Núcleo Natal, 20 anos plantando amor

| 1º Janeiro, 2022

Edinar Andrade*

Hasteamento da Bandeira, 1º de julho de 2000 | DMC/N. Natal

Neste 1º de janeiro, o Núcleo Natal completa 20 anos de inauguração. A instalação da União do Vegetal no Rio Grande do Norte deu-se com a inauguração da Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) de Natal, mas a presença da UDV, nesse Estado, começou bem antes, quando alguns Mestres da Origem passaram por Natal (RN) e realizaram algumas Sessões.

No ano de 1974, quando de sua vinda  para visitar a família em Campina Grande (PB), o Mestre Roberto Souto passou por Natal e distribuiu o Vegetal pela primeira vez para cinco pessoas em um apartamento no bairro  Rocas.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo

Ele ficou, durante cinco meses, distribuindo Vegetal na cidade, mas precisou continuar sua viagem. Voltando a passar por Natal, em 1992, realizou mais uma Sessão na casa do irmão Vladimir, que chegara havia pouco tempo na UDV e que atualmente está ocupando o lugar de Mestre Assistente Central da 2ª Região, em Manaus (AM).

Ainda em 1992, Mestre Monteiro veio a Natal, acompanhado de algumas pessoas de Fortaleza, dirigiu uma Sessão da qual participaram 14 pessoas. Em 1993, Mestre Adamir e Mestre Geraldo Carvalho também fizeram uma viagem para Natal e aqui beberam o Vegetal com algumas pessoas de Fortaleza.

No início do ano de 1997, o então Mestre Geral Representante, Mestre Manoel Nogueira, vem a passeio em Natal em companhia do Mestre Clotário Menna Barreto, tendo sido realizada mais uma Sessão na casa do irmão Vladimir.

Em 1998, um grupo de 15 pessoas de Natal, que bebia o Vegetal em outra sociedade ayuasqueira, resolveu procurar a UDV para dar prosseguimento à busca espiritual delas. O grupo foi, então, orientado a participar de uma Sessão, na UDV, no Núcleo Cajueiro (São Lourenço da Mata – PE). Nos dias 4 e 8 de abril desse mesmo ano, integrantes do grupo participaram de Sessões de Escala naquele mesmo Núcleo. Na sequência, os membros desse grupo associaram-se na UDV.

Sessões mensais

Em 30 de abril de 1998, é realizada, na casa do irmão Cláudio Henrique e da irmã Ana Cláudia, mais uma Sessão de Vegetal em Natal, dirigida pelo Mestre Geraldo Fragoso, que era filiado ao Núcleo Princesa Sama (Manaus-AM). O Mestre José Leite da Costa, que era o Mestre Responsável pela DAV de Campina Grande (PB), então, foi designado responsável pelas atividades em Natal, tendo sido auxiliado diretamente pelo Mestre Izaías Pereira Guimarães.

Após essa Sessão, foram realizadas diversas Sessões periodicidade mensal, em Natal, com , a maior parte delas em uma chácara que era alugada para tal finalidade. Em junho de 1999, é adquirido o terreno propício para a implantação do Núcleo Natal: uma área de 20,8 hectares em uma região de dunas e de mata de restinga,  com uma boa área plana, onde a irmandade, com muita alegria e disposição, começou os trabalhos.

Ainda éramos bem poucos, aproximadamente 17 pessoas, e tínhamos poucos recursos financeiros, mas muito trabalho a realizar. Era um grupo jovem com muito afinco e, principalmente, com fé no Mestre Gabriel de que tudo haveria de dar certo, como de fato vem acontecendo nos momentos atuais.

A primeira Sessão, nesse terreno, foi dirigida pelo Mestre Izaías no dia 14 de agosto de 1999, tendo sido iniciada à tarde sob a sombra dos cajueiros e dos coqueiros. À noite, a Sessão foi iluminada pela luz de lampião. Um momento muito especial e gratificante no início da construção do nosso Núcleo.

Em dezembro desse mesmo ano, veio residir definitivamente, em Natal, o Mestre Izaías. Logo no começo do ano 2000, veio sua companheira, Conselheira Derenice Vasconcelos Guimarães e vieram as filhas do casal.

Em dezembro de 1999, na noite de Natal, foi realizada a primeira Sessão de Natal. O nosso templo ainda estava em construção e ainda não tinha telhado, mas foi uma Sessão muito bela, à luz da Lua e das estrelas.

Em 10 de março de 2001, foi designada pelo Mestre Izaías a primeira e provisória Diretoria, que ainda era informal, mas que foi a base para a organização administrativa do Núcleo. O então Conselheiro Hélio Silvino de Lira ocupou o lugar de Presidente.

Inauguração da DAV

No dia 1º de janeiro de 2002, em sessão dirigida pelo então Mestre Geral Representante, Mestre José Luiz de Oliveira, foi inaugurada a DAV de Natal e entregue a responsabilidade para o Mestre Izaías. Na sequência, em 24 de dezembro de 2003, em Reunião de Diretoria, é fundado oficialmente o Pré-Núcleo Natal.

No dia 28 de dezembro daquele mesmo ano, recebemos a visita do então Mestre Central da 10ª Região, Mestre Ernesto Queiroz Junior, e a visita de Mestre Monteiro, os quais vieram especialmente para a entrega da camisa de Mestre Representante ao Mestre Izaías. Mestre Izaías ficou na Representação até janeiro de 2009, quando a transmitiu para o Mestre Jaques, que, em janeiro de 2012, transmitiu-a ao Mestre Alcivan.

Mestre Emerson, quando Mestre Central, ficou respondendo pela Representação do Núcleo Natal durante os meses de novembro e dezembro de 2012, quando transmitiu a Representação em 1º de janeiro de 2013 para o Mestre Henrique, que nela ficou até 6 de janeiro de 2018, quando a transmitiu para o Mestre Sérgio Yunes, lugar este que ele também ocupa atualmente.

O ano de 2011 foi marcado pela elevação do Pré-Núcleo Natal a Núcleo, tendo sido mantido o mesmo nome.

No ano de 2004,o Pré-Núcleo Natal recebeu, da Prefeitura de Nísia Floresta (RN), o Título de Utilidade Pública Municipal. Em 2010, o Núcleo recebeu o Título de Utilidade Pública Estadual.

Visitas

Nesses 20 anos, além dos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel já citados, também tivemos a honra de receber Mestre Pequenina, Mestre Herculano, Mestre Florêncio, Mestre Jair Gabriel, Mestre Carmiro, Mestre Braga, Mestre Paixão e Mestre Antônio Gabriel.

Também chegaram muitos irmãos ao nosso Núcleo, como também muitas pessoas beberam o Vegetal aqui, associaram-se e foram residir em outros Estados do Brasil, mas continuando a caminhada delas na União do Vegetal, continuando a receber orientação e muito amor do nosso Mestre Gabriel e mantendo a ligação de amizades construídas ao longo dos anos com a nossa irmandade.

Desejamos a toda a nossa irmandade crescimento espiritual e o símbolo da nossa Sagrada União que é Luz, Paz e Amor!

*Edinar Andrade é integrante do Corpo do Conselho e Monitora do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Natal (Natal-RN).

9 respostas
  1. Fabiana queiroz
    Fabiana queiroz says:

    Parabéns ao Núcleo Natal! Lugar muito especial que, quem conhece, quer voltar! Irmandade amorosa e receptiva! Me sinto fazendo parte desta irmandade e parabenizo a todos pelo belo trabalho em prol do crescimento da UDV. Parabéns a todos que fazem parte ou fizeram algum dia, tornando-se importante pra essa história! Cada núcleo que nasce é também uma história de amor que cresce e vem crescendo nessa grande família!

    Parabéns ao Mestre Sérgio Yunes, atual Mestre Representante e a C. Edinar (monitora do DMC), pelo belo texto, que traz a nossa mente momentos especiais que vivenciamos juntos! Que venham mais anos de luz paz amor e alegrias!!

    Responder
  2. Cecília Maria Nunes Marques
    Cecília Maria Nunes Marques says:

    Tenho grande carinho por esse Núcleo e por toda a irmandade. Tive a oportunidade de participar de sessões lá no início. Continuem bem. Crescendo devagarinho.

    Responder
  3. Afonso Frazão Barbosa Júnior
    Afonso Frazão Barbosa Júnior says:

    Parabéns ao Núcleo Natal, neste dia saúde e prosperidade a toda irmandade deste lugar, que guardo boas lembranças de convivência e amizade, lembrar também dos bons e memoráveis momentos com a presença do M. Herculano neste Núcleo.

    Abs à todos, Frazão Jr e Família.

    Responder
  4. Luiz Guilherme Nascimento
    Luiz Guilherme Nascimento says:

    Parabéns ao Núcleo Natal pelos 20 anos de existência. E a toda a irmandade pelo trabalho desenvolvido pro bem da nossa União do Vegetal.

    Responder
  5. Marco Antonio
    Marco Antonio says:

    Grande alegria e honra podermos passar bons momentos nesse querido Núcleo, gravado na memória do coração. Parabéns.

    Marco Antônio, C. Maiane, Vitória, Luiza e Esthela.

    Responder
  6. Felipe Vital
    Felipe Vital says:

    Parabéns a toda irmandade desse Núcleo onde conheci a União e comecei a minha caminha nesse belo jardim! Onde encontrei e encontro pessoas amigas, receptivas e com muito amor por essa obra!

    Felicidades à todos!

    Responder
  7. Pedro Emilio Dürr
    Pedro Emilio Dürr says:

    Parabéns Núcleo Natal! Irmandade linda, querida, onde eu e minha companheira Sirlei iniciamos nossa caminhada na União!
    Saudade de todos desse Núcleo tão especial e importante em nossas vidas!

    Abração do coração!!!

    Responder
  8. Emerson Queiroz
    Emerson Queiroz says:

    Felicito o Núcleo Natal pelos 20 anos de existência e que o Mestre possa sempre se fazer presente, com a sua luz, clareando a todos que fazem parte dessa irmandande!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *