No Caminho da Paz – 3 | Depoimentos de Karin Juruna e Yabaiwa Juruna

Equipe do Blog

| 9 Julho, 2021

O terceiro vídeo da Série No Caminho da Paz traz os depoimentos do Presidente da Associação Yakytu dos Yudjá, Karin Juruna, e do Vice-cacique Yudjá, Yabaiwa Juruna. Após beberem o Vegetal pela primeira vez, em 2010, os índios Yudjá ficaram sabendo da existência da União do Vegetal, que possui um Núcleo próximo ao Parque Nacional do Xingu, na cidade de Alta Floresta, Mato Grosso (Núcleo Florestal), para aonde se dirigiram buscando o apoio para restaurarem o uso do Chá Hoasca que, segundo eles, seus ancestrais afirmavam que precisam reencontrar. Ambos líderes do povo indígena Yudjá (palavra que significa “Donos do Rio”) agradecem em seus depoimentos a UDV pelo reencontro e relatam os benefícios que o Vegetal proporciona ao seu povo.

>> Clique aqui e conheça a atividade da União do Vegetal com o povo Yudjá.

Entre os eventos programados para marcar dos 60 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em 22 de julho próximo, encontra-se a transmissão da série No Caminho da Paz, pelo canal do Blog da UDV. Trata-se de um conjunto de depoimentos de autoridades civis, religiosas e de amigos da União do Vegetal, os quais prestam suas homenagens e reconhecimentos ao trabalho desenvolvido pela nossa instituição em favor da paz e da conciliação.

>> Os vídeos também estão com legendas disponíveis para o Inglês e Espanhol

20 respostas
    • Samira Tatiana Moura
      Samira Tatiana Moura says:

      Encantada com o nossos irmãos índios Yudjas que se juntam a nós de forma tão sincera e comprometida para seguir o caminho da UDV. Quanta sabedoria neste depoimentos. A força da nossa floresta traz a medicina da vida a todos nós. Gratidão!

      Responder
  1. Carlos Hering
    Carlos Hering says:

    Amigos, grato pelo trabalho que vem sendo desenvolvido e pelo trabalho de todos os responsáveis. Que a nossa Sagrada União venha chegando pra todos

    Responder
  2. Evanize de Barros Lima
    Evanize de Barros Lima says:

    Belíssimo depoimento, quando relata a importância da UDV para a humanidade, reconhecimento valioso. Gratidão ao Nosso guia Mestre Gabriel que nos deixou esse grande tesouro.

    Responder
  3. Tiago Araripe
    Tiago Araripe says:

    Tocantes depoimentos desta série que vem mostrando o reconhecimento à União do Vegetal e seus benefícios plantados em tantos corações. Uma bonita homenagem aos 60 anos da continuidade da obra do Mestre Gabriel.

    Responder
  4. Manoela
    Manoela says:

    Lindos depoimentos: muito bom saber do resgate do bom uso do chá entre os indígenas e de seu interesse pela história da hoasca. A paz, a conciliação, a prosperidade e a guarnição do Mestre entre nós.

    Responder
  5. Fernando Cavalcanti
    Fernando Cavalcanti says:

    Parabéns ao Karin Juruna, presidente da Associação, e ao vice-cacique Yudjá, Yabaiwa Juruna, por liderarem esse trabalho de resgate das origens de seu povo. “A medicina para nós é a vida, e temos que nos proteger com tudo o que existe na natureza”, diz o Karin. Belas e bem atuais palavras. Parabéns também ao pessoal da UDV que está à frente desse trabalho de aproximação.

    Responder
  6. Tito Liberato
    Tito Liberato says:

    Bonito ver o reconhecimento e gratidão da tribo. A UDV auxiliando-os a resgatar a história e valores dessa cultura ancestral tão rica, sem proselitismo ou desejo de invadir seu espaço sagrado, suas terras, seus costumes, suas crenças. Uma aproximação respeitosa e bonita. Que sirva de exemplo. Parabéns.

    Responder
  7. Larissa Ramos
    Larissa Ramos says:

    Encantadora essa webserie “Caminhos da Paz”, homenagem aos 60 anos da União do Vegetal. Belo trabalho do DMC! Esse importante trabalho da UDV em aproximar os Índios, com respeito à sua cultura e espaço, é de um bom exemplo para toda a humanidade. E assim dando continuidade à Obra do Mestre. Grata por tanto, viva a União do Vegetal!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *