Núcleo Senhora Santana inaugura Sala do Departamento de Memória e Comunicação

Laura Abes Casaca*
Isabela Abes Casaca Hilário**

| 20 Fevereiro, 2024

Sala do Departamento de Memória e Comunicação | Foto: DMC/Núcleo Senhora Santana.

Que guardemos na memória o Amor da nossa História!

A data de 18 de fevereiro é um dia de grande relevância histórica para o Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS). Nela, em 1984, Mestre. Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho recebeu a autorização do Mestre Geral Representante na época, Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), para abrir uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) naquela cidade.

Assim, faz 40 anos que nossa trajetória se iniciou. Para marcar este especial acontecimento, no dia 6 de janeiro do corrente ano, foi inaugurada a Sala do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Senhora Santana, o primeiro Núcleo da 13ª Região. 

O momento foi de grande emoção e realização, pois esta inauguração é um sonho concretizado. Nas palavras do atual Mestre Representante, M. Rafael Cavalieri, foi um momento muito alegre e significativo, pois neste ano o Núcleo comemorará 40 anos de existência, um dos primeiros fundados na UDV.

Mestre Rafael também mencionou que a Sala do DMC agrega materiais pertinentes à história da União do Vegetal e do Núcleo Senhora Santana, sendo um tesouro que merece zelo e gratidão. Por sua vez, M. André Cavalieri, atual Presidente do Núcleo, expressou seu contentamento com a inauguração, relembrando o esforço das pessoas para que o Departamento tivesse um espaço próprio, permitindo que a irmandade se beneficie do acervo disponível.

“É um momento especial, pensado e idealizado por muitas pessoas, em especial a Conselheira Laura, que há um bom tempo teve a visão de ter esse local dedicado à história do Núcleo e da União do Vegetal.”

Durante a inauguração, C. Laura Casaca destacou que “essa Sala possibilitará o cumprimento da nobre Missão do DMC, que é manter viva a memória e a origem da União do Vegetal, e do seu desenvolvimento institucional”. Por meio deste local, as pessoas também poderão conhecer a história do Mestre Gabriel e deste Núcleo. 

A Sala do DMC do Núcleo Senhora Santana conta com um acervo que vem sendo organizado ao longo de alguns anos, estando disponíveis para consulta as Cartas do Mestre Gabriel, Alto Falantes, documentos históricos, entrevistas com sócios fundadores, bem como publicações realizadas pela Pedra Nova Edições.

Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à Conselheira Célia Regina Bandeira Parra de Carvalho (in memoriam), carinhosamente chamada de “Celinha”, pessoa que tem um lugar importante e de dedicação ao Núcleo, na sua criação e desenvolvimento, uma marca eterna. 

Para homenageá-la foi produzido um livro contendo valiosos conselhos relembrados por quem conviveu com ela, além de algumas palavras ditas pela C. Célia.

Realmente, foi um momento de realização e emoção para o Núcleo Senhora Santana.

Expressamos nossa gratidão ao M. Clovis Cavalieri, que realizou os primeiros registros históricos deste Núcleo, anotando datas de acontecimentos importantes, bem como sempre apoia e valoriza as iniciativas deste Departamento. 

Também somos gratos ao M. Ismael Bender (Mestre Representante – 2021 – 2024) e ao M. Lauro Merighi (Presidente 2021 – 2024) e à valiosa Direção e irmandade que colaboraram com esta realização!

| Fotos:DMC/Núcleo Senhora Santana.

>> Clique aqui e leia também: Núcleo Senhora Santana, Núcleo Mãe da 13ª Região.

Laura Casaca*Laura Abes Casaca é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Senhora Santana (13ª Região) e Coordenadora do Comitê Editorial (DG).

Isabela Abes

**Isabela Abes Casaca Hilário é integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Senhora Santana (13ª Região) e Monitora do Departamento de Memória e Comunicação (2021-2024).

8 respostas
    • Daniel de Souza Durães Aguiar
      Daniel de Souza Durães Aguiar says:

      Caro irmão Fernando,

      Comungo desse mesmo propósito!
      É o sentimento que tenho desde quando vi o DMC da DG, inaugurado. Algo muito importante ao conhecimento dessa Grande Obra, dos nossos irmãos Fundadores, os da Origem!

      Responder
  1. Thays Mosko
    Thays Mosko says:

    Fiquei muito feliz com essa inauguração! Deus abençoe a todos os envolvidos nesse valoroso projeto tão merecido por essa irmandade do NSS. Parabéns a toda equipe do DMC e em especial à c. Laura Casaca.
    Abraço fraterno

    Responder
  2. Karla Marcelina Soares da Silva Carvalho
    Karla Marcelina Soares da Silva Carvalho says:

    Parabéns por essa conquista, de um espaço tão bonito como essa Sala para o DMC.
    Parabéns a todos pelo aniversário do Núcleo, 40 anos que data linda, iluminado a vida da pessoas hoje e sempre!
    Que emoção ver essa bela e justa homenagem a amiga querida Conselheira Célia, uma amiga de todos, que com sua educação e carisma, tinha um fino trato a todos, conselhos valiosos e amor no coração, emocionante ver essa homenagem a ela.

    Responder
  3. Samy Castro
    Samy Castro says:

    Que alegria sinto por essa vitória, que é fruto de muita dedicação, muitas horas de trabalhos dedicados à UDV. Registrar, organizar e zelar pela nossa historia é tambem uma nobre missão. À toda irmandade do Núcleo Senhora Santana, seus fundadores e aos sócios efetivos, desejamos cada vez mais União e o símbolo de Luz, paz e amor. Abraço à C. Laura, M. Clovis e a todos que auxiliaram e vem colaborando com este trabalho.

    Responder
  4. Frederico Korndorfer Neto
    Frederico Korndorfer Neto says:

    Parabéns aos amigos do Núcleo Senhora Santana por mais essa vitória!
    Lugar de acolhimento bem especial e que guardo em meu coração! Felicidades!

    Responder
  5. Élcia Cristina Cavalcanti de Araújo
    Élcia Cristina Cavalcanti de Araújo says:

    Parabéns à irmandade do Núcleo Senhora Santana e minha eterna gratidão pelo acolhimento e apoio no período que morei em Dourados e fui sócia deste local abençoado!
    Abraço e votos de Luz, Paz e Amor!
    Élcia Cristina Cavalcanti de Araújo

    Responder
  6. Adriana Borges
    Adriana Borges says:

    Que alegria saber dessa conquista do N. Senhora Santana. Um belo trabalho de pessoas dedicadas ao engrandecimento desta Sagrada Obra. Um exemplo de amor!
    Muito grata a todos que trabalharam para realizar esse objetivo.❤️

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *