Núcleo Senhora Santana inaugura Sala do Departamento de Memória e Comunicação
Laura Abes Casaca*
Isabela Abes Casaca Hilário**
| 20 Fevereiro, 2024
Que guardemos na memória o Amor da nossa História!
A data de 18 de fevereiro é um dia de grande relevância histórica para o Núcleo Senhora Santana (Campo Grande-MS). Nela, em 1984, Mestre. Clovis Cavalieri Rodrigues de Carvalho recebeu a autorização do Mestre Geral Representante na época, Raimundo Monteiro de Souza (Mestre Monteiro), para abrir uma Distribuição Autorizada de Vegetal (DAV) naquela cidade.
Assim, faz 40 anos que nossa trajetória se iniciou. Para marcar este especial acontecimento, no dia 6 de janeiro do corrente ano, foi inaugurada a Sala do Departamento de Memória e Comunicação do Núcleo Senhora Santana, o primeiro Núcleo da 13ª Região.
O momento foi de grande emoção e realização, pois esta inauguração é um sonho concretizado. Nas palavras do atual Mestre Representante, M. Rafael Cavalieri, foi um momento muito alegre e significativo, pois neste ano o Núcleo comemorará 40 anos de existência, um dos primeiros fundados na UDV.
Mestre Rafael também mencionou que a Sala do DMC agrega materiais pertinentes à história da União do Vegetal e do Núcleo Senhora Santana, sendo um tesouro que merece zelo e gratidão. Por sua vez, M. André Cavalieri, atual Presidente do Núcleo, expressou seu contentamento com a inauguração, relembrando o esforço das pessoas para que o Departamento tivesse um espaço próprio, permitindo que a irmandade se beneficie do acervo disponível.
“É um momento especial, pensado e idealizado por muitas pessoas, em especial a Conselheira Laura, que há um bom tempo teve a visão de ter esse local dedicado à história do Núcleo e da União do Vegetal.”
Durante a inauguração, C. Laura Casaca destacou que “essa Sala possibilitará o cumprimento da nobre Missão do DMC, que é manter viva a memória e a origem da União do Vegetal, e do seu desenvolvimento institucional”. Por meio deste local, as pessoas também poderão conhecer a história do Mestre Gabriel e deste Núcleo.
A Sala do DMC do Núcleo Senhora Santana conta com um acervo que vem sendo organizado ao longo de alguns anos, estando disponíveis para consulta as Cartas do Mestre Gabriel, Alto Falantes, documentos históricos, entrevistas com sócios fundadores, bem como publicações realizadas pela Pedra Nova Edições.
Na oportunidade, foi realizada uma homenagem à Conselheira Célia Regina Bandeira Parra de Carvalho (in memoriam), carinhosamente chamada de “Celinha”, pessoa que tem um lugar importante e de dedicação ao Núcleo, na sua criação e desenvolvimento, uma marca eterna.
Para homenageá-la foi produzido um livro contendo valiosos conselhos relembrados por quem conviveu com ela, além de algumas palavras ditas pela C. Célia.
Realmente, foi um momento de realização e emoção para o Núcleo Senhora Santana.
Expressamos nossa gratidão ao M. Clovis Cavalieri, que realizou os primeiros registros históricos deste Núcleo, anotando datas de acontecimentos importantes, bem como sempre apoia e valoriza as iniciativas deste Departamento.
Também somos gratos ao M. Ismael Bender (Mestre Representante – 2021 – 2024) e ao M. Lauro Merighi (Presidente 2021 – 2024) e à valiosa Direção e irmandade que colaboraram com esta realização!

| Fotos:DMC/Núcleo Senhora Santana.
>> Clique aqui e leia também: Núcleo Senhora Santana, Núcleo Mãe da 13ª Região.
–