Núcleo Princesa Mariana, uma boa semente plantada há 30 anos

| 08 Fevereiro, 2023

Beda Díaz Langou*

Aniversário da UDV, 22 de julho de 1995 | DMC/Núcleo Princesa Mariana.

No dia 3 de fevereiro, o Núcleo Princesa Mariana inteirou 30 anos de história. Localizado na cidade de Marechal Deodoro, Região Metropolitana de Maceió, é o primeiro Núcleo do Estado de Alagoas. Conta com uma irmandade participativa e acolhedora, que vem crescendo com alegria e plantando a semente da paz no coração daqueles que se permitem receber os bons conselhos e boas orientações transmitidos pela Direção.

A história do início dos trabalhos da União do Vegetal em Alagoas e da criação do Núcleo Princesa Mariana tem a participação de algumas mãos dedicadas à Obra do Mestre, e se inicia com a pessoa do Mestre Teodorico de Almeida Rocha, sua companheira Conselheira Sandra Dalboni de Almeida Rocha e sua família. M. Teodorico e C. Sandra, já casados, ambos alagoanos, foram residir em Rondônia por motivo de trabalho, e no ano de 1983, M. Teodorico tem o primeiro contato com a União do Vegetal. Eles costumavam viajar a Alagoas no período de final de ano para visitar familiares e amigos. Com o galgar nos degraus da UDV, M. Teodorico (na época no Corpo Instrutivo) pediu ao Mestre Braga, então Mestre Representante do Núcleo Estrela do Norte, onde eram sócios, autorização para trazer Vegetal para comungar com sua família. O pedido foi autorizado, iniciando o movimento da UDV em Alagoas.

No ano de 1991, Mestre Teodorico, já no Quadro de Mestres, retornou com sua família para residir em Maceió, e recebeu a Representação do então Pré-Núcleo Pau D’Arco (PE). Continuou residindo em Maceió e viajava aos finais de semana para Caruaru para dirigir os trabalhos. Nesse período, já existia um grupo de pessoas de Maceió que comungava o Vegetal, sob assistência do M. Teodorico. Com o intuito de abrir uma Distribuição Autorizada de Vegetal em Alagoas, ele convidou o Mestre Dietmar Saerbeck, que morava em Recife com sua companheira, Conselheira França, e seus cinco filhos, para também virem residir em Maceió e, juntos, darem início à criação de um novo Núcleo.

Busca pelo terreno

Na época, juntamente com o irmão Radjalma Cabral de Lima (atualmente no Quadro de Mestres no Núcleo Mestre Ernesto) iniciaram a busca de um local para a construção. Alguns terrenos foram vistos. O primeiro foi no Litoral Norte, depois no município de Barra de São Miguel e, no terceiro dia de busca, encontraram o terreno onde hoje estão localizados o Condomínio Chácara da União e o Núcleo Princesa Mariana. Na ocasião, 11 pessoas contribuíram financeiramente para a aquisição do terreno que, posteriormente, foi desmembrado em mais lotes.

No início da construção, foram realizados mutirões em todos os finais de semana, que sempre contavam com as presenças dos irmãos do Núcleo Cajueiro e do então Pré-Núcleo Pau D’Arco. De dezembro de 1992 a fevereiro de 1993, foram construídas as instalações básicas. No dia 31 de janeiro de 1993, foi realizada a primeira Sessão de Vegetal no terreno, dirigida pelo Mestre Gilvan Dias Barreto, do Núcleo Cajueiro. Logo em seguida, no dia 2 de fevereiro, o Mestre José Carlos Garcia, então associado ao Núcleo Estrela do Norte, dirigiu a segunda Sessão.

Inauguração

No dia 3 de fevereiro de 1993, com as presenças do Mestre Geral Representante, Raimundo Carneiro Braga; do Mestre Central da 4ª Região, Raimundo Monteiro de Souza; do Mestre Representante do então Pré-Núcleo Pau D’Arco, Teodorico de Almeida Rocha, Mestre Dietmar e de alguns irmãos, foi realizada a Sessão de Vegetal para a instalação solene da então Distribuição Autorizada de Vegetal de Maceió, na cidade de Marechal Deodoro, momento em que, com simplicidade e alegria e sob o símbolo da Luz, da Paz e do Amor, ficou registrado o início do primeiro Núcleo da UDV em Alagoas.

O Mestre Dietmar Saerbeck ficou como Mestre Responsável no período de 3/2/1993 a 30/6/1996, data em que a Distribuição foi elevada a Pré-Núcleo, ficando na Representação até o dia 6/9/1997. Depois dele, também ocuparam o cargo de Mestre Representante os Mestres: Teodorico de Almeida Rocha, Nesclar Panerare (in memoriam), Manoel Oliveira Filho (Mestre Coração), Francisco de Oliveira Nunes (Mestre Oliveira), Gilberto de Miranda e Wilson de Carvalho Melo. Em 6/1/2018 assumiu a Representação o Mestre Ênio José Brebal, sendo o atual Mestre Representante.

Prosperidade

O Núcleo, que teve início com 8 sócios fundadores, conta hoje com mais de 140 sócios, teve um desmembramento em 2007 para a criação do Núcleo Flor de Maria, tem participação na criação do Núcleo Pedra Mar, em Aracaju, e está trabalhando no sentido de um novo desmembramento. Isso mostra que o crescimento e a prosperidade daquela semente plantada em 1993 vêm gerando bons frutos, fortalecendo as famílias, cativando os jovens e plantando a paz no coração de seus discípulos.

Neste momento de celebração e felicidade, elevamos nosso pensamento ao nosso Guia, Mestre Gabriel, sendo gratos por vivenciar a alegria deste dia e registramos também nossa gratidão e nosso reconhecimento a todas as pessoas que contribuíram e continuam contribuindo para o crescimento e fortalecimento do Núcleo Princesa Mariana, valorosos irmãos que se dedicam de coração, buscam trabalhar pelo engrandecimento desta Sagrada Obra e vêm desenvolvendo os trabalhos com dedicação, amizade e zelo.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Princesa Mariana.

BEDA

*Beda Díaz Langou é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Princesa Mariana, 10ª Região.

15 respostas
  1. Rafael Tabosa
    Rafael Tabosa says:

    Felicidade imensa fazer parte desta família. Desde 2021 bebo vegetal, e cada vez mais venho me encontrando com uma irmandade feliz e cheia de alegria. À direção sempre me sinto gratificado. Feliz por fazer parte desta união.

  2. Paulo Luna
    Paulo Luna says:

    É um prazer imenso poder fazer parte dessa irmandade, e de ter vivenciado todo esses momentos de 93 pra cá.
    Continuemos contribuindo pro crescimento e desenvolvimento desse lugar sagrado.
    É importante lembrar também o auxílio do N. PauD’arco (Caruaru) nesse início.
    Abraço!

  3. Vanessa Calvitte Weirich Lemos Barbosa
    Vanessa Calvitte Weirich Lemos Barbosa says:

    Que o símbolo da União continue sempre brilhando nesse ponto de luz.
    Lugar especial e querido a mim e minha família, onde sempre que podemos, nos fazemos presente para rever familiares e amigos.
    Viva o N. Princesa Mariana!

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário