UDV lança biografia de Mestre Herculano

| 02 Dezembro, 2019

Edilson Neves*

Mestre Herculano e a filha Isabel Cavalcante assinam a biografia durante lançamento em Porto Velho-RO, 24.11.2019 | Foto: Isabel de Almeida Reis.

Realizado no dia 24 de novembro, no Núcleo Mestre Gabriel, sede histórica da União do Vegetal, em Porto Velho (RO), o lançamento da biografia do Mestre Francisco Herculano de Oliveira reuniu diversos amigos e sócios da UDV. O evento contou com a presença do próprio biografado, que falou sobre sua vida e participou de uma sessão de autógrafos.

Intitulado “Mestre Herculano, o Amansador”, o livro conta a história deste senhor que, em 22 de julho de 1971, recebeu o grau de Mestre das mãos do próprio Mestre Gabriel, fundador da UDV, que também lhe deu o título de “amansador de cavalo”.

Escrito por Isabel de Oliveira Cavalcante e Pedro Rogério, com a colaboração especial de José Roberto Campos de Souza, o livro aborda sua origem nordestina, a chegada a Rondônia, seu encontro com o Chá Hoasca e o Mestre Gabriel, e sua trajetória dentro da União do Vegetal. A obra traz ainda depoimentos de outros integrantes da UDV a respeito do biografado e textos retirados da própria oratória do Mestre Herculano em diferentes contextos.

Com uma linguagem acessível, a obra proporciona ao leitor uma compreensão do jeito de ser do biografado, além de ressaltar sua doutrina sobre a prática, a moral, o caráter, o bom comportamento e sobretudo a arte do bem viver. E, nessa arte do bem viver, são revelados seu bom humor e sua presença de espírito marcantes.

Segundo a autora, Isabel Cavalcante, trata-se de uma história relatada em grande parte pelo próprio Mestre Herculano, mantendo a originalidade de sua fala simples e direta e conduzindo o leitor a conhecer algumas de suas características como homem trabalhador, pai de família, além de um exemplar líder religioso. “Um registro de grande valor, que se destina não apenas aos que hoje participam desta história, mas às futuras gerações”, afirmou.

Francisco Herculano de Oliveira ocupou por duas vezes o lugar de Mestre Geral Representante, cargo máximo da União do Vegetal (de 6 de janeiro de 2009 a 6 de janeiro de 2015). Atualmente, é integrante do Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel e do Conselho da Representação Geral do Centro.

O livro Mestre Herculano, o Amansador já se encontra à venda no site da Nossa Loja: nossaloja.udv.com.br

*Edilson Neves é Mestre Representante do Núcleo São Miguel (Porto Velho-RO).

6 respostas
  1. Michel Salviano Rodrigues
    Michel Salviano Rodrigues says:

    “Felicidade é ter uma bicicleta e não querer duas”
    Um professor nota 10 nesta escola que é a União do Vegetal !
    Livro de fácil leitura e rico em detalhes. Parabéns aos idealizadores e a todas as pessoas que contribuiram de alguma forma.

    Responder
  2. João Arléo
    João Arléo says:

    Excelente livro!
    Fluído e lhe mantém a querer sempre ler a próxima página! Uma biografia rica em ensinamentos e detalhes sobre esta linda família e amigo que é o Mestre Herculano! Eu sinto que ele fala como se estivesse a minha frente! “Ta?!” Haha

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *