Núcleo Mestre Sidom, uma construção de amor no sertão cearense

| 12 Outubro, 2019

Agenor Soares
Alemilda Aragão*

Irmandade do Núcleo Mestre Sidom | DMC/Núcleo Mestre Sidom.

Neste dia 12 de outubro de 2019, o Núcleo Mestre Sidom (Sobral-CE) comemora 25 anos. Sua história tem início, em 1989, com as primeiras Sessões realizadas na residência do casal Francisco Xavier de Lima Sobreira e Marieta Parente Sobreira, na cidade de Sobral. Na época, eles eram sócios do Núcleo Tucunacá, em Fortaleza-CE. A primeira Sessão foi dirigida pelo Mestre Vicente Giffoni, acompanhado de sua esposa, Conselheira Francinete Giffoni, Dona Ondina e as crianças Sálvia, Eveline e Sílvia, hoje integrantes do Corpo do Conselho da UDV.

> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagem do Núcleo Mestre Sidom

Durante quatro anos, as Sessões aconteceram nessa casa e, também, Núcleo Tucunacá. Nesse período, a irmandade era conduzida pelo Mestre Representante do Núcleo Tucunacá (à época, Pádua Campos). Depois que Xavier foi convocado para o Quadro de Mestres, e Marieta, para o Corpo do Conselho, o grupo que se formava fortalecia o interesse na criação de uma Distribuição Autorizada de Vegetal em Sobral.

Em 1993, o Mestre Geral Representante (à época, Raimundo Carneiro Braga), por uma solicitação do Mestre Pádua, autorizou a realização de uma Sessão por mês em Sobral. Com isso, os discípulos deram início à busca de um terreno e fizeram uma poupança para a construção do Templo. O casal José Wilson Angelim e Ceres Mont’Alverne doou um terreno localizado na estrada Sobral-Jordão, onde se iniciou a construção do templo, dos banheiros e de um depósito.

Inauguração

A inauguração da então Distribuição Autorizada de Sobral aconteceu, em 12 de outubro de 1994, com a presença de alguns visitantes, entre eles, Mestre Pequenina, Mestre Jair Gabriel da Costa, Mestre Monteiro, Mestre Roberto Souto e a Conselheira Valdelisa. Nessa data, Mestre Xavier Sobreira e Conselheira Marieta, Mestre Antônio Júnior e sua companheira Janaína, juntos a sete irmãos já pertencentes ao Corpo Instrutivo, vinte e oito sócios e mais seis crianças formavam o grupo que deu início às atividades da DAV de Sobral.

Em 18 de maio de 1996, a DAV passou a Pré-Núcleo com o nome Mestre Sidom, sendo designado Xavier Sobreira para ser o primeiro Mestre Representante. Em 12 de outubro de 1998, o então Pré-Núcleo foi elevado a Núcleo.

Nesses 25 anos de história, construímos algumas edificações, com o esforço de todos os sócios. No entanto, a mais importante edificação se mantém em construção: nosso templo interior alicerçado na Doutrina do Mestre Gabriel. Hoje, após recente desmembramento, em 21 de abril de 2019, que deu origem à DAV de Viçosa do Ceará, somos 162 sócios, dentre os quais: 11 integrantes do Quadro de Mestre, 24 do Corpo do Conselho, 60 do Corpo Instrutivo e 66 do Quadro de Sócios.

E, assim, continuamos nossa caminhada: Jovens se associando, irmãos chegando, conhecendo, gostando desta casa, e todos reconhecendo o valor desse nosso Guia Espiritual pelas experiências e transformações vividas.

Gratidão e honra por pertencermos à UDV e a este Núcleo Mestre Sidom. Lembramos, também, nosso amigo e irmão Mestre Ferreira (in memoriam), que aqui esteve e contribuiu para que essa Sagrada Obra pudesse chegar aos nossos corações.

*Agenor Soares e Alemilda Aragão são integrantes do Corpo do Conselho do Núcleo Mestre Sidom.

5 respostas
  1. Ascelino Mendes Jr
    Ascelino Mendes Jr says:

    Parabéns aos primeiros irmãos , a direção e todos os sócios do Núcleo Mestre Sidom pelo belo trabalho ao longo destes 25 anos de dedicação à obra do Mestre.

    Responder
  2. Nicholas Vale
    Nicholas Vale says:

    Parabéns e vida longa à irmandade deste Núcleo tão florido, que vem fortalecendo a missão de fazer uma Paz no mundo. Uma honra ter iniciado o caminho espiritual neste lugar, junto com os primeiros irmãos do Núcleo, e ver hoje a importância e contribuição para a cidade de Sobral. Desejo que continuem fazendo o bem.

    Responder
  3. Janaínna Souto Maior de Albuquerque
    Janaínna Souto Maior de Albuquerque says:

    Momentos guardados nas lembranças do coração, gratidão pelas oportunidade de vivenciar esse início e de acompanhar esse desenvolvimento. Irmandade amiga, um honra está aqui nos 25 anos e sempre.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *