Novo Encanto, 29 anos nos despertando para uma consciência espiritual da natureza

| 30 janeiro, 2019.

Seringal Novo Encanto | Foto: Augusto Pessoa.

Entidade parceira do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, a Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico celebra hoje 29 anos de fundação. São alguns anos de existência, de muitas lutas e de belas vitórias que fazem da Novo Encanto uma associação diferenciada e comprometida com seu objetivo de zelar pelo meio ambiente que nos cerca e trazer um novo encanto nesse trabalho de despertar para uma consciência espiritual da natureza.

Esse compromisso que move a Novo Encanto está registrada em sua Carta de Princípios, escrita em 1990 (ano de sua fundação) e que ainda nos dias de hoje consideramos ser bem atual e que nos chama a uma importante reflexão. Abaixo, um trecho da Carta:

“A Natureza é tratada como um objeto a ser manipulado em função da ganância dos homens. Esta perspectiva, que torna a mão humana indesejável, opõe-se a uma tradição milenar que compreende a Natureza como Presença Divina se manifestando na água, nas árvores, no ar, no sol e na lua. Para nós, a Natureza serve e atende ao homem porque lhe é superior. O caminho da plena realização de nossas potencialidades começa por reconhecer a Natureza como ela é: sagrada. Este reconhecimento vem junto com um processo de autotransformação do ser humano, na busca de sua verdadeira essência e de sua autêntica vocação. Assumimos a nossa verdadeira humanidade, na medida em que nos tornamos um canal de expressão da Natureza Divina, um canal do Ser-Vir; nesta dimensão o homem também é sagrado. Entendemos que o trabalho ecológico tem seu centro no redimensionamento da relação homem/natureza. A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico se posiciona no sentido de preservar e realçar a Natureza por meio de um desenvolvimento auto-sustentado. E, principalmente, atuar para que cresça a compreensão espiritual da Natureza e de nosso lugar dentro dela. Assim nos alinhamos a todos aqueles que, em diferentes lugares do planeta, trabalham nesse mesmo sentido: o de tecer novamente os fios que nos religam à Natureza”.

Credibilidade

Desde sua fundação, a Novo Encanto tem trabalhado para fazer cumprir sua Carta de Princípios de forma que cada vez mais a sociedade desperte para sua responsabilidade com a natureza e toda sua forma de vida. Para o Mestre Geral Representante da UDV, Paulo Afonso Amato Condé, “a Novo Encanto vem se estruturando cada dia mais na sua função de ser o braço ambiental da União do Vegetal, fortalecendo a credibilidade perante os sócios e a sociedade em geral”.

De acordo com a programação que foi distribuída aos sócios da Novo Encanto e da União do Vegetal pelo presidente e diretor executivo da Associação, José Roberto Barbosa e Carcius Azevedo dos Santos, respectivamente, serão realizadas atividades nos Núcleos e Distribuições Autorizadas de Vegetal da UDV dentro dos temas Água, Biodiversidade e Cultura, o nosso ABC. A atividades serão conduzidas pelos monitores locais e coordenadores regionais da Novo Encanto e “farão desse marco temporal, momentos de contemplação da Natureza, por meio de expressões culturais e demais atividades que nos ligam com a arte do bem viver e com o Deus criador”, segundo informações da programação.

Nesse sentido, reforçamos o valor da Novo Encanto em ser o braço ambiental da União do Vegetal, agregando em suas atividades os Departamentos do Centro e assim expandindo cada vez mais os benefícios da Obra de Mestre Gabriel, criador da União do Vegetal e que vem permitindo ao seus associados desenvolverem atividades importantes para o Centro e a sociedade em geral.

6 respostas
  1. José Roberto
    José Roberto says:

    São muitas as emoções, conheço e participo desde o começo deste belo trabalho que a Novo Encanto vem desenvolvendo ao logo deste 29 anos. Quero parabenizar a todos os amigos pioneiros, fundadores e colaboradores atuais, quero destacar de maneira especial a memoria do Mestre Maciel, um dos protagonista desta historia, visionário e homem trabalhador, pessoa de valor neste trabalho. Felicidades a todos e viva a Novo Encanto.

    Responder
  2. Cleuza
    Cleuza says:

    Maravilhoso esse trabalho de preservação da nossa frondosa e maravilhosa natureza ….
    Parabéns a UDV….por essa iniciativa…
    A natureza e nosso razão de existência…
    Vamos nos unir cada vez mais nesse luta pela preservação….

    Responder
  3. Jean Bonazoni
    Jean Bonazoni says:

    A Novo Encanto é uma providência do Mestre no processo de expansão da UDV, que tem como instrumento, desde sua origem e hoje em sua manutenção e crescimento, homens e mulheres com visão de futuro, coração fértil e apurado sendo de responsabilidade pela construção de um mundo mais consciente, reconhecendo a natureza como ela é: sagrada.
    É uma honra ter a Novo Encanto no meu coração e dar as mãos a tantos amigos em prol de sua causa. Alegria também por ver jovens e novos sócios despertando e também se plantando nesse ideal.
    Viva a NOVO ENCANTO!!!

    Responder
    • Estêvão Daltro
      Estêvão Daltro says:

      Me sinto feliz de participar de uma religião que reconhece o sagrado na Natureza. Este foi um dos motivos que me “encantaram” quando cheguei na UDV. Sinto que a Novo Encanto tem uma missão bem importante, neste cenário que vemos no Brasil e no Mundo, onde a produção ainda não se desenvolve de forma sustentável. O caso Brumadinho é mais um alerta e já com letras em Negrito. Firmemos nosso propósito de servir à Natureza, educando, sensibilizando, cuidando de nosso jardim. Mãos à obra

      Responder
  4. Marcos Fabrício Ortiz de Lima
    Marcos Fabrício Ortiz de Lima says:

    Caríssimos irmãos,
    Motivo de alegria e satisfação, neste momento de perceber o tanto que é importante manter o zelo por esse norte de floresta amazônica, e reconhecer o trabalho edificante dos primeiros irmãos nesta obra da Novo Encanto, e essa nova diretoria, continuando com dedicação e alegria. Felicidade aos 29 anos de existência de Novo Encanto.

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *