Novo Encanto realiza a II Jornada dos Nove Vegetais

Jackie Pinheiro*
José Roberto Barbosa**

| 24 Maio, 2022

Foto: Flavio Gut.

Depois de 22 anos da I Jornada dos Nove Vegetais, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico realizou a segunda edição, de 6 a 10 de abril de 2022, no Seringal Novo Encanto, com o objetivo de reunir o povo tradicional da floresta com pesquisadores e visitantes interessados nos saberes sobre plantas medicinais. O evento também buscou promover o uso sustentável da biodiversidade e incentivar as pessoas a conhecerem a floresta, reunindo cerca de 200 participantes, entre caboclos, expedicionários brasileiros, americanos, peruanos, chilenos e pesquisadores, na sede dessa área preservada de aproximadamente 2.800 hectares de Floresta Amazônica, localizada no município de Lábrea (AM). Estiveram presentes ainda o Mestre Carmiro Gabriel, a Conselheira Jandira e Getúlio Gabriel, filhos de Mestre Gabriel e Mestre Pequenina.

A organização do evento foi uma iniciativa do Mestre Geral Representante da União do Vegetal, José Carlos Garcia, que a supervisionou junto com os Mestres Edson Lodi, Edison Saraiva e Teodoro Irigaray***.  Tendo como principal objetivo, para este triênio, o de promover o contato das pessoas com a Natureza, o presidente da Novo Encanto, M. Thiago Beraldo, destaca que “poder vir à floresta e adquirir esse conhecimento tradicional das plantas da Amazônia com os doutores da floresta – os caboclos que nasceram e sempre viveram aqui – é uma grande oportunidade”.

Durante a programação, foram realizadas trilhas na floresta, vivências com os Nove Vegetais (Breuzinho, Apuí, Samaúma, Pau D’Arco, Castanheira, Mulateiro, Imburana de Cheiro, Maçaranduba e Carapanaúba) e uma oficina para preparação de extratos e garrafadas. Essas atividades foram coordenadas por pessoas reconhecidos na aérea e que puderam compartilhar suas experiências com  os presentes. Destacamos entre estes profissionais, o Mestre Manoel Gomes, Mestre Aloysio Menezes, Conselheira Maria Alice Corrêa, Conselheira Maria Gomes, Mestre Acelino Neto, Conselheiro Venilson Sousa e os seringueiros Mestre Óscar Gomes, Mestre Amâncio de Lima, Mestre  Palito (José Valdocir Néri de Almeida) e Mestre Sebastião Guimarães.

Melhorias da infraestrutura do seringal

Para receber um público recorde de 200 expedicionários, foi necessária a melhoria da infraestrutura do Seringal Novo Encanto, que ganhou uma casa de Preparo, nomeada “Olaria do Mestre Gabriel”, uma segunda casa de zelador, um espaço multiuso, uma casa de apoio telada para abrigar 56 redes e algumas barracas, além da terceira casa de hóspedes com dois quartos e banheiro privativo feita com tecnologia seringueira.

Calendário de Expedições 2022

De 6 a 10 de julho, acontecerá a 27ª Expedição ao Seringal Novo Encanto, com a presença do Mestre Clovis Cavalieri, membro do CONAGE, e com 70 vagas para expedicionários.

Além das expedições ao seringal, a NE também está promovendo outras opções de lazer e de turismo saudável para as famílias da UDV. Entre 15 a 20 de junho, por exemplo, será feita uma expedição para a Chapada Diamantina, um dos locais mais bonitos da Terra.

Venha entrar em contato com a Natureza, venha para a Floresta!

>> https://novoencanto.org.br/expedicoes/

*Jackie Pinheiro é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Jardim Real (Rio Branco – Acre). 
**José Barbosa é Mestre Assistente Central da 7ª Região e membro do membro do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

***Edson Lodi é membro do Conselho de Administração Geral (CONAGE); Edison Saraiva é membro do Conselho de Administração Geral (CONAGE) e membro do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico; e Teodoro Irigaray é Mestre Assistente Geral e membro do Conselho Diretor da Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.

2 respostas
  1. Thomaz Morganti
    Thomaz Morganti says:

    Essa foi uma experiência marcante em minha caminhada na UDV e como um ser humano brasileiro, que pode conhecer de perto esse patrimônio natural que é a Floresta Amazônica. Parabéns aos idealizadores e toda a equipe de organização e apoio. Foram momentos especiais e que em breve quero poder vivenciar novamente. Feliz de ver a Novo Encanto prosperando!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *