Novo Encanto comemora 31 anos com chamado para vivenciar a Natureza e a Espiritualidade
| 30, Janeiro de 2021
Gabriel Gomes*
João Vitor Hohenfeld**
“A responsabilidade que se põe para cada ser humano hoje é a de uma transformação profunda de nossa relação com o planeta Terra. Para que esta transformação ocorra, é preciso reencontrar a experiência da Natureza em seus encantos. O nome de nossa associação se vincula a este querer.” (Trecho da Carta de Princípios da Novo Encanto)
“Vamos pra floresta!” Mais do que um slogan cunhado para marcar os 31 anos da Associação Novo Encanto (NE), criada em 30 de janeiro de 1990, a frase traduz o pensamento da instituição para o triênio 2021–2024: trabalhar para uma mudança de comportamento e, sobretudo, de consciência, na relação do ser humano com a Natureza. A Novo Encanto é uma entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.
“Vamos para a floresta é se conectar com a Natureza. É plantar. Tomar banho de cachoeira, fazer trilha, conhecer o nosso Seringal, participar das Novo Encanto Expedições. É sentir e viver a Natureza, para, por meio dessas experiências, sensibilizar as pessoas para a necessidade de preservar, e mais do que isso, de transformar o entendimento que temos do nosso lugar diante do Sagrado”, explica o presidente do Conselho Diretor da NE, Thiago Beraldo, citando a Carta de Princípios da instituição: “Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é Superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada”.
Thiago Beraldo explica que, quando recebeu a Presidência da NE, encontrou uma entidade organizada, com as contas em dia, prestação transparente e estruturada institucionalmente. “Gratidão aos presidentes e às equipes que já vêm trabalhando nesta obra, pois esta base é fundamental para realizar um trabalho focado na Espiritualidade, como está escrito em nossa Carta de Princípios.”
Integrante do Quadro de Mestres da União do Vegetal (UDV), Beraldo considera que a Carta de Princípios da NE está fortemente ligada à sua trajetória na religião hoasqueira. Ele conta que, antes de chegar à União, estava desencantado “com as coisas do mundo”, procurando uma nova forma de viver. “Resolvi, então, mudar de profissão, ser guia de turismo. Fiz uma especialização em ecoturismo, e um dos livros mais importantes, que me tocaram, foi ‘Da foz à nascente – o recado do rio’, da professora de filosofia Nancy Mangabeira. E esse livro foi um dos sinais que me conduziram ao verdadeiro Guia, Mestre Gabriel. Ao chegar, me encantei em saber que a Carta de Princípios da Novo Encanto havia sido escrita pela Conselheira Nancy, pessoa de rara sensibilidade.”
A Carta de Princípios teve um papel determinante para aquisição do recurso na compra do Seringal Novo Encanto, uma área de Floresta Amazônica nativa, na região do médio Rio Purus, porção sul da bacia no Estado do Amazonas, no município de Lábrea, ponto crítico de expansão da fronteira agrícola. A área foi adquirida com o apoio e recursos de Jeffrey Bronfman, hoje Mestre na UDV.
“A história da NE é também a história da chegada da União do Vegetal aos Estados Unidos. Nesses 31 anos, vejo que é importante lembrarmos das pessoas que fizeram a Novo Encanto acontecer: os americanos David Lenderts, e Patrícia Domingo, M. Luiz Maciel da Costa, M. Luiz Gonzaga Alves, C. Nancy Mangabeira, o M. Jeffrey Bronfman, o M. Monteiro, nosso Presidente de Honra, e de todos que, de alguma forma, contribuíram e contribuem para a causa da Novo Encanto.”
Beraldo lembra que, no dia 28 de janeiro, a NE promoveu uma live com o C. Patrick Walsh Netto, que está escrevendo um livro contando a história da chegada da União do Vegetal aos Estados Unidos e a criação da NE. “É uma história bonita, rica em ensinamentos, e que continua. Estamos dentro desta história. Vale a pena conhecê-la.” Além da participação de Thiago Beraldo, a live contou com a presença do Mestre Geral Representante da UDV, José Carlos Garcia, e convidados.
*Gabriel Gomes é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Serenita (Salvador-BA);
**João Vitor Hohenfeld integra o Quadro de Sócios do Núcleo Serenita (Salvador-BA).