Os 70 anos do Mestre Jair Gabriel

| 24 Abril, 2020

Ermanna Cavazzoli da Costa*

E/D: Mestre Pequenina, Mestre Jair e Conselheira Ermanna | Arquivo pessoal.

Hoje, 24 de abril de 2020, é aniversário de Jair Gabriel da Costa, o Mestre Jair, que está comemorando 70 anos. Esta é uma data muito especial também para mim. Estávamos organizando uma festa no Núcleo Sultão das Matas (Salvador-BA) com a presença dos sócios, irmãos, filhos, amigos, e também de alguns irmãos de caminhada, alguns que viriam inclusive de outros lugares do Brasil.

Mas o inesperado, imprevisível, inusitado aconteceu. A pandemia do coronavírus e a necessidade de recolhimento mudaram nossos planos, e aqui estamos em casa, eu e ele, ele e eu, sem festas, sem visitas, em um momento de exame e reflexão, no qual aproveito para dar um mergulho em meu coração e em nossa história.

Em março de 1991 nos reencontramos (após dez anos) no aeroporto de Salvador-BA (tinha vindo junto com a mãe, a Mestre Pequenina, e à época o Mestre Paulo de Tarso em visita à terra natal do pai, o Mestre José Gabriel da Costa). Ao nos vermos, nossos corações sinalizaram a vibração de um sentimento, um encantamento. Nos dias que se seguiram, começamos nosso namoro.

Convencido de que tinha encontrado a mulher com a qual ia casar, Jair comunicou ao Mestre Geral Representante à época, Mestre Raimundo Carneiro Braga, o qual pediu a ele que, quando regressasse a Porto Velho (RO), passasse por Brasília (DF) para ser reconduzido ao Corpo do Conselho e ao Quadro de Mestres.

No dia 24 de abril noivamos em Porto Velho, onde fui passar umas semanas. Em dezembro daquele mesmo ano, Jair retornou a Salvador após pedir uma licença do trabalho, de dois anos, sem vencimentos, iniciando assim nossa vida de casal.

Quando fui buscá-lo na rodoviária, aquele homem de rosto cansado, barba sem fazer, abatido por seis dias de viagem, dentro de um ônibus, vestindo uma blusa listrada amarela e marrom, calça jeans, trazendo uma pequena maleta onde cabiam poucos pertences – aquela visão me fez estremecer. O sentimento róseo dos corações vibrantes na sintonia do amor agora mudava. Aquela imagem traduzia a dimensão dos desafios a enfrentar. Mostrava-me o outro lado da realidade.

Jair veio morar em um quarto e sala, sem trabalho, sem a adrenalina das ações policiais, praticamente quase sem amigos, em uma cidade desconhecida. Quando saía, não encontrava alguém conhecido a cada esquina, como costumava acontecer na pequena Porto Velho onde antes morava. Sem a floresta, seus igarapés e pescarias, seu cenário agora era outro: um imenso oceano de água à sua frente e um contexto cultural completamente diferente, a começar por mim. Italiana, tinha saído de Milão com 25 anos, e depois de uma longa busca a vida me trouxe para Salvador, onde me estabeleci por ter encontrado a União do Vegetal. O Núcleo onde era sócia, o Serenita, tinha bastante intelectuais, uma linguagem mais “polida” e filosófica. Eu trabalhava na área do turismo, e na alta estação a demanda era grande. Jair ficava muitas vezes sozinho entre quatro paredes.

Procuramos trilhar os caminhos da paciência, resiliência, resistência, e quando parecia não ter jeito, recorria ao Vegetal. Ele não queria. “Vegetal somente em Sessão”, dizia. Mas não lhe dei alternativas, e ele teve de ceder. Na varanda de uma pequena casa, que uma amiga me cedeu, no alto do morro na Ilha de Morro de São Paulo, onde fomos passar uns dias, bebemos o Vegetal e “fez-se luz”.

A importância da UDV na vida de cada um de nós dois, o profundo querer desvendar os mistérios da vida, nos transformar para poder conhecer cada vez mais o Mestre Gabriel e seus ensinamentos nos fizeram ver com outro olhar nossa relação, recuperar a confiança, o ânimo e, aos poucos, superar as dificuldades.

Em 1994, nasceu nossa filha Gabriella. No ano seguinte, Jair encontrou-se com a pintura, e em 1997 fundou o Núcleo Salvador, do qual foi Mestre Representante por dois mandatos, formando Mestres, Conselheiros e Conselheiras. As coisas estavam fluindo, mas em 2002 tivemos de enfrentar mais um teste, um novo desafio. Jair teve de retornar a Porto Velho para reassumir o trabalho de policial. Eu permaneci em Salvador em razão do meu trabalho, e também para manter aberto o caminho das artes que Jair estava trilhando.

O que parecia poder se resolver em meses durou seis anos. Algumas vindas e idas, e lá ele assumiu a Representação do Núcleo Iagora, a pedido do Mestre Central da 1ª Região à época, Mestre Herculano. Mas, ao fim, conseguimos superar também esse desafio, graças a Deus. Jair conseguiu aposentar-se como policial, dar continuidade à sua nova profissão de artista no universo da pintura e realizar um pedido de sua mãe, a Mestre Pequenina: fundar o Núcleo Sultão das Matas.

A vida nos exige mudanças, nos impulsiona a caminhar, nos testa, e você, Jair, nunca fugiu da luta. Soube se reinventar, enfrentar os desafios, buscar e realizar seus sonhos, escutar seu coração.

Nestes seus 70 anos, meus votos são de que possamos continuar a caminhar juntos, cada vez mais unidos, para podermos ver muitas auroras amanhecer; que tenhas saúde, disposição para se renovar e enfrentar os desafios e testes sujeitos a se apresentar; que continues a cultivar a simplicidade, com um olhar atento aos sinais da vida, olhando à sua frente sem esquecer do passado, para poder continuar a zelar por esta Obra Sagrada com um grau de humildade e sabedoria, e sempre mantendo a coerência com o que pratica e ensina.

Feliz aniversário com Luz, Paz e Amor.

*Ermanna Cavazzoli da Costa é integrante do Corpo do Conselho do Núcleo Sultão das Matas (Salvador-BA) e esposa do Mestre Jair Gabriel da Costa.

40 respostas
  1. Ceres da Rocha Schoeny
    Ceres da Rocha Schoeny says:

    Que história linda! Eu também (re) encontrei Alain em Salvador, na Cantina da Lua, na época um local bom badalado, onde havia franceses e outras nacionalidades. Desde então, apesar de ter havido pedras no caminho, aos poucos as retiramos. Viva o amor que une pessoas de diferentes partes do mundo. Abraços e Firmeza no caminho do amor de vocês. Ceres e ALAIN

    Responder
  2. Erika Madelaine
    Erika Madelaine says:

    Que história mais linda e inspiradora. Que nosso grande Mestre os guarneça sempre. Saúde, saúde, saúde. Grande abraço
    C. Erika
    N. Santa Rosa

    Responder
  3. Ricardo Z. Wetter
    Ricardo Z. Wetter says:

    C. Hermana, Mestre Jair, que bonito depoimento de superação, amor e União.
    M. Jair esteve aqui em Alta Floresta – MT, no Núcleo Florestal… e cativou minha família e nossa irmandade. Vivemos momentos bem bons com a presença dele.
    Em nome dessa irmandade do N. Florestal, quero desejar ao senhor, M. Jair, saúde e felizes realizações em sua vida e de sua família. E que o senhor possa continuar a fazer esse expressivo trabalho pela União com essa simplicidade e amor que percebemos em sua pessoa. Nossa gratidão. Nossos parabéns!

    Responder
  4. Maria da Glória
    Maria da Glória says:

    Felicidades ao M, Jair pelo seu novo ciclo, junto à Ermanna e toda a família pelo exemplo, que suas vidas floresçam no caminho do bem com paz e amor.

    Responder
  5. Edson Luiz da Silva
    Edson Luiz da Silva says:

    Quero aqui parabenizar o meu amigo M. Jair.
    Que esteve conosco em Parauapebas algumas vezes, e todas elas mostrou seu valor
    Tbm quero parabenizar a sua Companheira, C. Hermana, pela história que contou a respeito da vida de vocês.
    Grato por falar deste assunto.
    Parabéns, garotão, felicidades Setentão.

    Responder
  6. Jairo Santos
    Jairo Santos says:

    Mestre Jair e C. Ermanna,

    DEUS lhes Abençoe e lhes dê muitos anos vida. Que o nosso Grande Mestre Gabriel os ilumine sempre.

