Núcleo Aliança: 25 anos de amor a suas raízes

Camila e João Batanolli*

| 3 Novembro, 2022

Todo Núcleo da União do Vegetal nasce de mãos que trabalham e pés que abrem caminhos onde muitos podem trilhar seu próprio caminhar, para a frente e para o alto, para evoluir e prosperar. Por vezes, a cabeça se volta, olha para trás, para não esquecer de onde vem, de suas raízes, e honrar quem veio antes, fonte de gratidão, seus ancestrais, e se volta também, sempre, sempre para dentro, preparando o coração para um grande dia anunciado. Na condução, o Mestre Gabriel.

Todo Núcleo da UDV nasce de um sonho, de um propósito, de um querer. De um pensamento. Tudo nasce de um pensamento, feito palavra, feito ação e movimento. Trabalho. Realização no tempo certo.  Assim foi com o Núcleo Aliança (Criciúma- SC), que, desde o primeiro pensamento até o reconhecimento como Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV), foram 17 anos até tornar-se realidade e caminho para muitos.

>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Aliança.

Essa história começa em 1980, quando, guiados pela busca intuitiva de Sérgio Cantoviski, ele e sua jovem esposa Marlene, se mudaram para Rondônia para conhecer um Chá misterioso. Ficaram cerca de um ano por lá, acolhidos pelo Mestre Bartolomeu.

De volta ao Sul, frequentaram um tempo o Núcleo São Cosmo e São Damião, em Curitiba (PR) e, depois, residindo em Criciúma, viajaram toda Sessão para Porto Alegre (RS). Foi então que o Mestre José Carvalho o convidou para fundar uma Distribuição em Florianópolis, em 1993, que hoje é o Núcleo Estrela D’Alva. Depois de dois anos de trabalho na capital catarinense, M. Sérgio deu início ao movimento de abertura a uma Distribuição em Criciúma, junto com outros casais da cidade.

Mestre Monteiro deu a direção para realizar esse sonho:  comprar um terreno, iniciar o plantio de Mariri e Chacrona e construir um local coberto. O grupo, de então cinco casais, fez uma rifa de um quadro e conseguiram o valor para investir na compra do terreno. O plantio foi árduo, tiveram que preparar a terra arenosa para as plantas sagradas, dedicaram dias e finais de semana para as obras. Mas, em meio a tanto trabalho, uma boa dose de suavidade: como sempre na União, a família presente renova e fortalece a caminhada.

“Eu lembro que a gente levava lanche pronto, porque não tinha cozinha. Íamos com nossos filhos, todos pequenos, e passávamos a tarde juntos na natureza, e isso era algo diferente para todos, pois morávamos na cidade. E essa convivência era muito boa, criamos laços de amizades que perduram até hoje”, relembra Conselheira Marlene Cantoviski.

Em 15 de março de 1997 os cinco casais fundadores celebram o objetivo maior alcançado: comungar o Sagrado Vegetal. Foi realizada a primeira Sessão de uniforme no Salão do Vegetal.

“E nesse início, nosso espaço era muito pequeno. Então, na hora da Sessão, nós recolhíamos as mesas para colocar as cadeiras para a Sessão, colocávamos os bancos em cima da mesa e os colchões embaixo da mesa para as crianças dormirem. Quando terminava a Sessão, acordávamos eles para usar o espaço para a alimentação. E tudo era feito com muita alegria.”, recorda a Conselheira Clemilda Vianna.

A sementa plantada vem ao Sol

Cumprindo os preceitos legais, em 19 de outubro de 1997, foi assinada a Ata que autoriza o funcionamento da Distribuição Autorizada de Vegetal em Criciúma e, na mesma data, designado o Mestre Sérgio Cantoviski para Mestre Responsável pelo local.

Em 1º de novembro de 1997, foram transferidos de Florianópolis para Criciúma os sócios fundadores e, na mesma data, lavrada a Ata de fundação da Distribuição Autorizada de Criciúma e a associação dos primeiros irmãos.

Em 2002, no dia 21 de abril, a Distribuição foi elevada a Pré-Núcleo, como era permitido na época, em Sessão dirigida pelo, então, Mestre Central da 9ª região, Cândido Alberto Machado.

E assim, nos anos seguintes, novos irmãos foram chegando e novas oportunidades foram se apresentando, como as visitas de alguns Mestres do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.

Em 1º de novembro de 2006, a irmandade celebrou a elevação a Núcleo, em Sessão dirigida pelo Mestre Paulo Afonso Amato Condé.

Hoje, 25 anos depois de tornar realidade aquele primeiro pensamento do M. Sérgio, agora há um Núcleo de muitas alianças; vistas através das gerações. Crianças que corriam e brincavam enquanto a obra surgia, hoje ocupam lugares em nossa Sagrada Ordem. Pais, filhos, avós, amigos, irmãos, são tijolos neste Templo, são flores neste jardim. Aliança: não apenas a força da família, da amizade e do bem querer que a todos une; a aliança com a Natureza que nos dá as plantas Sagradas, a aliança com Deus que nos dá o caminho da Luz, da Paz e do Amor, com Firmeza, Beleza e Sabedoria.

Viva o Mestre que quer a Paz no mundo e em nós.

Camila e João Batanolli pertencem, respectivamente, ao Corpo do Conselho e ao Corpo Instrutivo do Núcleo Aliança (Criciúma).

6 respostas
  1. Cirene Cardoso
    Cirene Cardoso says:

    Bastante linda e cativante à Historia do Nùcleo Aliança
    Deus Abençõe que chegue cada vez mais irmãos e nossa familia cresça em nome da Paz.Viva Mestre Gabriel Viva Os Fundadores do Nùcleo Aliança

    Responder
  2. Frederico Korndorfer Neto
    Frederico Korndorfer Neto says:

    Parabéns aos amigos que souberam plantar a boa semente e hoje cultivam a amizade e fraternidade que sinto todas as vezes que visito esse Núcleo!

    Responder
  3. Alemão
    Alemão says:

    Iniciei minha história na UDV no Aliança em outrem 2001. Mesmo morando em Floripa, ia às sessões lá, por algum tempo. Desde o primeiro dia me senti EM CASA, bem recebido por todos e com um carinho que, não encontrava em outros ambientes da sociedade, isso me cativou e me fez ver a beleza que é essa obra do Mestre.
    Gratidão à todos que fizeram e fazem parte dessa casa do Mestre.
    Valeu galera

    Responder
  4. Perlla Cenzi Sulzbacher
    Perlla Cenzi Sulzbacher says:

    Que alegria eu sinto no meu coração.
    Fui sócia do Núcleo Aliança e nessa santa casa graças ao Mestre Gabriel tenho valorosos amigos.
    Parabéns a irmandade por esse belo trabalho!
    Saudades ✨

    Responder
  5. Cicero Pereira
    Cicero Pereira says:

    Luz,paz,Amor
    . três pequenas palavras. Importantes para nós e,
    Muito significativas,para os irmãos hoje festejando 25 anos! Senão vejamos:
    Luz, sem ela não vislumbrariam o caminho.
    Paz para, saber fazer o necessário,fortalecer -se, descansar na hora certa e manter o caminho.
    Amor, nada que se faça sem Ele, de pouca Vália terá! Parabéns, pelo esforço ,votos haja sempre para seguirmos os ensinamentos do Mestre Gabriel.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *