Um homem importante: Mestre Monteiro chega aos 90 anos

30 Março, 2024

Luisa Torreão Lasserre*

“Pequenina, vamos cuidar bem desse professor que ele vem ser um homem importante para a União do Vegetal.” Foram estas as primeiras palavras do Mestre Gabriel a respeito de Raimundo Monteiro de Souza, o Mestre Monteiro, quando chegou à UDV. Quem contou, depois, foi a própria Mestre Pequenina, esposa e companheira do Mestre Gabriel, demonstrando o valor deste discípulo que hoje chega aos 90 anos de idade, 58 dos quais com presença marcante no Centro Espírita Beneficente União do Vegetal e em diversos serviços prestados.

Nascido ao raiar do dia 30 de março de 1934, na pequena cidade de Humaitá (Amazonas) banhada pelo Rio Madeira, Raimundo Monteiro é filho de pais cearenses, Lindolfo e Zulmira, e tem dois irmãos, Luiza e Emanuel. Ainda criança, perdeu a mãe e foi criado pelo pai, de quem recebeu a base moral que sedimenta seu caráter, aprimorado na União do Vegetal. É casado com Zilda Felícia da Costa Monteiro de Souza, a Conselheira Zildinha, pai de oito filhos — Adônis, José, Jair, Leila Sueli, Nágela, Raymisson, Raílson e Ariadne — avô de 13 netos e bisavô de duas bisnetas. 

Sua chegada a nossa sagrada instituição se deu aos 32 anos de idade, em setembro de 1966, trazido pelo irmão José Silva de Figueiredo Martins (Zé do Óculos), após ter percorrido outras religiões em busca de saciar a sede do conhecimento espiritual que sentia. Foi apresentado ao Mestre Gabriel como “Professor Raimundo”, pelo trabalho que exercia ao lecionar no Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), em escola primária, e como inspetor escolar. Assim era cordialmente chamado pelo Mestre.

Em 1970, respondendo pela Presidência da então Associação Beneficente União do Vegetal, Mestre Monteiro desempenhou papel de fundamental importância, colocando os interesses da UDV acima dos seus. Funcionário público em cargo de confiança, pôs em risco seu próprio trabalho, ao processar o governo (o que era proibido pelo Estatuto do Servidor) para defender a União do Vegetal, que estava impedida de manter seus rituais religiosos. 

O processo durou dois anos e foi concluído com sucesso, sem que o M. Monteiro sofresse qualquer sanção. Com isso, provou a confiança que tinha e tem no Mestre, seu guia espiritual. Durante esse tempo, recebeu a Estrela de Mestre em 11 de junho de 1969 e, em 31 de outubro de 1970, o cargo de Mestre Representante do Mestre Geral. Após o desencarnamento do Mestre Gabriel foi também o primeiro Mestre Geral Representante eleito, em 1972.

Mestre Monteiro e Conselheira Zildinha – celebração dos 90 anos de M. Monteiro em Brasília – DF, 14.03.2024 l Foto: Ângela Martins.

Em sua caminhada no Centro, Mestre Monteiro se destaca no lugar de Conselheiro Oriental, o qual exerce com palavras de orientação, de forma pacificadora. As cartas que escreve são de grande riqueza para conhecer a história da nossa sociedade religiosa e o zelo pelos princípios da União do Vegetal ensinados pelo criador desta obra, o Mestre Gabriel. 

Foram muitos os momentos em que o M. Monteiro demonstrou a sua visão ampliada da missão da UDV na Terra, conforme percebemos em uma correspondência (cujo trecho está transcrito abaixo) escrita em 1976, a um irmão que bebia o Vegetal na cidade de Brasília (DF). Naquele período ainda  se preparavam para registrar o Núcleo de Brasília – não imaginavam que um dia aquele viria a receber a Sede Geral da União do Vegetal. 

“A nossa querida União do Vegetal continua em cumprimento dos seus objetivos primordiais, ou seja: levar o homem ao Supremo Poder através dos ensinamentos do Mestre, que fazem o homem reconhecer a seu semelhante como seu irmão. Especialmente nós, os brasileiros, para que depois possamos servir de exemplo para os outros povos do mundo, nos colocando em posição de um dia podermos chamá-los a uma confraternização universal, sob o símbolo da Luz, da Paz e do Amor.”  (Carta do Mestre Monteiro ao irmão Adilson S., em 28 de abril de 1976)

Mestre Monteiro e família | Foto: DMC/DG.

Foi graças ao Mestre Monteiro e à família dele que a transferência da Sede Geral pôde se dar para a capital brasileira. Neste acontecimento, a Conselheira Zildinha tem também papel fundamental. Por uma visão dela do Mestre Gabriel, soube que precisava se mudar para Brasília, o que inicialmente não queria, mas o fez em 1979, com todos os filhos, enquanto o esposo teve de permanecer trabalhando em Porto Velho (RO) por mais de um ano. 

Mestre Monteiro se mudou, então, para o Distrito Federal em 10 de outubro de 1980 e foi o que abriu as portas para que a Sede Geral se estabelecesse nessa cidade, a partir de 1º de novembro de 1982, garantindo a sobrevivência institucional da UDV, que tinha, então, menos de mil sócios e presença em apenas 14 locais do Brasil. 

Toda essa caminhada é o exemplo vivo de um homem íntegro e fraterno que sempre demonstrou fé e coragem para defender a religião que escolheu seguir, preservando os ensinos do seu Mestre e guia. Com boa disposição, cuida do corpo, por meio da alimentação e da atividade física que gosta de fazer com constância, e também do espírito, sendo prova viva de que “o Vegetal é comprovadamente inofensivo à saúde”, conforme consta em nossos documentos. 

Chega, assim, aos 90 anos de idade, sendo atualmente o mais longevo dos Mestres da Origem. Saúde e felicidade é o que a Direção do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal deseja ao nosso querido Mestre Monteiro sob as bênçãos do Divino Salvador! 

LUISA TORREÃO (1)*Luisa Torreão Lasserre é membro do Corpo do Conselho do Núcleo Apuí e Diretora Adjunta do Departamento de Memória e Comunicação da Diretoria Geral.

Este texto contou com o apoio do Mestre Yuugi Makiuchi ( Coordenador de Pesquisa Histórica da UDV) e da Conselheira Flávia Ilíada (Vice-Diretora de Comunicação Externa do DMC-DG).

24 respostas
  1. Paulo Fernando C Junqueira
    Paulo Fernando C Junqueira says:

    Nosso reconhecimento e gratidão a este Sr. e sua família com votos de Saúde, Paz e e Prosperidade com as bençãos do nosso Grande Mestre.

    Responder
  2. Aurenita Marques Torreão Sá
    Aurenita Marques Torreão Sá says:

    Quero parabenizar esse amigo querido M. Monteiro , desejar saúde e disposição pra continuar nos auxiliando com seus bons exemplos de conselheiro oriental que ele nos passa da confiança que ele sempre teve e tem no Mestre Gabriel .

    Responder
  3. Érica Monteiro Sacco de Almeida
    Érica Monteiro Sacco de Almeida says:

    Parabéns M Monteiro pelos seus 90 anos de vida bem vivida e pelo seu legado em prol da Paz no Mundo! Que O Nosso Grande Mestre continue iluminando e abençoando sua caminhada neste caminho da luz! Meu abraço fraterno
    C Érica 3a Região

    Responder
  4. Sergio Ganelie
    Sergio Ganelie says:

    E uma alegria imensa poder ver nosso querido amigo Mestre Monteiro inteirar 90 anos de vida, participando de forma ativa do desenvolvimento desta nossa religião.
    Sou grato pelo sua presença em minha vida e da minha família.
    Felicidades
    Sergio Ganelie
    QM – Núcleo Alto das Cordilheiras

    Responder
  5. Alexandre Tocchetto Pauperio
    Alexandre Tocchetto Pauperio says:

    Saúde e alegrias na caminhada do amigo M Monteiro. 90 anos e o presente somos nós que recebemos pela sua presença em nossa irmandade.

    Responder
  6. Sandra Léa
    Sandra Léa says:

    Viva, M. Monteiro! Amigo querido, Conselheiro Oriental sempre pronto pra nos guiar. Que o Grande Mestre lhe conceda muitos anos de vida com saúde e paz. Parabéns!

    Responder
  7. Marcia Rodrigues Nunes
    Marcia Rodrigues Nunes says:

    Linda homenagem a este homem tão especial e querido para nossa Udv parabéns M .Monteiro desejo saúde e que continue fazendo este trabalho com carinho que o senhor sempre Fez,que Deus cuide de sua família e guarneça o senhor te dando condições de continuar cuidando desta grande obra

    Responder
  8. Nanete Pinho Rocha
    Nanete Pinho Rocha says:

    Que maravilhoso exemplo de grande ser humano, simples e humilde e de caráter ilibado, que através do seu exemplo, nos traz a firmeza do bem que é a constância nos deveres e a obediência às leis para uma científicação dentro desta sagrada obra . Gratidão eu sinto no meu coração ❤️ por nosso querido Mestre Raimundo Monteiro. E à está Sagrada Família UDV, que para mim é um bem aqui na Terra.⭐

    Responder
  9. Maninha Araujo
    Maninha Araujo says:

    Felicidades ao M Monteiro, um fiel discípulo do nosso Mestre. Gratidão pela dedicação à nossa Sagrada União. Que possamos ter a alegria da sua importante presença entre nós por muitos anos ainda.

    Responder
  10. Graça Cabral Mendes
    Graça Cabral Mendes says:

    M.Monteiro, é uma alegria pra minha pessoa e minha família, tê-lo no lugar de um Nobre Mestre da nossa UDV. Saúde! Saudades de suas Orientais Palavra no Salão do Vegetal aqui em Fortaleza.
    Saudações fraterna.

    Responder
  11. Maria Carol
    Maria Carol says:

    Felicidades querido M Monteiro! Que Deus lhe abençoe sempre, te guarneça e te faça feliz que privilégio termos sua presença conosco por tanto tempo! Vida longa e prospera pro sr e pra toda sua família!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *