No Caminho da Paz – 1 | Depoimento de Paulina Duarte
| 25 Junho, 2021
Edson Lodi*
Entre os eventos programados para marcar os 60 anos do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, em 22 de julho próximo, encontra-se a transmissão da Série No Caminho da Paz, pelo canal do Blog da UDV. Trata-se de um conjunto de depoimentos de autoridades civis, religiosas e de amigos da União do Vegetal, os quais prestam sua homenagem e reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela nossa instituição em favor da paz e da conciliação.
As palavras de Mestre Gabriel afirmando ter criado a União do Vegetal “para fazer uma paz no mundo” foram fundamentais para que esse tema fosse sugerido aos nossos convidados. E a série resultante dessa iniciativa há de guardar, certamente, relevante importância documental, abrilhantando um processo que, mesmo ainda em curso, já apresenta significativas vitórias.
Outro dito de Mestre Gabriel – “devemos cativar as autoridades” – permeia todas as homenagens prestadas pelos participantes à instituição por ele recriada. E ao se ouvir as palavras gentilmente proferidas por tantos amigos, haverá de ser constatado que os princípios da União do Vegetal — firmados nos mais altos valores morais, éticos e espirituais de nossa civilização cristã — foram decisivos para o cativar de tantas autoridades, brasileiras e internacionais, ao longo dessas seis décadas.
Temos a honra de iniciar esse trabalho com o depoimento da Dr.ª Paulina Duarte, que trabalhou de 2006 a 2013 na Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas – Senad, inclusive como Secretária Nacional. Teve papel relevante, decisivo, na formação e acompanhamento do Grupo Multidisciplinar de Trabalho – GMT/Ayahuasca, cujas atividades culminaram com a Resolução do Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas – Conad n.º 1, de 25 janeiro de 2010 (que regulamenta o uso religioso do Chá Hoasca).
–
*Edson Lodi é integrante do Quadro de Mestres da UDV e membro do Conselho da Administração Geral do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal.