Mestre Roberto Evangelista: uma homenagem aos seus 75 anos
| 18 Fevereiro, 2021

No dia 10 de fevereiro passado, Mestre Roberto Evangelista teria feito 75 anos. Em sua homenagem, o Blog da UDV reproduz abaixo alguns artigos que foram publicados anteriormente aqui neste espaço e que revelam um pouco mais do coração desse querido estudante da espiritualidade.
Conhecido em toda a União do Vegetal por seu talento com as palavras ditas e escritas, Mestre Roberto Evangelista se revelou em sua oratória simples, porém atenciosa e amorosa. Ao lado de sua companheira, Conselheira Ana, ouviu de Mestre Gabriel palavras que marcaram seu coração. Ao serem apresentados ao fundador da União do Vegetal como “universitários”, Mestre Gabriel disse:
Mestre Gabriel: “Os senhores são estudantes?”
Mestre Roberto Evangelista: – “Sim, Mestre, somos estudantes”.
Mestre Gabriel: – “Muito bem, o conhecimento material é uma boa base para o conhecimento espiritual”.
“Estas suas primeiras palavras já nos cativaram e ficaram gravadas, tanto que, sempre que possível, eu incentivo as pessoas, principalmente os jovens, a estudar, a buscar sua formação técnica ou acadêmica”, orientava M. Roberto Evangelista.
Mestre Roberto Evangelista desencarnou no dia 12 de novembro de 2019, deixando bons exemplos de uma conduta sincera e pacífica dentro do Centro Espírita Beneficente União do Vegetal, no qual ocupou vários cargos e integrou o Conselho da Recordação dos Ensinos do Mestre Gabriel.
Deixe uma resposta
Want to join the discussion?Feel free to contribute!
Que o Espírito de Mestre Roberto Evangelista descanse em Paz ao lado de Mestre Gabriel, Mestre Pequenina e o Mestre dos Mestres Jesus.
Mestre Roberto Evangelista, pessoa próxima e amiga, que cativava com sua palavra e seu exame das palavras do Mestre Gabriel, e que aconselhava examinar tudo, não acreditar nas palavras sem examinar, porque dizia: quem acredita sem examinar pode cair no fanatismo. E Mestre Roberto Evangelista gostava de entender e fazer que fosse bem entendido tudo o que falava, especialmente o relacionado com os ensinamentos de nosso guia espiritual. Assim, com sua palavra e sua paciência, junto com sua alegria e simplicidade, sabia conquistar o coração dos discípulos, pois ele achava importante essa amizade clara e sincera, ao ponto que também dizia: um mestre, para ser mestre, tem que ter discípulos, aqui sou eu que opino, achando que isso mostra seu grau de aproximação aos outros. E ele tinha muitos discípulos, que pensavam que eram preferidos, embora Mestre Roberto sempre tratava a todos por igual. Fica a saudade de sua presença e de sua compreensão e capacidade de transmissão verbal da doutrina e da vida do Mestre Gabriel.
Pessoa especialíssima! De fineza espiritual! Uma honra poder conhecê-lo!
Roberto Evangelista, além de líder espiritual, e um excelente artista plástico, também amava música, e seu refino pata tal era admirável.
Uma honra, e alegria ter o conhecido, e poder conviver com ele, diariamente, alguns dias, em janeiro de 2017, aqui em Porto Alegre.
Olá, boa noite. Um homem que transmitia ternura e simplicidade nas suas palavras e deixou além de saudades, diversos exemplos de como um mestre deve se conduzir na vida e também na União. Que seu exemplo de vida e suas boas palavras possam se perpetuar na memória dos caianinhos e ecoar na consciência das novas gerações de hoasqueiros. Viva 10 de fevereiro! Viva o Mestre Gabriel! Viva o Mestre Roberto Evangelista!
Tive a grande oportunidade de conversar com o M. Roberto Evangelista e a C. Ana Evangelista sentado no sofá de sua casa. Eu e minha esposa conversamos diversos assuntos e foi muito alegre e divertida a conversa. Bons exemplos de casal e da criação dos filhos. Trocamos conhecimentos. Bons momentos. Certa vez conversando depois de uma sessão e ainda com muita burracheira, perguntei ao Mestre Roberto como era o Mestre Gabriel como pessoa e ele de pronto respondeu: “Um homem bom, um homem muito bom”. Daí começou a falar dos dias que conviveu com o Mestre – eu pude ouvir aquela explicação como se fosse em uma Sessão. O Mestre Roberto era uma pessoa simples e de fácil conversa. Recebia todos com amor e carinho em sua casa.
Convivi pouco tempo quando ele esteve em Madri e dirigiu um tanto de sessões, mas é como se eu tivesse convivido há algum tempo, suas palavras ditas com firmeza e amor estão eternizadas, pelas palavras sentimos seu coração. Grata, M. Gabriel, pela oportunidade de ainda estar podendo conviver com tantos Mestres feitos pelo senhor.