Núcleo Caminho Firme, trajetória Vitoriosa
| 12 Outubro, 2021
DMC do Núcleo Caminho Firme
Os irmãos do Núcleo Caminho Firme (Palmas – TO) vêm reunindo esforços, com persistência e coragem, para a permanência deste ponto de luz na capital do mais novo Estado do Brasil, que inteira hoje 20 anos no contínuo trabalho de aperfeiçoamento espiritual e material. São atualmente 89 sócios (24 deles integrantes da Direção) que dão prosseguimento a uma trajetória vitoriosa de trabalho composta por inúmeras pessoas que contribuíram ao longo dos anos.
>> Clique aqui e acesse a Galeria de Imagens do Núcleo Caminho Firme
Início
Os inícios são sempre marcados por poucas pessoas. Assim, a história do Núcleo Caminho Firme está vinculada à história do Mestre Carlos Augusto Correia Soares, pioneiro na criação da Distribuição de Vegetal de Palmas. Alicerce para os que vieram chegando na sequência e encontraram em sua residência o local para comungar o Chá Hoasca, até quando o terreno foi adquirido e, o então Pré-Núcleo Caminho Firme criado, em 12 de outubro de 2001. Em 12 de outubro de 2011, foi elevado para Núcleo.
Em 1994, Carlos Augusto, então integrante do Corpo Instrutivo do Núcleo Rei Inca (Aparecida de Goiânia – GO), mudou-se para Palmas. Ainda solteiro, quando podia, ia beber o Vegetal em Araguaína (GO), cuja Distribuição Autorizada estava ainda começando naquela cidade.
No final do ano de 1995, Mestre Dias, que naquela época estava no Corpo do Conselho, veio a Palmas fazer uma visita ao amigo Carlos Augusto, onde aconteceu a primeira Sessão da União do Vegetal na cidade, na chácara do sr. Júlio, da qual participaram com outras pessoas que ali estavam iniciando sua caminhada como Ezequiel, Edvam, Francisca (hoje no CDC) e outros.
Volta para Araguaína
Da disposição destes primeiros irmãos, surgiu a ideia de trazer um Mestre para Palmas para auxiliar no desenvolvimento da União, sendo feito um convite ao Mestre Pedro Ribeiro, que no inicio de 1996 fixou residência na capital tocantinense. Ao longo dos setes meses que residiu na cidade, aconteciam as duas Sessões de escala mensais em diversos locais, como na casa do irmão Ezequiel, sendo um período de grande aprendizado. Com o retorno de Mestre Pedro e sua esposa a Belém, se interromperam as Sessões em Palmas e os irmãos voltaram a viajar para beber o vegetal em Araguaína.
O período de 1998 foi muito marcante, pois além das Sessões na casa do então Conselheiro Carlos Augusto, foi o ano que ele conheceu sua companheira, Aldenora (hoje no Corpo do Conselho), que passou a auxiliar diretamente nos trabalhos de consolidação da distribuição do Vegetal em Palmas. Contudo, era necessário vir um Mestre de Brasília ou de Goiânia para dirigir as Sessões. A distribuição neste momento já ficou ligada a Sede Geral, mais a frente, acabou ficando ligada um período ao Núcleo Mestre Manoel Nogueira de Goiânia (Terezópolis de Goiás – GO).
Chegada de Mestre Anselmo
Carlos Augusto relata que conversou com o Mestre Eraldo e desta conversa surgiu a ideia de fazer um convite para o Mestre Anselmo Linhares Fernandes vir morar em Palmas, fato que se consumou em dezembro de 1998. Além do Mestre Anselmo acompanhado da Conselheirira Vanny e filhos, vieram o Mestre Diogo, que na época estava no Corpo do Conselho e de sua companheira Sirlene (hoje no Corpo do Conselho).
Com a chegada do Mestre Anselmo começaram a acontecer as duas Sessões de Escala mensais na residência do então Conselheiro Carlos Augusto. Com a criação do Pré-Núcleo Caminho Firme, Anselmo ocupou o lugar de primeiro Mestre Representante. Atualmente, Franklin Resende Borges Costa é o Mestre Representante do Núcleo, e o Mestre Marcos Cristiano Pimenta da Silva o Presidente.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Deixe um comentário
Você precisa fazer o login para publicar um comentário.
Saudosos os dias de convivência que tive com esta irmandade, a que tenho também um imenso sentimento de gratidão! Especialmente porque foi lá onde recebi o primeiro copo de Vegetal das mãos do M. Carlos Augusto a convite dos amigos Marcos e Luciano, hoje ambos no QM. Foi no NCF onde conheci minha esposa e onde também nos casamos. Foi o primeiro casamento realizado no Núcleo!
Desejo dias de alegria e prosperidade a toda essa querida irmandade!
Que alegria eu sinto em meu coração por ter feito parte dessa querida irmandade do Núcleo Caminho Firme. Sinto que reencontrei alguns amigos de longas datas pela maneira acolhedora e amorosa que fui recebida quando cheguei nessa irmandade, ainda no ano de 2015. Foram seis anos de convivência, aprendizado, desafios, vitórias e muitas alegrias desfrutadas ao lado dessa gente bem-quista e amiga. Gratidão por tanto! Nessa data tão especial renovo meus votos de Luz, Paz e Amor a todos os senhores e senhoras que juntos trabalham em prol do aprimoramento espiritual e permanência dessa casa do mestre Gabriel e de todos nós.
Viva a União do Vegetal!
Viva o Mestre Gabriel!
Viva o Núcleo Caminho Firme!