    Fraterno abraço.

    Responder
  7. Lílith Marques
    Lílith Marques says:

    Lindo e tocante relato da C. Ermanna! Um estímulo para nós os jovens casais, para enfrentar as dificuldades unidos e poder se encontrar com a beleza e a força da União, gostei bastante! Desejo ao garotão M. Jair muitos anos de vida, saúde e que mantenha acesa essa alegria jovem da personalidade que cativa a todos. Ao casal, que também aniversaria hoje, desejo Luz, Paz e Amor para continuar esse belo caminho que vem sendo trilhado com vitórias! Feliz aniversário!

    Responder
  8. José Roberto Acre
    José Roberto Acre says:

    Quero antes de felicitar o aniversariante, felicitar a Conselheira Ermanna, por compartilhar conosco um pouco da sua bela história atravéz deste texto muito bonito e prazeroso de ler.
    Ao aniversariante M. Jair Gabriel, um amigo, uma pessoa com muitos talentos, com muitos valores, pessoa a quem queremos muito bem eu e minha famíli. Faço votos de saúde, paz e prosperidade, feliz aniversário ao senhor, toda sua família e amigos. Um forte abraço do amigo M. José Roberto & Família

    Responder
  9. Conselheira Dôra
    Conselheira Dôra says:

    Que linda história de vida, Conselheira Ermanna, Um exemplo a ser seguido. Feliz aniversário, M. Jair, com votos de luz, paz e amor. Felicidades.
    Abraços fraternos.
    Cons. Dôra
    N. Encanto da Rosa Acre.

    Responder
  10. Sueli Andrade
    Sueli Andrade says:

    Casal querido! Um bom exemplo!!! Felicidades ao aniversariante, muitos anos de vida plenos de saúde, paz e prosperidade para toda a família!

    Responder
  11. Nazareth Roriz
    Nazareth Roriz says:

    Bonito de ver o amor que o M. Jair nutre pela sua amada C. Ermanna, e pelas palavras tão cariosas dela para com ele. É visível o amor dela por ele também.

    Desejo ao senhor, M. Jair, que continue com seu bom humor, saúde, sabedoria e muitos anos de vida ao lado da sua amada.

    Responder
  12. Ascelino Mendes Jr
    Ascelino Mendes Jr says:

    Lindo depoimento de desafios vencidos. Parabéns ao amigo M. Jair e ao casal pelas vitórias e realização da obra do Mestre com sabedoria, arte e renovação.

    Ascelino e Graça

    Responder
  13. Tatiana Moura
    Tatiana Moura says:

    Felicidades ao M. Jair, querido amigo de todos da 4ª Região. Somos gratos ao seu trabalho e dedicação, sempre trazendo os ensinos do Mestre com simplicidade. Votos de saúde e longa vida. Grata à Conselheira Ermana por compartilhar esta história de sua vida de casal que foi construída com superações e vitórias pelo Amor. Parabéns!!!

    Responder
  14. Reyla
    Reyla says:

    Lindo texto, Conselheira Ermanna! Uma história motivadora de superação, afinal, como disse o Mestre Gabriel “a gente tem que vencer a vida”. Ao Mestre Jair, meus votos de saúde, paz, inspiração e que continue sendo esse carismático mensageiro do Mestre!

    Responder
  15. Alexandre Teixeira
    Alexandre Teixeira says:

    Que linda palavras, C. Ermanna, para o Mestre Jair. Também desejamos um feliz aniversário repleto de Saúde com muitos anos de vida, para poder nos ensinar um pouco dos ensinos do Mestre!

    Felicidades,
    Alexandre Teixeira e Família.

    Responder
  16. Maria Clara Benicio
    Maria Clara Benicio says:

    Amigo querido, M. Jair,
    desejo a Luz do Mestre iluminando sempre sua caminhada.
    FelizVida com paz, saúde, amor, alegria e prosperidade!
    Abraço!
    Clara Benicio

    Responder
  17. Lita Passos
    Lita Passos says:

    Parabéns, querido amigo Mestre Jair, desejo saúde, alegrias, força e tudo de bom na sua vida. Bela história contada por Ermanna, quanta força, coragem e firmeza nesse belo encontro de espiritos que sabem cultivar e cativar com amor.
    Muita imaginação e inspiração na vida e nas artes! Luz, Paz e Amor no seu coração. Abraços

    Responder
    • Nereida Oliveira Botelho
      Nereida Oliveira Botelho says:

      Linda história, muitas bençãos, M. Jair.
      Conheci a UDV há pouco tempo, mas tem feito uma grande diferença na minha vida. Sou eternamente grata por tê-los conhecido.

      Responder
  18. José Dias
    José Dias says:

    Parabéns, amigo Jair Gabriel!
    Muitas felicidades pra você e para sua família, que o Sr. viva mais algumas décadas para continuar auxiliando essa irmandade onde temos muitas amizades de longas datas…

    Feliz aniversário, meu companheiro, o tempo só tem me mostrando como é bom viver em meio à amigos como o senhor, com 70 anos, mas com disposição para transmitir sempre uma palavra de amizade entre os irmão.

    Que você viva mais algumas décadas para continuar por entre essa irmandade na UDV.

    Muitas alegrias em seu viver, felicidades!

    Muitas felicidades, meu amigo irmão.

    Responder
  19. Wagno Sousa da Silva
    Wagno Sousa da Silva says:

    Felicidades, Saúde e Prosperidade ao Mestre Jair e C. Ermanna. Bons amigos especiais a nós.
    Saúde bom amigo e muitos anos de Vida.. L.P.A

    Responder
  20. Juliana Lopes da Costa
    Juliana Lopes da Costa says:

    Ermanna, você tem um jeito encantador de contar suas historias. Parabéns ao Mestre Jair por seu aniversário! Com votos de saúde e vida longa.
    Gratidão!
    Abraço fraterno!
    Juliana – N. Flor Encantadora

    Responder
  21. Sandete Ferrão
    Sandete Ferrão says:

    Linda declaração de AMOR, fico feliz por ter partipado de alguns momentos junto ao casal. Mestre Jair, Deus te abençoe com saúde e paz e que a nossa Mãe Gloriosa te cubra com o seu esplendor. Felicidades e que pare o bem em você e em sua familia.

    Responder
  22. Dalmar
    Dalmar says:

    Meus parabéns, M Jair! Senhor com espírito de menino! Sempre se dirigiu a mim com um jeito simples e amigo, com seu bom senso de humor! Desejo tudo de melhor na vida do Sr e de sua companheira, C. Ermanna, a qual sou grato pelo presente dessas importantes e boas lembranças!
    Grande abraço!!

    Responder
  23. Rodrigo Polignano
    Rodrigo Polignano says:

    Bravissimo Ermanna!
    Que linda declaração de amor! Discreta e simples como o Amor se apresenta.
    Intenso e sereno. Suave e forte. Brilhante à sombra da amizade verdadeira e da sinceridade.
    Seja feliz Amigo Querido!
    Que o Bom Deus te abençoe sempre com saúde e prosperidade!
    Abraços fraternos,
    Rodrigo Polignano & Família

    Responder
  24. Cristina da Luz
    Cristina da Luz says:

    Vida real revisitada. Pode haver algo mais apropriado para se comemorar o aniversário de 70 anos? Pode – a história ser contada pela mulher, companheira de muitos, muitos anos e testemunha de tantos momentos. Feliz aniversário, Mestre Jair! Grata, mana Ermanna!! Que a estrada seja ainda maior, mais larga e florida! Cheia de pontilhados coloridos!

    Responder
  25. Ariádne Pereira
    Ariádne Pereira says:

    Belo texto, C. Ermanna. A história de vocês é inspiradora com muitos obstáculos vencidos. Um exemplo para nós.
    M. Jair, saúde e prosperidade.
    Parabéns!

    Responder
  26. Rejane Hoisel Arléo
    Rejane Hoisel Arléo says:

    Ler essa história de vida, bem resumida em poucas mas importantes palavras, me deu uma força.
    M. Jair “nunca fugiu da luta”, como disse a C. Ermanna. Precisamos nos fortalecer, apesar de às vezes o desânimo querer aparecer, podemos encontrar uma força em histórias inspiradoras como esta e em nosso Divino Mestre. Desejo a toda a família de M. Jair saúde e paz. Longa vida, M. Jair! Felicidade para todos!

    Responder

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *