no país.
Saiba mais: Uso legal do Chá Hoasca
Depois disso, em 2009, mestre Solar Law recebeu a Representação do Núcleo Santa Fé, seguido por mestre Tai Bixby em 2012, e mestre Solar novamente em 2015.
Em 2007 a irmandade não cabia mais na estrutura provisória** no terreno do mestre Jeffrey Bronfman, e o Núcleo mudou para um lugar mais amplo. O Núcleo alugou um estúdio e uma casa de sócios John Fago, Julie Fago, August Muth e Joan Muth, e ali o Núcleo ficou de 2007 até 2016. No dia 1º de novembro de 2014, a Direção e a Irmandade do Núcleo Santa Fé colocaram a pedra fundamental do novo templo. E no dia 9 de junho de 2015 o Núcleo teve uma cerimônia para iniciar os trabalhos de construção que começou naquela mesma semana e concluiu em 6 de abril de 2016. Finalmente, depois de um longo processo de autorização judicial no Condado de Santa Fé, o templo definitivo foi inaugurado em 24 de abril de 2016, no mesmo terreno onde a estrutura provisória era montada de 1992 a 2007, o qual já havia sido doado por mestre Jeffrey ao Núcleo.
Templo do Núcleo Santa Fé, o sonho vira realidade (clique aqui).
Irmão mais Velho
Assim, nos EUA, a UDV iniciou no Estado do Colorado, mas seu desenvolvimento efetivo ocorreu primeiro em Santa Fé, no Estado do Novo México. E como Mestre Jeffrey por 13 anos ficou como Mestre Representante do único Núcleo e também responsável pela UDV no país, o Núcleo Santa Fe, pode ser considerado como um irmão mais velho, que durante toda sua história veio apoiando, dentro de suas possibilidades, o começo das primeiras Distribuições de Vegetal da 1a Região dos EUA. Pois paralelo ao desenvolvimento dos Núcleo Santa Fe, vieram se desenvolvendo as Distribuições nos estados do Colorado, Califórnia, Washington, Flórida e Texas, onde atualmente são Núcleos.
Hoje existem seis núcleos nos Estados Unidos nos estados citados acima e duas Distribuições Autorizadas de Vegetal. Uma é a DAV no Hawaii, que nasceu pela necessidade do plantio na região. A outra é a DAV no Nordeste, que fica no Estado de Connecticut. A 1ª Região dos EUA tem atualmente 460 sócios, sendo 107 são do Núcleo Santa Fé.
–
*Membros do Quadro de Mestre e do Corpo do Conselho do Núcleo Jardim Florescendo (Flórida – EUA), respectivamente. O texto acima foi redigido a partir da informações fornecidas pela monitoria do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Santa Fé.
**A estrutura provisória se chama de “yurt” – uma barraca circular que cabe aproximadamente 80 pessoas.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
É motivo de imensa alegria poder ver os frutos desta obra, de um trabalho iniciado no seringal pelo nosso Divino Mestre. E como fruto deste trabalho que vem se realizando por todos os nossos irmãos, desejo que esta Divina luz se irradie cada vez mais, até chegar a plenitude de estar presente em toda a terra habitada, e assim, que todos os nossos irmãos ao redor do mundo, tenham o merecimento de conhecer tão valorozo tesouro e venham estar conosco na União do Vegetal.