Núcleo Erunaiá comemora 20 anos

Rodrigo Pacheco*

| 12 Janeiro, 2022

Núcleo Erunaiá, uma casa de fazer amigos | DMC/Núcleo Erunaiá

O Núcleo Erunaiá (Candeias do Jamari – RO) está inteirando 20 anos hoje. Mas as Sessões da União do Vegetal na cidade tiveram início em novembro de 1971, dois meses após o desencarnamento do Mestre Gabriel. Naquele mês, aconteceu uma Sessão de Casal em Porto Velho. A Mestre Pequenina, viúva de Mestre Gabriel, que não podia participar dessa Sessão, teve a ideia de visitar o Sr. Antônio Domingos Batista em Candeias do Jamari e beber o Vegetal com ele e mais algumas pessoas.

                    >> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Erunaiá

Assim, Mestre Pequenina ficou distribuindo o Vegetal na cidade por algum tempo. O Mestre Francisco Herculano de Oliveira também dirigiu Sessões na cidade. Depois foi feita uma pequena sede junto à casa do Irmão Benício, filho do Sr. Antônio Domingos. Porém, com o passar do tempo, houve uma paralisação de distribuição do Vegetal naquela localidade.

Com a ida da Conselheira Jandira Gabriel, filha do Mestre Gabriel e da Mestre Pequenina, para morar em Candeias do Jamari, foi aumentando a quantidade de irmãos daquela cidade que bebiam o Vegetal. Ela, seu companheiro, Mestre Amâncio de Lima, e o Mestre Alcimar Casal resolveram procurar um local para abrir um Núcleo. Foi convidado o Mestre José Roberto Souto Maior, que na época estava filiado ao Núcleo Estrela do Norte, para conduzir os trabalhos.

No dia 15 de abril de 2001 foi realizada uma Sessão de Vegetal na casa do então Conselheiro Alcimar. Com a compra de um terreno, no dia 16 de maio de 2001 foi realizada a 1ª Sessão de Vegetal na chácara onde hoje está instalado o Núcleo Erunaiá. Vieram alguns irmãos, transferidos dos Núcleos Mestre Iagora e Estrela do Norte (ambos localizados em Porto Velho), e outras pessoas que estavam retornando ao Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, iniciando-se assim, naquele ano, à Distribuição Autorizada de Vegetal em Candeias do Jamari.

“Desde a primeira visita ao local onde hoje está o Núcleo, senti que ali era, e é, um lugar com cara de burracheira, com o Mestre Roberto Souto e o pessoal que estava fora da União. O Erunaiá não desmembrou de nenhum Núcleo, nasceu tal uma fênix, comigo.”  afirma a Conselheira Jandira.

No dia 8 dezembro de 2001, por solicitação de Mário Rodrigues Filho, Mestre Central da 1ª Região na época, o então Mestre Geral Representante, José Luiz de Oliveira, encaminhou votação para criação do Pré-Núcleo Erunaiá, sendo aprovada por unanimidade na Sede Geral, em Brasília, com a presença da maioria dos Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel. Foi marcada para o dia 12 de janeiro de 2002 a instalação do Pré-Núcleo Erunaiá e designado para Mestre Representante José Roberto Souto Maior.

Maruca

O Mestre Mário Alves Rodrigues (in memoriam), também conhecido como Maruca, esteve na presidência e também como Representante por diversas ocasiões, destacou-se, em determinado momento, uma característica marcante do Erunaiá: “Aqui prezamos pela simplicidade. É um povo muito animado. Eu me sinto em casa”.

O Mestre Marcelo Martins Passarinho que chegou no Erunaiá ainda com 18 anos incompletos, recebeu a camisa de sócio no dia da inauguração e veio subindo, a partir daí, os degraus, ocupando hoje o lugar de Mestre Representante do Núcleo.

Assim, este trabalho que se iniciou com aproximadamente 34 irmãos, vem prosperando e hoje o Núcleo Erunaiá conta com sete Mestres, 23 Conselheiros(as), 27 discípulos no Corpo Instrutivo e 27 no Quadro de Sócios, totalizando 84 associados.

*Rodrigo Pacheco é integrante do Quadro de Mestres do Núcleo Príncipe Ancarilho (Guarapari – ES).

6 respostas
  1. Fernando Campos
    Fernando Campos says:

    Parabéns à direção e à irmandade do Núcleo Erunaiá, com sua bonita e singular (um núcleo que nasceu por si!) história de sucesso e progresso!

    Responder
  2. Fabiano Pitzer
    Fabiano Pitzer says:

    Parabéns, muitas felicidades e prosperidade ao Núcleo Erunaiá pelos seus 20 anos. Que a Luz, a Paz e o Amor estejam sempre presentes. Hoje também com muita alegria comemoramos 03 anos do Núcleo Santana dos Olhos D’água em Camaçari/BA.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *