Núcleo Mestre Bartolomeu inteira 30 anos

| 8 Dezembro, 2021

Alison Godois Silveira*

Hasteamento da Bandeira (E/D): Mestre Nilto, Mestre Hardilei e Conselheira Ana | DMC/Núcleo Mestre Bartolomeu.

Neste 8 de dezembro de 2021, o Núcleo Mestre Bartolomeu (Porto Velho – RO) está inteirando 30 anos. Atualmente, o Núcleo tem 7 associados no Quadro de Mestres, 14 no Corpo do Conselho e 37 irmãos do Corpo Instrutivo e Quadro de Sócios. Contando também com crianças, jovens e alguns irmãos que ainda não são sócios, totaliza uma irmandade aproximada de 100 pessoas.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Mestre Bartolomeu.

Tudo começou quando surgiu a necessidade de se criar um local para atender um grupo de 16 pessoas que moravam na zona leste da Capital, hoje bairro Socialista, e eram sócias no Núcleo Estrela do Norte. Naquele tempo, como o bairro ainda estava em formação, ficava distante das áreas mais centrais da cidade. E como peregrinos, que percorrem longos caminhos com um propósito, os primeiros irmãos deram início a construção de um novo ponto de luz. Mestre Jorge Elage, na época integrante do Corpo do Conselho, lembra como tudo aconteceu:

“Eu tinha uma Pampa, e toda Sessão levava e trazia na carroceria um grupo para participar das Sessões no Núcleo Estrela do Norte. Aí, um dia, a Irmã Francisca deu a ideia de abrir uma distribuição de Vegetal no bairro onde aquelas pessoas moravam, inclusive ela. Achei a ideia boa e falei com o Mestre Braga que era o Mestre Geral Representante na época. Ele falou que se tivéssemos o terreno, ele autorizava”.

Em 12 de setembro de 1991, começaram os trabalhos de construção e neste dia o lote foi cercado, com estacas doadas pelo Mestre Braga (à época, ocupando o cargo de Mestre Geral Representante), e no outro dia o material para levantar as paredes do templo já foi deixado no terreno. Em trinta dias de muito trabalho foi erguido o primeiro Templo: piso, quatro paredes (sem reboco), cobertura e salão sem portas e janelas.

A Sessão da “Cumeeira”

No dia 12 de outubro, do mesmo ano, foi realizada neste local a festa do dia das crianças e a primeira Sessão que ficou memoravelmente lembrada pelos irmãos como a “A Sessão da Cumeeira”, pois o salão, ainda inacabado, tinha apenas as paredes e a cobertura. Mestre Nilto Paiva Silveira, na época integrante do Corpo do Conselho, lembra:

“Durante um tempo, a energia elétrica utilizada para fazer a Sessão era gerada a partir da bateria de uma Toyota Bandeirantes que eu tinha e toda Sessão levávamos e trazíamos as cadeiras e as telhas do banheiro, porque se deixássemos lá, a vizinhança levava.

Inauguração

E após muita luta e união dos irmãos, em 8 de dezembro de 1991, dia da Nossa Senhora da Conceição, um feriado nacional na época, foi realizada a 1ª Sessão oficial como Distribuição Autorizada de Vegetal, sendo o Mestre Jorge Elage (reconduzido ao Quadro de Mestres em 12 de Novembro de 1991) o responsável. No ano de 1996 passou a se chamar Pré-Núcleo Irmão Bartolomeu – como uma forma de homenagear o Mestre Bartolomeu, que  no início da década de 80 cativou Jorge Elage e Nilto no começo de suas caminhadas na União do Vegetal em Ariquemes (RO). Em 8 de dezembro de 2003  foi elevado a Núcleo Mestre Bartolomeu. Mestre Nilto assumiu a Representação em 06 de março de 1998 e cumpriu mais três mandatos como Mestre Representante. Também foram Representantes os Mestres: Celso Bonazone, Francisco Evaldo (Dinho), Vanderlei Godois Silveira, Magno Almeida Ramos e, atualmente, José Borges.

*Alison Godois Silveira é integrante do Corpo do Conselho e monitor do DMC do Núcleo Mestre Bartolomeu (Porto Velho – RO).

5 respostas
  1. Vanessa Lemos
    Vanessa Lemos says:

    Bonito conhecer um pouco dessa história com tanto tempo de dedicação, iniciado com simplicidade e o querer de uma irmandade.
    Que a Direção e irmandade do N. Mestre Bartolomeu continue recebendo a luz do nosso Guia na continuidade dessa Obra Sagrada, com Luz, Paz e Amor!

  2. Azilda H. Cordahi
    Azilda H. Cordahi says:

    Desejo ao Núcleo M. Bartolomeu e toda a dedicada Irmandade mais um Feliz Aniversário.
    Que esse ponto de Luz continue crescendo, progredindo e auxiliando todos que ali chegarem.
    Minha gratidão especial aos primeiros que chegaram e deram início a esse trabalho, como M. Jorge Elage, M. Nilto, C. Creuza, C. Ana dos quais recordo-me vivamente desde os tempos de Ariquemes, Ro. Assim com aos vieram chegando e unindo forças, dando continuidade a esse belo trabalho e missão.
    Meu abraço carinhoso e fraterno à todos.
    Ano que vem, 2022, quem sabe, poderei visitá-los nessa ocasião especial.
    Feliz Aniversário, meus irmãos.
    Que M. Gabriel continue proporcionando-lhes a Luz, a Paz e o Amor.

    Azilda Helena Cordahi (do Nascimento)

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe um comentário