Assembleia Legislativa do Acre homenageia os 40 anos do Núcleo João Lango Moura

| 27 Maio, 2021

Jackie Pinheiro*

Mestre Luís Máximo Chaves e Conselheira Odaíza Alexandrina recebem Moção de Aplausos durante solenidade | Foto: Edson Marangoni.

Em homenagem aos 40 anos de fundação do Núcleo João Lango Moura no Estado do Acre, a Assembleia Legislativa do Acre (Aleac) realizou, no dia 20 de maio, uma Sessão Solene na sede do mencionado Núcleo, em Rio Branco-AC. Com presença restrita de público, em decorrência da pandemia, a cerimônia foi presidida pelo deputado estadual Nicolau Júnior (PP), presidente da Aleac, e contou com a presença do governador do estado, Gladson Cameli. Excepcionalmente, pela primeira vez em sua história, o Poder Legislativo do Acre realizou uma Sessão Solene em outro local, fora do plenário, com a presença das duas maiores autoridades do estado.

Representaram a União do Vegetal, à mesa diretora, o Mestre Central da 7ª Região, Mário Marques, e o Mestre Representante do Núcleo João Lango Moura, João Roberto Assunção. O Mestre Geral Representante da União do Vegetal, José Carlos Garcia, e o Presidente da Diretoria Geral da UDV, Mestre Tadeo Feijão, também acompanharam o ato virtualmente pela plataforma digital da Aleac TV no YouTube.

A sessão foi aberta pelo presidente da mesa de honra, deputado estadual Nicolau Júnior (PP). Ele parabenizou a presença positiva da UDV, no Acre, nas últimas quatro décadas. “Esta instituição tem uma história construída com respeito. Em nome dos 24 deputados do Acre parabenizo o Núcleo pelos 40 anos em que vem prestando excelentes serviços para a sociedade”, disse.

Admiração

Mais adiante, o governador do estado, Gladson Cameli, assegurou que respeita e admira o trabalho desenvolvido pelo Núcleo João Lango Moura e pelos demais Núcleos da UDV existentes no Acre. “Luz, Paz e Amor. É isso o que acredito que a União do Vegetal proporciona. Convivi com pessoas da religião desde criança, no interior do estado, observando o trabalho social que realiza com as famílias, sempre atuando junto aos mais necessitados. Esta homenagem é mais que merecida”, relatou.

O primeiro-secretário da Aleac, deputado estadual Luiz Gonzaga, responsável pelo requerimento que deu origem à Sessão Solene, relembrou as dificuldades enfrentadas nos anos iniciais da UDV no Acre e a sua contribuição pessoal à época. “Fui o responsável por conseguir o primeiro alvará de funcionamento do nosso Núcleo e lutei junto com os demais irmãos para a conquista dos títulos de utilidade pública estadual e municipal”, afirmou. Ele também agradeceu o empenho do Conselheiro Raimundo Tavares e dos demais servidores do Legislativo estadual, que não mediram esforços para a realização do evento.

Reconhecimento e gratidão

Em seu discurso, Mestre Mário Marques destacou que, durante estes 40 anos de existência do Núcleo João Lango Moura, especialmente nas duas últimas décadas, a Aleac tem contribuído com o trabalho do Núcleo, da UDV e das demais correntes tradicionais da Ayahuasca. “Foram diversos os pleitos aprovados e apoiados por esta Casa em benefício dos Centros que desenvolvem trabalhos com a Ayahuasca e de seus dirigentes”, ressaltou. Prosseguiu recordando os Títulos de Utilidade Pública concedidos a diversos Núcleos da UDV no estado e à Associação Beneficente Casa da União, dando ênfase aos Títulos de Cidadão Acreano outorgados em memória dos Mestres fundadores das correntes tradicionais da Ayahuasca – Mestre Gabriel, fundador da União do Vegetal; Mestre Irineu, fundador do Alto Santo; e Mestre Daniel, fundador da Casa de Jesus.

Em sua fala, o Mestre João Roberto Assunção disse que a UDV vem buscando auxiliar a sociedade, da mesma forma que as autoridades constituídas do estado trabalham em benefício da população. “Nossa contribuição ainda é pequena, mas trabalhamos no sentido de conscientizar o ser humano a fazer diariamente por si, para ser a cada dia melhor na coletividade e, assim, proporcionar uma paz”, narrou.

Moção de Aplauso

Após os discursos, quatro sócios dos anos iniciais do Núcleo João Lango Moura foram homenageados com uma Moção de Aplauso em reconhecimento aos relevantes serviços prestados à União do Vegetal e ao estado. Primeiramente, os deputados estaduais presentes entregaram a honraria à Conselheira Fátima Barros, viúva do Mestre Luiz Maciel, em sua memória. Na sequência, a senhora Virgínia Cardoni recebeu a honraria em memória de sua mãe, Conselheira Maria Elisa Travassos Cardoni. O ponto alto da solenidade foi a entrega da Moção de Aplauso ao casal Mestre Luís Máximo Chaves e Conselheira Odaíza Alexandrina.

Durante a sessão foi exibido um vídeo institucional sobre os fatos que marcaram a história do Núcleo João Lango Moura durante estes 40 anos, contendo depoimentos de alguns representantes da instituição.

Autoridades

Prestigiaram ainda a solenidade, integrando a mesa solene, o deputado estadual Jenilson Leite (PSB), vice-presidente da Aleac, e o promotor de justiça Arlekine Lopes dos Santos, representante do Ministério Público estadual. O Mestre Roberto Souto, membro Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel, e outras lideranças religiosas do Centro também participaram da solenidade, tanto presencialmente quanto de forma remota. O deputado estadual Edvaldo Magalhães (PCdoB) também acompanhou o ato pela plataforma digital.

Exposição 

Para celebrar o momento histórico, a Direção do Núcleo João Lango Moura organizou uma programação iniciada no dia 18 de maio com uma Exposição Fotográfica, que ficou aberta à visitação pública até o dia 22. No dia 20, às 20h, foi realizada, no próprio Núcleo, uma solenidade em homenagem aos 30 sócios fundadores.

*Jackie Pinheiro é integrante do Corpo Instrutivo e Monitora do Departamento de Memória e Comunicação (DMC) do Núcleo Jardim Real (Rio Branco-AC).

7 respostas
  1. Francisco Gomes (Chico Gatão)
    Francisco Gomes (Chico Gatão) says:

    Realmente esse é um momento muito especial na vida dos associados deste Núcleo Pioneiro da UDV no Estado do Acre. Fruto do esforço de irmãos dedicados, liderados pelo M Luiz Máximo e sua Companheira C Odaiza, o Núcleo João Lango Moura, é uma referência histórica para os caianinhos da 7ª e 17ª Região. Desejo vida longa e prosperidade a todos esses valorosos irmãos que vem dando importante parcela de contribuição para a expansão da União do Vegetal no extremo Norte do nosso Brasil.

    Responder
  2. Marcos Cardinot
    Marcos Cardinot says:

    Muito legal esse reconhecimento das autoridades do Acre. Parabéns ao Núcleo João Lango Moura,que tive a oportunidade de conhecer em 2003.Que o Mestre continue iluminando a todos.

    Responder
  3. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Texto bem escrito, parabéns à redatora. E parabéns a toda a irmandade do Acre, em especial aos pioneiros do Núcleo João Lango Moura.

    Responder
  4. Fernando Palhare
    Fernando Palhare says:

    Uma alegria e satisfaçāo esta homenagem ao Núcleo Joāo Lango Moura.
    Faz parte da minha caminhada na UDV.

    L.P.A
    Fernando Palhares

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *